Dicas Técnicas Instax

Faculdade de fotografia: entenda as vantagens e desvantagens do curso

faculdade de fotografia

Quem tem interesse pelo mundo das fotos pode optar por seguir a carreira de fotógrafo. São inúmeras as possibilidades: fotografia de natureza, casamentos, publicidade, bichos de estimação, bebês, crianças, e até mesmo ensaios com grávidas. Mas afinal de contas, existe faculdade de fotografia?

Neste post, você entenderá como esse curso funciona, o que é necessário para se tornar um fotógrafo, se vale a pena fazer a faculdade de fotografia, e quais são as vantagens e desvantagens de apostar nessa formação. Confira e boa leitura!

Como é a graduação em fotografia?

A faculdade de fotografia prepara o estudante para utilizar várias técnicas de produção, tratamento, captação e finalização de imagens. Os alunos aprendem sobre processos e instrumentos digitais, e a depender da faculdade, poderá ser incluído também na grade curricular o processo analógico.

O curso superior de fotografia pode ser tecnológico ou bacharelado. Sua finalidade é formar profissionais capacitados para trabalhar na produção fotográfica em diferentes segmentos do mercado, como marketing, propaganda, moda, decoração, entre outros.

A duração do bacharelado em fotografia é de 4 anos. A matriz curricular trata não só das linguagens e técnicas fotográficas, mas também de questões culturais e artísticas, proporcionando uma grande discussão sobre a estética, a importância e o uso da fotografia.

Já o de tecnologia em fotografia, a duração é de 2 anos, com o foco principal na atividade prática do profissional. A grade curricular do curso de tecnólogo conta com algumas matérias teóricas sobre cultura, arte e história da fotografia. Entretanto, a maior parte da carga horária se dedica ao estudo de linguagens fotográficas, cor, luz, técnicas e outros elementos da fotografia.

O profissional que conclui a graduação de fotografia pode optar por atuar em diferentes áreas, como:

  • Culinária;
  • Crítica em fotografia;
  • Arquitetura;
  • Fotografia documental e editorial;
  • Fotografia corporativa;
  • Fotografia científica;
  • Decoração;
  • Moda;
  • Publicidade;
  • Fotojornalismo;
  • Processos gráficos;
  • Retrato.

Algumas faculdades exigem que os estudantes façam um estágio supervisionado nos últimos semestres da graduação. Já outras universidades exigem apenas que os alunos elaborem um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

O que é preciso para ser fotógrafo?

Para trabalhar como fotógrafo profissional, não é necessário ter um diploma em curso superior. Porém, os profissionais graduados em uma faculdade de fotografia conseguem se destacar mais neste mercado de trabalho considerando bastante competitivo.

Nesta profissão, a atividade mais comum é a de fotografar, sendo preciso dominar os equipamentos e acessórios necessários para a captação da imagem, como a metalente, por exemplo. Contudo, o fotógrafo pode desempenhar outras atividades, tais como:

  • Organizar e realizar exposições em galerias, museus, entre outros locais;
  • Fazer a direção de fotografia;
  • Ficar por dentro das novas tendências, sendo a fotografia Blue Hour um bom exemplo.
  • Recuperar e conservar imagens;
  • Administrar documentos e álbuns fotográficos em centros de documentação ou museus;
  • Atuar na área de perícia, documentando ambientes e situações que são objetos de investigação policial.

Muitos profissionais atuam de maneira autônoma, oferecendo seus serviços principalmente para aniversários, casamentos, eventos, etc. Alguns tipos de empresa procuram ter profissionais especializados em fotografia em seu quadro de funcionários. É o caso de organizações como:

  • Empresas jornalísticas;
  • Editoras;
  • Agências de publicidade;
  • Laboratórios e estúdios especializados;
  • Escritórios de arquitetura e decoração;
  • Comércio de equipamentos fotográficos;
  • Empresas cinematográficas.

Vantagens?

Agora que você já sabe como funciona uma faculdade de fotografia, e sua importância na vida profissional, é necessário conhecer as vantagens de optar por fazer essa graduação. Confira a seguir!

Formação sólida

A faculdade proporciona ao aluno uma visão mais abrangente das possibilidades de atuação no mercado fotográfico. Ele terá contato com gestão de negócios, criação de produtos digitais e fotografia temática. Além disso, permite que o fotógrafo desenvolva o pensamento crítico.

Dessa forma, a universidade tem o objetivo de capacitar o estudante para compreender as questões técnicas da profissão, fomentar a criatividade, inovação e o olhar fotográfico, além de dominar diversas ferramentas e o uso dos equipamentos fotográficos existentes.

Mídias

A fotografia pode ser utilizada em inúmeros campos: eventos, marketing, cinema, propaganda, publicidade e jornalismo, dentre outras opções. Cada uma dessas áreas exige conhecimentos próprios e técnicas específicas e a faculdade oferece uma visão ampla deles.

Para isso, ela disponibiliza cursos e aulas para as diferentes mídias que existem atualmente no mercado.

Certificação ao longo do curso

Uma das principais vantagens em fazer uma graduação em fotografia é conseguir certificações antes mesmo de finalizar os estudos. Isso possibilita opções para aqueles profissionais e estudantes que procuram mais oportunidades no mercado ou se destacarem em relação a outros fotógrafos.

Isso ocorre porque o aluno tem a chance de ter contato com diversas áreas da fotografia, além do acesso a outros materiais de ensino.

Desvantagens

Para que você consiga ter uma visão mais ampla sobre a necessidade ou não de iniciar um curso superior de fotografia, separamos também algumas das principais desvantagens da universidade. Acompanhe!

Custo elevado

A fotografia por si mesma já tem um custo bem elevado. Diversas lentes, corpo para máquinas fotográficas, cartão de memórias, baterias extras, bolsas para transporte, equipamentos auxiliares, dentre outros acessórios, têm um custo muito alto e exige que o fotógrafo tenha um bom investimento para que possa trabalhar.

Inserir uma graduação a essa somatória aumenta significativamente os custos para a formação do profissional. Você pode adquirir conhecimento e se qualificar como fotógrafo por meio de cursos mais em conta, como os livres e os técnicos, por exemplo.

Demora para ingressar no mercado de trabalho

Apesar das qualificações oferecidas por uma universidade, os benefícios de todo esse tempo estudando, podem só aparecer após a conclusão do curso. Ou seja, diversos profissionais só conseguiram ingressar ao mercado de trabalho após quatro anos frequentando uma faculdade, o que causa um atraso em relação a outros fotógrafos.

Isso porque muitos profissionais chegam ao mercado de trabalho depois de passarem por procedimentos de capacitação mais rápidos. Nessa situação, é necessário avaliar as suas prioridades: se lançar no mercado o mais rápido possível ou desenvolver uma base teórica mais ampla.

Depois de saber as principais informações sobre a faculdade de fotografia, e o que pensar antes de tomar essa decisão tão importante, lembre-se de escolher a modalidade do curso e instituição que mais se adeque às suas vontades e objetivos.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e conheça agora mesmo os 4 tipos de iluminação para fotografia!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários