O Instagram é, reconhecidamente, um dos principais aplicativos de fotos utilizados. Entre os seus recursos mais conhecidos está o Stories do Instagram ou, em tradução literal, as histórias dos usuários. Essas imagens ficam disponíveis por, no máximo, 24 horas, e servem para aumentar a interação e o engajamento.
Depois desse tempo, os registros somem. A menos, é claro, que você salve os stories nos seus destaques. Esse imediatismo é uma estratégia bastante inteligente para o recurso, criando uma sensação de urgência que faz todos desejarem ficar por dentro do que está acontecendo, antes que seja “tarde demais”.
Você já divulga suas fotografias no Stories do Instagram? Se não, está na hora de saber como usar o recurso a seu favor. Vem com a gente!
Saiba como o Stories funciona
O primeiro passo é bastante óbvio e simples: saiba como o Stories do Instagram funciona. Você precisa conhecer todas as ferramentas e recursos disponíveis dentro dessa estratégia, e como cada uma delas pode contribuir para aumentar o interesse dos usuários nas suas fotografias e postagens.
A verdade é que os desenvolvedores do aplicativo investiram muito em recursos interessantes, como stickers, enquetes, hashtags e votações. Tudo isso é absolutamente atrativo e envolvente para as pessoas, que tendem a passar mais tempo nas suas publicações. Saber utilizá-los a seu favor é fundamental.
Diversifique os formatos
Diversidade é tudo, por isso, saber como chamar a atenção a partir de conteúdos variados pode ser uma grande vantagem. Como você viu, o Instagram é repleto de recursos e você pode combiná-los às suas imagens para atrair ainda mais seu público.
Uma sugestão é fazer um bom quiz com as suas fotos para Stories do Instagram. Você pode desafiar os seus seguidores a acertarem o local do registro, por exemplo, ou adivinhar o tema de algum ensaio com base em cenas aleatórias. Vai da sua criatividade.
O importante é não se limitar a um único formato. Utilizar apenas as enquetes ou sempre postar fotos pode não ser a estratégia mais inteligente. Apesar de serem ações muito legais, é preciso diversificar:
- poste vídeos com o making of dos ensaios;
- compartilhe seu dia a dia;
- mostre seu equipamento;
- faça enquetes;
- utilize músicas e assim por diante.
Conheça as interações disponíveis
Uma das melhores partes de investir nas imagens para Stories é que eles permitem interagir muito. Como você deve saber, interações geram engajamento, e isso faz com que a sua página alcance mais pessoas. Portanto, é fundamental saber quais são as interações que estão disponíveis e sempre procurar formas criativas de utilizá-las.
Uma boa ideia é trabalhar com os recursos facilitando a vida dos usuários. Por exemplo: você pode fazer sequências de duas fotos, pedindo que as pessoas escolham, entre elas, a sua preferida. Da mesma forma, você pode disponibilizar duas versões de edição e pedir a opinião do público, e assim por diante.
Planeje as publicações
Uma dica muito importante ao utilizar o Stories do Instagram é que você mantenha certa assiduidade nas publicações. Não adianta, por exemplo, lotar seu Stories de fotos em um dia e publicar uma (ou nenhuma) no dia seguinte.
Então, para não ficar sem opções, o bacana é sempre fazer um planejamento do que você vai postar. Se você gosta de certa “ordem na casa”, nossa sugestão é criar um cronograma, por exemplo:
- segunda é dia de postar dicas de fotografia, edição etc.;
- terça, mostrar a sua organização pessoal para a semana, sua rotina de trabalho etc.;
- quarta é dia de pedir dicas e sugestões de conteúdo para os seguidores;
- quinta pode ter quiz de edição ou de preferência de fotos;
- sexta é dia de dividir alguns vídeos e registros de making ofs da semana;
- sábado, fazer brincadeiras e compartilhar conteúdos mais pessoais;
- domingo, compartilhar a agenda da semana que está começando.
Dessa forma, fica mais fácil ter o que publicar todos os dias, percebe?
Capriche na qualidade
Muita gente acha que as imagens para Stories não precisam ser tão boas, afinal, vão ficar por ali apenas 24 horas. Mas esse é um equívoco que você deve evitar a todo custo. Lembre-se de que o seu trabalho é a fotografia, por isso, negligenciar a qualidade das imagens pode ser um verdadeiro tiro no pé.
Sabe aquela história de que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”? É exatamente disso que você deve fugir. Portanto, capriche na hora de escolher as imagens a serem compartilhadas, mesmo que isso demande um pouco mais de tempo.
Use o direct do Instagram
O direct é outro recurso comumente negligenciado, especialmente, por fotógrafos no Instagram. O recurso permite que você troque mensagens com os seguidores e tenha assuntos mais privativos, como a troca de informações sobre o seu trabalho e, até mesmo, orçamentos, por exemplo.
Mas, para chegar a esse ponto, é preciso provocar a interação das pessoas. Por isso, vale sempre deixar algumas chamadas nas suas publicações, principalmente, as que você fizer em vídeo. Então, uma ideia é concluir suas explicações ou falas do gênero: “se você ficou com alguma dúvida, é só mandar uma mensagem que eu explico melhor”.
Usar fotos para Stories do Instagram é, realmente, uma das melhores estratégias para divulgar o seu trabalho de uma forma leve e descontraída, sem precisar ficar oferecendo planos e pacotes o tempo todo. Assim, o pessoal que curtir os resultados pode entrar em contato e obter todas as informações.
Além disso, essa é uma maneira de compartilhar toda a sua preparação para o trabalho, desde os cuidados com o seu equipamento até a preparação dos cenários e ambientes. Você também pode postar stories de cursos e eventos dos quais participa, mostrando que investe na sua qualificação.
O ideal é ficar sempre por dentro das funcionalidades, mudanças e recursos da rede social, utilizando tudo isso a seu favor. Com as dicas que você acabou de conferir, vai ficar fácil chamar a atenção do público e gerar cada vez mais engajamento usando o Stories do Instagram.
Agora, que tal dividir essas informações com os seus seguidores? Compartilhe o post nas suas redes sociais!