Você sabia que existem diversas situações que podem afetar a qualidade da imagem em suas fotografias com filmes Instax? Por isso, é necessário ter alguns cuidados para que as suas fotos não sumam com o passar do tempo.
Quando tiramos uma fotografia instantânea, geralmente temos o hábito de deixá-la pendurada em murais ou exposta em ambientes inadequados, como capinhas de celular e ímãs de geladeira. O fato é que as fotos não podem ficar expostas à luz, já que os produtos químicos da revelação reagem com a luminosidade.
Acompanhe o texto para entender algumas características dos filmes Instax e quais os cuidados que devem ser tomados!
Como são os filmes da Instax?
Os filmes da Instax funcionam como os filmes convencionais. No entanto, os químicos estão diretamente no papel, e não em um negativo, como aqueles que precisam ser enviados a um laboratório para revelar.
Nos filmes Instax, portanto, temos uma camada de componente prateado para filmes em preto e branco e camadas para os filmes coloridos. É por isso que, ao virar o filme na câmera, é possível obter o efeito redscale, ou seja, deixar a imagem avermelhada.
Atualmente, existem três formatos de filmes Instax:
- Mini;
- Wide;
- Square.
O filme Instax Mini vem em um prático cartucho para ser inserido na câmera ou impressora. A embalagem contém 1 pacote com 10 poses, mas também há a versão de 2 pacotes, com 10 poses em cada um. O formato Wide mede o dobro da largura do filme Mini, justamente para você conseguir captar mais pessoas e instantes nas fotos. Já a versão Square é exclusiva para câmeras de impressão em formato quadrado, como a SQ20 e a SQ1.
O filme compatível com a Instax vai depender exclusivamente do modelo de câmera que você tem. O segredo é sempre verificar a nomenclatura de cada tipo de Instax para escolher o filme adequado.
Qual é a importância do cuidado com os filmes da Instax?
Todo cuidado é pouco quando se trata de filmes. Se estiverem vencidos, por exemplo, podem alterar a qualidade da foto e, ainda, danificar o aparelho, fazendo com que você acabe perdendo a sua câmera.
Isso acontece porque os filmes possuem produtos químicos que reagem quando em contato com o calor produzido na câmera. Mesmo que um filme custe caro demais para ser jogado fora, é preciso ter em mente que o preço de uma Instax nova é bem mais alto.
Saiba também que ter cuidado com os filmes dos diferentes modelos de Instax é fundamental para aumentar a vida útil da câmera. Antes de usar o seu filme, veja na parte superior da embalagem qual a data de validade do produto e busque armazenar muito bem os filmes Instax em locais arejados e livres de luz solar.
Quais são os aspectos de validade dos filmes Instax?
Os filmes feitos para Instax têm validade máxima de dois anos a partir da data de fabricação. Esse prazo é informado na embalagem do filme, com dia, mês e ano. Vale lembrar que a recomendação é usar apenas filmes dentro do prazo de validade.
Quando o filme está vencido, as fotos ficam com cores mais opacas, o que afeta a resolução e a qualidade das imagens. Por isso, é importante se organizar para não deixar os filmes Instax vencerem, certo?
Ainda existe um mito que faz muitas pessoas acreditarem que os filmes devem ser guardados no congelador. Não é bem assim: o ideal é procurar um local mais fresco para guardá-lo, principalmente se onde você mora faz muito calor e tenha altas temperaturas.
Os filmes Instax são sensíveis ao calor. Por isso, não é ideal armazená-los em lugares que podem aquecer, como em gavetas, em cima da geladeira, próximo do fogão etc. Nesse caso, inclusive, o filme pode até mesmo ser queimado e totalmente perdido, trazendo um grande prejuízo.
Quais são os cuidados necessários com os filmes da Instax?
Existem diversos cuidados importantes para manter a vida útil e a durabilidade dos seus filmes Instax. Confira, a seguir, os principais!
Mantenha o compartimento fechado
O primeiro cuidado é não abrir o compartimento do filme até terminar de tirar todas as fotos. Caso o filme fique exposto, ele fica branco e pode estragar por completo.
Evite exposição a luz e raio X
Outro ponto de atenção é em relação à luminosidade direta nos filmes. Quando a luz do sol incide nos filmes Instax, com o tempo, as imagens podem desaparecer. O ideal é armazenar as fotografias em álbuns feitos sob medida para o formato do filme ou em caixas simples de lembrança.
Além disso, quando for viajar, dê preferência por levar os filmes na bagagem de mão, já que o raio X, comuns em aeroportos, pode danificar o produto.
Tenha cuidado com intoxicações
Mantenha o filme longe de crianças e animais, já que ele contém ativos químicos que podem intoxicar. Em hipótese alguma corte ou fure os filmes Instax, pois há uma substância cáustica que se mantém ativa por 10 minutos após o disparo. Isso pode contaminar tanto pessoas como o meio ambiente.
Jamais sacuda o filme!
Existe um mito de que sacudir o filme faz com que a imagem se forme com mais rapidez. Mas essa ação não tem nenhum efeito prático que pode acelerar o processo. Inclusive, os bloqueadores impedem que a foto entre em contato com o ar.
Na verdade, é necessário evitar ao máximo sacudir o filme. Quando a imagem está se formando, ao fazer isso, você pode acabar dobrando o papel e causar danos acidentais à foto, como manchas e alterações de textura.
Cuidar bem dos seus filmes Instax é a melhor recomendação para manter a vida útil do equipamento e das imagens. Sempre que for usar a sua câmera para uma ocasião especial, lembre-se das nossas dicas para não correr o risco de perder os seus registros feitos com tanto carinho! Ao segui-las, você conseguirá manter seus filmes intactos e suas fotos em bom estado por muito mais tempo.
Você tem alguma dúvida ou gostaria de mais informações? Entre já em contato com a equipe da Fujifilm!