Lifestyle

7 exposições de fotografia online para se inspirar!

exposições de fotografia
exposições de fotografia

Com a pandemia de Covid-19 e as orientações sobre o distanciamento social, o mundo online se tornou ainda mais presente na nossa vida, né? Desde as reuniões de trabalho pelo Zoom, passando pelas sessões compartilhadas de Netflix e até os tours 3D por diversos pontos turísticos, a verdade é que as atividades online vieram para ficar!

Com as exposições de fotografia, não é diferente! E o mais legal é que, além de muito acessíveis, as atividades online podem ser tão encantadoras quanto as presenciais. Afinal, com os avanços tecnológicos, é até difícil de acreditar no quanto as experiências virtuais podem ser imersivas.

Então, se você gosta de fotografia e está começando esse hobby incrível, que tal ficar de olho nas exposições ao alcance de alguns cliques para apreciar e aprender com o trabalho de grandes fotógrafos? Veja só as 7 dicas que a gente trouxe!

1. Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture reúne um acervo de deixar qualquer amante das artes completamente fissurado. Basicamente, a plataforma possibilita a visita virtual e gratuita aos maiores museus e galerias de arte do mundo todo.

Funciona mais ou menos como o Google Street View, sabe? Você interage com esses espaços como se estivesse lá, apenas movimentando o mouse. E a navegação é descomplicada: basta acessar a aba “Explorar” do app ou do site e pesquisar pela instituição cultural ou mesmo pelo tipo de arte que você procura. 

Olha só algumas exposições de fotos online disponíveis por lá:

  • Fotografia Modernista Brasileira, da Coleção Itaú Cultural — reúne 70 obras de 25 grandes artistas brasileiros que exploram temas e técnicas característicos do modernismo fotográfico;
  • acervo da Fundación MAPFRE — a Fundación MAPFRE, de Madrid, Espanha, conta com uma extensa coleção de fotografia artística da segunda metade do século 20. Na plataforma, é possível apreciar esse acervo, além de conferir exposições temáticas, como “O banheiro de Frida”, da fotógrafa Graciela Iturbide;
  • Black Power e Ready for the Revolution, do Centro Schomburg para Pesquisa em Cultura Negra da Biblioteca Pública de Nova York — as duas exposições virtuais organizadas pelo Centro Schomburg trazem obras de diversos artistas que abordam a história e o desenvolvimento cultural de povos afrodescendentes;
  • Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970, do Museu da Imagem e do Som (MIS) — essa exposição reúne a documentação realizada por fotógrafos nas ruas paulistanas nos anos 1970, cujo material compõe uma das primeiras coleções do MIS.

2. Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo é uma das instituições culturais que aderiu às exposições virtuais. Basta ficar de olho na aba Tour Virtual do site para conferir as exposições em cartaz em experiências virtuais 360º, navegando pelas salas e corredores do local como se estivesse lá.

Porém, vale lembrar que a Pinacoteca é um museu de artes visuais para todos os gostos, então, você não verá só fotografia por lá.

3. Museu de Arte Moderna

Outra instituição cultural com um site que merece ir para a sua barra de favoritos é o Museu da Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. O MAM Rio disponibiliza o tour virtual 3D pelas exposições que foram apresentadas.

Sem que seja necessário instalar qualquer plugin ou extensão, você consegue ter uma experiência bastante imersiva e visualizar as obras expostas com muita qualidade de imagem. Então, vale a pena ficar de olho na programação para conferir as exposições de fotografia online que rolam ali.

4. Museu da Fotografia de Fortaleza

Outro espaço cultural que permite a visitação 3D é o Museu da Fotografia de Fortaleza, que reúne uma das mais tradicionais coleções de fotografias do Brasil. No total, o Museu conta com um acervo de mais de 2,5 mil obras, datadas desde 1920, incluindo o trabalho de fotógrafos como Juca Martins, Marcel Gautherot e Steve McCurry.

Isso sem contar nas exposições temporárias apresentadas no espaço. Com a ferramenta de visitação virtual, você pode conferir esse rico material sem sair de casa, mesmo que more em outro estado. Essa é uma das maravilhas da internet, concorda?

5. “40 anos: 04 fotógrafos e 40 fotos”

No Museu Felícia Leirner, você pode conferir a exposição “40 anos: 04 fotógrafos e 40 fotos”, que celebra a memória do próprio museu a partir de trabalhos selecionados dos fotógrafos Lorenzo Scavone, Marcelo Vigneron, Marco Cidale e Tadeu Sales — todos com um repertório artístico de peso.

Os 4 artistas foram convidados para registrar, em uma mesma manhã, os espaços do Museu, em uma homenagem aos 40 anos de preservação do patrimônio material e imaterial da instituição cultural. Então, o mais legal dessa exposição é se deparar com diferentes olhares e perspectivas sobre o mesmo objeto.

6. Exposições virtuais de Adriano Kirihara

O repórter e fotógrafo Adriano Kirihara tem em seu currículo publicações na National Geographic e em outras revistas importantes. Em suas expedições, documenta através das lentes da sua câmera a fauna, a flora e as comunidades de diversas regiões do mundo.

Em seu site, você pode conferir várias exposições virtuais com os trabalhos do profissional. Por exemplo, estão por lá os registros de sua expedição pela Antártida, a mostra temática “Sertões” e a coleção sobre a comunidade quilombola “Kalungas”.

7. “Gênesis”, de Sebastião Salgado

Nossa última dica é a Exposição Gênesis, patrocinada pela Vale, que concentra o resultado do projeto de mesmo nome realizado por Sebastião Salgado, um dos maiores nomes da história do fotojornalismo. Para que você tenha uma ideia, ele já ganhou praticamente todos os prêmios de fotografia que existem no mundo! Essa é uma referência de peso, hein?

Nesse trabalho, estão os registros de uma excursão de longa data feita pelo fotógrafo por 32 regiões extremas do planeta, incluindo o Alasca, a Etiópia e a Amazônia. Por meio de suas lentes, podemos apreciar a força e a fragilidade da natureza, além de nos aproximar da relação de diferentes culturas com o mundo que as cerca.

Pronto! Agora você tem várias dicas de exposições de fotografia online para admirar. De quebra, você ganha conhecimentos sobre técnicas e estilos da fotografia artística e profissional. Então, se você é entusiasta das lentes e está começando esse hobby, não deixe de conferir as sugestões para se inspirar, beleza?

Gostou do post? Então, siga nossas redes e fique por dentro de outros conteúdos perfeitos para os amantes de fotografia! Estamos no Face, no Insta e no YouTube!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários