Sem Título-1

Descubra como o diagnóstico preciso pode ajudar no tratamento do paciente

Fujifilm

26 janeiro 2022

Atualmente, sabemos que tão importante quanto iniciar tratamentos precocemente é baseá-los em um diagnóstico preciso. Conhecer a fundo a causa de um problema faz toda a diferença nas decisões da equipe médica e na recuperação do paciente.

É aí que entra a tecnologia a serviço da vida. Aparelhos cada vez mais modernos favorecem o mapeamento de doenças com excelentes níveis de precisão. Assim, a intervenção médica pode ser feita sob medida e alcançar os melhores resultados. Confira mais sobre o assunto!

Qual a importância do diagnóstico preciso?

Um mesmo sintoma pode ser ocasionado por uma série de problemas. Um diagnóstico que não considera os detalhes fica sujeito a erros ou, mesmo quando há o tratamento adequado, ele não é tão eficaz quanto uma intervenção precisa.

Há diversas enfermidades em que a hipótese diagnóstica pode mudar completamente o prognóstico. E, para acertar em cheio e eliminar a doença de forma eficaz, o médico precisa analisar uma série de variáveis.

O resultado de adotar uma intervenção clínica mais genérica é que os resultados podem demorar mais a aparecer ou não serem conclusivos, o que leva à reincidência de problemas.

Além disso, enfermidades como intolerâncias alimentares, síndromes, alergias e câncer podem ser mal interpretadas, o que muitas vezes leva a uma segunda, uma terceira, uma quarta opinião etc. Esse processo é desgastante e pode acabar em um tratamento longo, equivocado e pouco eficaz.

Como os aparelhos de exames modernos ajudam no diagnóstico preciso?

Para contribuir com o diagnóstico preciso, a equipe médica deve se valer de recursos como uma avaliação clínica rigorosa e, sobretudo, exames altamente detalhados. Atualmente, os avanços tecnológicos contribuem com a coleta de informações certeiras sobre o estado de saúde do paciente.

Os exames estão cada vez mais refinados e com resultados praticamente instantâneos devido à modernização dos aparelhos. Isso proporciona a detecção com altos níveis de precisão do estado dos órgãos e quaisquer alterações no seu funcionamento. Ainda, com a vantagem de serem cada vez menos invasivos.

Por exemplo, soluções modernas de tomografia computadorizada e ressonâncias que permitem colher imagens moleculares são capazes de identificar tumores que não apresentam ameaça alguma ao paciente.

Quando os exames não são tão precisos, pode haver o chamado sobrediagnóstico, quando a detecção de um tumor leva à decisão de submeter o paciente a outros exames invasivos, como biópsias, além de cirurgias e tratamentos desnecessários.

De que maneira os resultados obtidos ajudam na escolha do melhor tratamento?

A modernização dos aparelhos e o consequente aumento da precisão de exames de imagem gera grandes benefícios para a Medicina. Quando os tratamentos se baseiam em informações confiáveis, eles são mais rápidos, certeiros e podem ter menos efeitos colaterais indesejáveis, já que o problema é atacado estrategicamente.

Vale destacar que esse entendimento da necessidade do diagnóstico acontece na esteira de grandes transformações tecnológicas na área da saúde. Nesse contexto, passou a ser vista como prioridade a melhora na experiência clínica do paciente e as tomadas de decisões rápidas e acertadas.

Enfim, a revolução tecnológica proporciona grandes avanços na Medicina, e a possibilidade de identificar problemas em nível de detalhe faz muita diferença na definição do melhor tratamento. Nesse contexto, os aparelhos de exame mais modernos são cruciais para a realização de um diagnóstico preciso.

Gostou do conteúdo? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar as atualizações! Estamos no Instagram e no Facebook.

# Categorias:

# Tags:

MAIS NOTÍCIAS

VER MAIS

AMULET Innovality: conheça essa nova solução de mamografia!

A mamografia digital é uma verdadeira revolução no diagnóstico de alterações no tecido mamário. E o AMULET Innovality é o que há de mais inovador…

Ultrassom na terapia intensiva: entenda a importância

O uso do ultrassom portátil na terapia intensiva proporciona precisão, rapidez e mobilidade: três características que fazem toda a diferença em um atendimento de emergência….

mamografia digital

Mamografia digital: saiba quando é indicada e quais são as suas vantagens

A mamografia digital, também chamada de mamografia de alta resolução, é uma maneira alternativa de realizar esse exame tão importante para o rastreio e diagnóstico…

Escolha sua área de interesse e acompanhe as novidades da Fujifilm Brasil

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!