As redes sociais são fundamentais para divulgar o trabalho de fotografia e conseguir reconhecimento na área, além de gerar mais oportunidades para o profissional. Algumas delas nasceram com o objetivo principal de compartilhar imagens, o que as torna ótimas ferramentas de marketing, ainda mais se você souber como fazer crescer seu Instagram de fotografia.
Para isso, elencamos uma série de dicas para ajudar a alcançar esse objetivo e conseguir resultados melhores, como mais pedidos de orçamentos e contatos valiosos dentro da rede. Tem interesse? Então, vamos logo ao que interessa! Aproveite a leitura.
1. Poste vídeos
Apesar de ser uma rede social originada com o objetivo de compartilhamento de fotos, o Instagram também permite a criação e a postagem de vídeos. E essa é uma ferramenta importantíssima para divulgar e destacar seu trabalho de maneira ainda mais atrativa.
Vídeos são dinâmicos, provocam mais emoções e ainda permitem que você compile uma grande quantidade de material em poucos segundos. Por isso, é bastante interessante usar esse recurso a seu favor, seja pelo Reels, seja pelos stories.
Entre as possibilidades, estão:
- mostrar os making ofs dos trabalhos da semana;
- reunir resultados obtidos nos ensaios;
- fazer vídeos explicativos ensinando dicas e truques de cliques e edições;
- compartilhar depoimentos de clientes;
- e o que mais a sua imaginação permitir.
2. Use o direct
O direct é outro recurso importantíssimo que deve ser usado a seu favor. Ele serve para trocar mensagens com clientes específicos. Assim, as pessoas podem entrar em contato com você, tirar dúvidas e ainda conseguir entrar no seu funil de vendas, dependendo do interesse.
Ao ver as fotos e vídeos que você publica no seu Instagram, muitos seguidores podem ficar em dúvida sobre alguns aspectos dos ensaios, como preço e disponibilidade na agenda.
Assim, quando alguém fizer um comentário em uma publicação com uma pergunta, você pode responder e chamá-la por direct para ver se ainda ficou com dúvida.
Também é muito interessante ser ágil ao responder as mensagens que recebe. Por isso, nossa dica é reservar pelo menos meia hora pela manhã e à tarde para se dedicar exclusivamente a isso. Assim, não fica parando o trabalho para responder mensagens, mas também não deixa os clientes esperando muito tempo.
3. Faça um calendário
Planejar as suas publicações também é uma estratégia de marketing fundamental para crescer seu Instagram de fotografia. Isso porque se as imagens e os vídeos respeitarem uma sequência, as chances de engajamento são muito maiores, e as pessoas podem se organizar para acompanhar.
Além disso, é fundamental ter um cronograma também para as postagens de stories, compartilhando conteúdos de valor. É claro que tudo isso precisa ser pensado de acordo com a preferência do seu público, mas, em geral, você pode estabelecer um plano como:
- segunda: compartilhar a agenda da semana, indicando os dias em que terão ensaio e os horários livres;
- terça: dar dicas de fotografia e edição simples de imagem, que possam ser feitas com o celular;
- quarta: elaborar enquetes no estilo “qual foto você prefere?” e aproveitar para divulgar trabalhos prontos;
- quinta: mostrar alguns making ofs da semana e vídeos da preparação e da execução dos ensaios;
- sexta: soltar algum sorteio ou promoção para atrair o público a interagir com a página;
- sábado: abrir a caixa de perguntas e responder ao máximo possível;
- domingo: dividir algum conteúdo mais pessoal, que faça com que os seguidores se identifiquem com você.
4. Acompanhe métricas
Uma coisa bem legal do Instagram é que ele está o tempo todo gerando métricas simples de acompanhar, como quem visualizou seus stories, quantos assistiram até o final e qual é a taxa de evasão das pessoas dos seus conteúdos. Se você souber avaliar isso, pode ser um ótimo recurso a seu favor.
Com essas métricas, é possível ter noção de que tipo de conteúdo está gerando mais ou menos interações. Assim, você sabe o que pode postar mais e o que é melhor deixar de lado. Nenhuma estratégia é infalível e, por isso mesmo, talvez seja preciso fazer ajustes no meio do caminho.
Por sorte, as métricas sempre apontarão quando você estiver seguindo pelo caminho certo. E, quando não estiver, experimente um teste A/B. Por exemplo: você posta dois tipos de conteúdos diferentes no mesmo dia e observa qual deles tem mais engajamento.
5. Foque o público-alvo
É impossível agradar a gregos e troianos, por isso, lembre-se sempre deste conselho: foque o seu público-alvo. Muita gente vai estar no seu Instagram por curiosidade, e boa parte dos seguidores nem sequer entrarão em contato. Você não precisa agradar a essas pessoas.
Em vez disso, seu foco deve estar naquelas pessoas que você realmente quer atingir, que vão negociar e contratar o seu serviço. Para atender adequadamente a essa parcela de seguidores, é importante traçar uma estratégia:
- desenhe um (ou alguns) perfil de cliente ideal e foque-os;
- entenda quais são as principais dores e necessidades desse público;
- desenhe soluções específicas e valiosas para ele;
- faça ofertas irrecusáveis em termos de benefícios.
Outra dica bacana é: nunca baixe o seu preço. Em vez disso, aumente o valor agregado ao seu serviço. Se você precisar bonificar o cliente com um serviço extra, ótimo. Mas baixar o seu preço é o mesmo que desvalorizar o seu trabalho.
6. Acompanhe as tendências
Por fim, mas não menos importante: fique de olho naquilo que o mercado está fazendo. Acompanhe as tendências em alta e se qualifique para atender a todas elas. Assim, você nunca ficará limitado em termos de recursos e de conhecimento para satisfazer o seu público.
Depois de dominar as tendências, mostre para o seu público que você oferece esse diferencial em relação à concorrência. Quer um exemplo? Em geral, muitas pessoas fotógrafas trabalham com fotos de estúdio, ou com uma sequência de poses mais ou menos planejadas. O resultado são ensaios muito semelhantes ou genéricos, independentemente do modelo.
Em vez disso, torne os seus cliques espontâneos, sem script ou poses ensaiadas. Se tiver a técnica certa para deixar o modelo à vontade, vai conseguir fazer com que ele expresse sua personalidade e tirar fotos únicas. Isso certamente vai chamar a atenção de quem quer registros diferenciados.
Quem trabalha com fotografia apresenta uma assinatura única na forma como fotografa e edita suas fotos. Ao encontrar a sua, basta comunicá-la no seu Instagram de fotografia. E não se esqueça de que as pessoas que estão ali querem sempre ter uma provinha do seu trabalho, identificar-se com você e ser surpreendidas.
Com as dicas que acabou de conferir, com certeza conseguirá crescer o seu Instagram de fotografia. Agora, que tal acompanhar a gente no Facebook e no Instagram e ficar por dentro de todas as novidades?