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Ferramentas de marketing: 7 dicas de como divulgar seu trabalho e conseguir novos jobs

ferramenta de marketing

No mundo das fotografias, é preciso muito mais do que talento para ter destaque — e isso inclui táticas bem precisas e a ferramenta de marketing certa. Afinal, o marketing contribui na construção via Inbound (atração online por meio de blogs, podcasts, portfólios etc.) e onboarding, estratégia que orienta o seu cliente na jornada até a fidelização.

Pensando nisso, separamos 7 dicas de como usar as ferramentas de marketing para uma construção sólida e profissional no mercado. Expanda seus horizontes nas conquistas de clientes em potencial. Boa leitura!

1. Desenvolver identidade visual — coesão entre site, redes sociais e canais de interação com clientes

A identidade visual é uma importante ferramenta de marketing. Afinal, ela funciona como uma vitrine, pois é responsável pela primeira impressão de possíveis futuros clientes em relação ao seu trabalho. Portanto, desenvolver uma identidade visual com coerência e estilo definido é imprescindível.

Caso você tenha utilizado um design para criar a sua marca, é importante que o estilo fotográfico e a identidade visual da sua marca combinem entre si. O que isso significa? Que, se o seu logotipo contém tons mais formais — por exemplo, que remetam a casamentos —, as imagens que você seleciona para representar sua marca não devem ser super brilhantes ou infantilizadas.

Determine como deseja que as imagens sejam captadas, estabelecendo diretrizes de composição e paleta de cores. É fundamental que haja coesão, para garantir uma presença mais forte no mercado. Portanto, estabeleça sobreposições que valorizem cada detalhe do seu trabalho.

Por fim, aproveite as redes sociais, como o Instagram e o Pinterest. Elas podem funcionar como excelentes portfólios no mercado. Por exemplo, a tendência do momento é a utilização de stories — modalidade fácil, prática e muito eficiente de compartilhar imagens e interagir com o público.

2. Contar com o Whatsapp Business

Ao adotar o atendimento via WhatsApp Business como ferramenta de marketing, os dados do seu trabalho ficam sempre atualizados. Isso porque, ao compartilhar os principais detalhes sobre o seu serviço, como disponibilidade e preços, os clientes podem economizar seu tempo ao ser atendidos, pois já terão acesso a muitas informações relevantes.

É possível customizar a ferramenta com mensagens automáticas, apresentando, por exemplo, catálogos, tendências e ideias para facilitar no fechamento do contrato.

Veja as principais funcionalidades do Whatsapp Business:

  • Tags;
  • Catálogos;
  • Informações completas do seus serviços, como site, horário de atendimento e localização;
  • Integração mais completa por meio de APIs (plataformas de atendimento digital);
  • Mensagens automáticas.

3. Usar automação de e-mail marketing

A automação de e-mails voltada para o marketing facilita a localização e o desenvolvimento dos leads mais adequados, construindo experiências de atendimento personalizadas. Essa tecnologia pode ajudar os fotógrafos a obter oportunidades de negócios reais, ordenadas por meio da Inteligência Artificial e da avaliação preditiva.

Além disso, essa ferramenta permite criar um trajeto de interação com um lead, alimentando-o de maneira contínua e fluida com conteúdos específicos que o guiem até a aquisição da solução desejada.

4. Planejar postagens em redes sociais (ferramentas de agendamento)

Um plano bem estruturado para as mídias sociais deve abranger o público-alvo, a escolha das plataformas, a periodicidade das publicações e o monitoramento dos resultados. Desse modo, você conseguirá beneficiar-se do planejamento e, também, ter agilidade para aproveitar os assuntos da atualidade.

Criar conexões é o propósito das redes sociais. Elas são uma ótima forma de aproximar seu negócio de seus consumidores. Sendo assim, para estabelecer relacionamentos efetivos, é fundamental conhecer seu público-alvo.

Para que essa estratégia seja um sucesso, é essencial criar uma persona — personagem semifictício que representará os potenciais clientes. Assim, você desenvolverá postagens mais bem direcionadas e eficazes.

5. Fazer campanhas Outbound nas redes sociais (com Facebook Ads e outras ferramentas)

Táticas como o uso do Facebook Ads nas campanhas de Outbound Marketing costumam ser bastante eficientes no meio para captar clientes na jornada de ser um fotógrafo de sucesso.

Ele é uma ferramenta de marketing que oferece uma vasta gama de formatos de publicidade. É muito eficaz, graças às variadas opções de segmentação, que permitem que os anunciantes alcancem o seu público-alvo e gerem um número maior de conversões.

Para além do uso dessa ferramenta, fazer campanhas Outbound nas redes sociais nos oferece respostas rápidas para adaptar a nossa persona e aperfeiçoá-la diariamente conforme as necessidades dos clientes.

6. Investir em estratégias de marketing de indicação

O marketing de indicação é um conjunto de táticas que visa transformar clientes satisfeitos em parceiros de aquisição. Estas estratégias os motivam a divulgar espontaneamente o seu serviço, além de ajudar você a construir confiança como fotógrafo.

As indicações não somente representam uma fonte casual de prospectos, mas também são um meio capaz de oferecer um aporte contínuo de novos clientes de forma regular.

Um bom exemplo que podemos citar é a Uber: ela reconhece que oferecer benefícios aos motoristas é de vital importância para a continuidade de um negócio. Com o objetivo de recompensar as pessoas que apontam os motoristas, a empresa desenvolveu um programa de referência flexível e dinâmico, que oferece diferentes prêmios de acordo com o motorista indicado.

7. Comercializar combos fotográficos

Os combos promocionais representam uma oportunidade de maior economia para o cliente, pois eles reúnem múltiplos itens em uma única oferta. A ideia é conceder preços mais atrativos, para incentivar que o comprador leve mais produtos. Funciona principalmente em datas comemorativas, como o Natal.

Essa costuma ser uma excelente ferramenta de marketing, uma vez que oferece oportunidades adicionais para as vendas, como as de aumentar o ticket médio e reduzir a percepção de custos de entrega. Além disso, o valor para o cliente ajuda a influenciar sua decisão de compra. Quando o consumidor opta por adquirir um combo, o número de itens por pedido tende a cobrir o custo de envio.

Contudo, lembre-se: o segredo da conquista de potenciais clientes não está apenas em utilizar a ferramenta de marketing certa, e sim em um conjunto de fatores, que incluem um serviço de qualidade, profissionalismo e ótimas fotografias.

Gostou do post? Para além de um bom marketing, existem outros pontos cruciais para ter sucesso na fotografia. Descubra já como fazer um orçamento!

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