Os filmes franceses têm um charme à parte que é difícil encontrar nas produções de outras nações. Isso não se deve apenas à língua falada, às belas paisagens naturais ou às locações seculares — que fazem a arquitetura da França ser arrebatadora aos olhos.
Por mais que todos esses aspectos sejam importantes, é impossível deixar passar batido a relação que o país construiu com o universo fashionista, a etiqueta, a gastronomia, os movimentos sociais e, é claro, as artes visuais.
O cinema francês cresceu e se consolidou com a premissa de não apenas produzir para arrecadar dinheiro para grandes estúdios, mas para promover a arte na mais pura essência dela. Para isso, ele conta com trabalhos que exploram a direção, a fotografia, o figurino, os efeitos visuais e especiais, o retrato de questões sociais e o alinhamento com outras expressões artísticas (como música, dança, literatura e teatro).
Não é para menos que a França conta com alguns dos mais renomados festivais de cinema do planeta. Entre eles estão o Festival de Cannes e o César, que é uma cerimônia de premiação de artistas realizada pela Académie des César.
Filmes franceses na Netflix para inspirar suas fotos
Separamos algumas dicas de filmes para você conhecer o Cinema Francês. Fique atento a eles, pois todos são ótimas sugestões para conhecer sobre o país, aprender o francês e, de quebra, inspirar ótimas ideias para fotos e ensaios para as redes sociais.
1. A Prima Sofia
Começamos com A Prima Sofia, que narra a transição de Naïma entre a juventude e a vida adulta. Ainda sem ideia de qual rumo tomar após a escola, a vida dela muda do avesso quando uma prima distante passa uma temporada na casa dela. Essa parente é justamente a Sofia, que dá título ao filme.
A relação entre as duas, que conta com uma forte cumplicidade e parceria, logo se torna problemática e faz a protagonista colocar a própria história em perspectiva. Afinal, ela é a sombra da prima ou uma pessoa com os próprios objetivos? A produção explora a cidade de Cannes como cenário da história e traz uma fotografia vívida, marcada pelo uso de cores contrastantes.
2. Nada a Esconder
Nada a Esconder, por sua vez, é uma comédia que nos apresenta o ácido humor francês diante de situações embaraçosas. Isso porque o enredo dele é centrado na reunião de amigos que, entediados, resolvem mostrar as mensagens que cada um têm no celular.
A questão é que, por meio desse passatempo, segredos começam a ser revelados e histórias íntimas vêm à tona sem que eles consigam controlar os problemas disso. A partir daí, já viu: a confusão está armada e ninguém vai conseguir sair à francesa!
Nada a Esconder traz a fotografia intimista como um dos principais recursos para contar a história e mostrar a relação dos personagens antes e durante o encontro. Vale a pena conferir!
3. Os Segredos de Madame Claude
Os Segredos de Madame Claude retrata a vida de Fernande Grudet, popularmente chamada de Claude, uma mulher que construiu a própria vida de maneira ilegal em Paris. O que ela não esperava é que, ao se aprofundar cada vez mais no mundo do crime, fosse acabar colecionando desafetos vingativos que estão dispostos a pôr um fim no sucesso dela.
O longa é baseado em uma história real e traz como pano de fundo a fotografia da década de 1960 para nos ajudar a mergulhar na narrativa. Além disso, a produção é um prato cheio para quem gosta de moda e adora conferir como períodos da história influenciam as tendências de hoje.
4. Ligações Perigosas
Ligações Perigosas é o lançamento mais recente dos filmes franceses na Netflix. Ele é inspirado no clássico da literatura francesa que dá nome à produção. É uma história que mostra a doce Célène sendo alvo de mentiras do casal Tristan e Vanessa, que apostam que o primeiro pode seduzi-la e acabar com a reputação dela na escola.
A questão é que, como um bom romance, Tristan realmente se apaixona por Célène e decide largar tudo para ficar com ela. Porém, Vanessa arma um plano fatal para desmascarar o ex-namorado e fazer os pombinhos se separarem. O longa utiliza com maestria a trilha sonora, além de apresentar uma região da França que não é tão popular no cinema: Biarritz.
5. Mademoiselle Vingança
Mademoiselle Vingança é uma obra especial entre as nossas indicações de filmes franceses na Netflix. Isso porque ele é o único aqui a apresentar uma história de época. Portanto, pode se preparar: você vai viajar na história da França e se encantar com os costumes, vestuário, arquitetura e padrões sociais do país.
No século XVIII, o marquês de Arcis decide se casar com a madame de La Pommeray. Uma mulher que, após perder o marido, se isolou socialmente. Após muitas investidas, ele consegue se aproximar dela e conquistá-la.
O problema é que, para ele, aquilo era algo temporário que visava apenas seu próprio ego. Ela acaba, então, sendo largada e mal falada entre a comunidade. Disposta a dar o troco e destruir o nobre, ela arma um plano de vingança bastante peculiar.
Gostou das dicas de filmes franceses na Netflix? Então já sabe o que fazer: abra o aplicativo, acesse o seu perfil e pesquise por nossas indicações para assistir aos trailers. Depois, é só colocá-los na sua lista de reprodução. Certamente algum deles vai inspirar suas próximas fotografias.
Assine nossa newsletter e não perca as novidades sobre os serviços de streaming!