Você já pensou na possibilidade de combinar moda e artesanato? Saiba que a tendência está em alta e ganhando cada vez mais a atenção dos consumidores. É o estilo handmade mostrando que veio para ficar entre as preferências do público.
Se você não faz ideia do que estamos falando e quer entender mais sobre esse assunto, é melhor continuar a sua leitura. Aproveite e saiba tudo sobre o estilo handmade para compor looks!
O que é estilo handmade?
Primeiramente, precisamos entender o que é o estilo handmade. Como o próprio nome sugere, essa é uma técnica que engloba todos aqueles produtos feitos à mão, de maneira artesanal. O conceito é conhecidíssimo no design e nas artes plásticas, e tem sido muito valorizado na moda.
A ideia é, justamente, tornar os produtos mais autênticos e diferenciados, fazendo com que cada pessoa tenha uma peça única e impossível de ser replicada. Além disso, essa é uma forma criativa de acompanhar as principais tendências do mundo, sem abrir mão de valorizar a origem das matérias-primas, por exemplo.
É claro que, além da moda, o estilo handmade pode ser aplicado em outros segmentos, especialmente, quando você pretende abrir novos horizontes e, talvez, até um nicho de mercado. Por isso, ele é adotado na confecção de:
- móveis;
- almofadas;
- quadros;
- acessórios;
- tapetes;
- detalhes em roupas etc.
Por que as roupas artesanais estão na moda?
Os looks montados a partir do estilo handmade são extremamente valorizados no mercado, justamente, pelo diferencial que ele cria em relação a outras peças. Com roupas feitas à mão, é impossível obter uma blusa sequer que fique igual a outra. Por isso, quem busca um estilo único por meio de detalhes, provavelmente, encontrará no handmade algo que as máquinas jamais conseguirão automatizar.
Além disso tudo, o feito à mão é uma ótima maneira de valorizar a cultura e os costumes locais. A exemplo disso estão algumas grifes que investem em trabalhos realizados junto a comunidades ribeirinhas e indígenas, uma iniciativa que tem um enorme valor cultural.
Para as empresas que fazem essas roupas ou viabilizam esse tipo de projeto, o mercado do handmade também é supervantajoso. Isso porque a indústria da moda está acostumada a replicar milhares de peças iguais e as distribuir para comercialização. Quando uma loja segue o inverso desse movimento, ela consegue conquistar seu público pela diferenciação.
Outra razão para as roupas artesanais estarem na moda é a questão da sustentabilidade. Quando você pensa em uma produção industrializada, geralmente, ela está associada a um consumo breve e um descarte certo. Mas quando você tem uma peça única e alinhada com a sua personalidade, possivelmente, ela acompanhará você por mais tempo.
Como aderir ao estilo handmade?
O que muitas pessoas não sabem é que o handmade está bem longe de ser um detalhe no seu dia a dia. Muitas pessoas aderem esse estilo a sua vida, tornando seus looks mais singulares, diferenciados e criativos. Quem não quer ter uma roupa com a sua cara, afinal?
Se você quer saber como levar essa pegada para o seu estilo pessoal, é melhor ficar de olho em algumas dicas!
Peças de tricô
As peças de tricô costumam ser lindíssimas, além de atribuírem um toque superdelicado para os looks. Elas se tornam ainda mais perfeitas em locais com temperaturas baixas, já que têm a cara do inverno. Vai dizer que você nunca ficou de olho em uma peça de tricô?
Mas quem pensa que esse tipo de roupa é só para lugares frios, se engana. Hoje, o tricô faz parte do calorzão, principalmente, através de croppeds e bodies feitos com a técnica. Acompanhados de peças longas e salto, por exemplo, podem compor um look até para aquelas ocasiões mais requintadas.
Roupas bordadas
O bordado é outra técnica handmade que pode transformar suas roupas e deixá-las muito mais delicadas. Desde um pequeno detalhe em uma manga de blusa até estampas inteiras, ele pode ir muito bem a calhar em vários looks.
Quando combinados a algum tecido mais transparente, os bordados podem atribuir um traço extra de charme. Mas atenção: é sempre importante ficar de olho para não sobrecarregar o look e nem abusar das transparências, combinado?
Acessórios
Os acessórios também compõem o estilo handmade e são ideais para quem quer aderir à tendência, mas de uma maneira mais discreta. Nesse caso, vale explorar o que a imaginação permitir, como:
- bolsas com rendas ou bordados;
- lenços;
- brincos e colares;
- meias, entre vários outros.
Eles servirão para dar um toque especial e mais “natural” ao look, sem tornar a composição gritante. Essa é uma das melhores maneiras de introduzir o estilo handmade na sua rotina e no seu guarda-roupas, então, que tal experimentar?
Processos artesanais
A maior parte do significado do estilo handmade é que as peças sejam feitas a partir de um trabalho manual. Por isso, aderir a essa tendência nem sempre tem a ver com usar todas as peças com algum tipo de bordado, tricô ou renda, por exemplo, mas sim, ter atenção ao processo pelo qual a peça passou.
Assim, até mesmo um acessório que recebeu uma pintura ou coloração manual acaba se tornando handmade. Percebe como é fácil aderir? Além disso, quando você escolhe tecidos mais sustentáveis e processos de tingimento natural das peças, também está tornando seu guarda-roupas mais slow fashion.
O importante é que, além de estilosas, suas roupas sejam confortáveis para você. Isso significa que mais do que gostar do que veste, você precisa se identificar com o estilo. Afinal, a forma como nos vestimos diz muito sobre a imagem que queremos projetar no mundo, nossas crenças e nossos valores.
Não se esqueça que o handmade pode ser levado para outros aspectos da sua vida, desde a maneira como você decora a sua casa até os brinquedos que compra para presentear as crianças ou a ecobag que você leva ao supermercado. Legal, né?
Agora que você já sabe tudo sobre o estilo handmade, que tal compartilhar este post com os seus contatos nas redes sociais para eles terem acesso a este assunto?