mamografia digital

Mamografia digital: saiba quando é indicada e quais são as suas vantagens

Fujifilm

26 janeiro 2022

A mamografia digital, também chamada de mamografia de alta resolução, é uma maneira alternativa de realizar esse exame tão importante para o rastreio e diagnóstico de câncer de mama.

Assim como na abordagem convencional, é recomendado que as mulheres comecem seus exames a partir dos 40 anos. Se você ainda não conhece ou se nem ouviu falar desse tipo de exame, é melhor ficar de olho nas informações que trouxemos. Aproveite a leitura!

O que é a mamografia digital?

A mamografia digital é um exame realizado principalmente para identificar desde microcalcificações nas mamas até o câncer em estágio inicial. Ela é parte importante de uma abordagem rápida e de um tratamento precoce, ajudando a:

  • identificar lesões benignas;
  • descobrir a ocorrência de câncer;
  • analisar o tamanho e os tipos dos nódulos.

Para quem ela é indicada?

A mamografia digital é indicada para mulheres com mais de 40 anos que precisam fazer o acompanhamento e o rastreio de alterações nessa região do corpo. Além disso, ela é altamente recomendada para quem tem mamas muito densas ou muito grandes.

Esse exame não é indicado para mulheres com menos de 35 anos, afinal, as mamas ainda costumam ser firmes nessa etapa, o que pode causar dor e desconforto. A imagem também não é precisa, não evidenciando corretamente as eventuais alterações no interior do tecido mamário.

Quais são as vantagens da mamografia digital?

Muita gente fica em dúvida na hora de escolher entre a mamografia digital e convencional. Por isso, separamos alguns vantagens da mamografia digital para você conferir.

1. Maior conforto às pacientes

As mamas também passam pelo processo de compressão vertical e horizontal na mamografia digital. Porém, esse processo é muito mais ágil e, por consequência, menos desconfortável para a mulher. Além disso, a pressão é menos intensa, o que acaba evitando dores durante a sua realização.

2. Menos exposição à radiação

O exame de mamografia digital reduz a exposição da paciente à radiação do exame convencional. Os aparelhos analógicos emitem uma quantidade maior de raios X para identificar as anormalidades da mama. Enquanto isso, os digitais são mais precisos, operam mais rapidamente e lançam menos radiação na paciente.

3. Integração com a telemedicina

A mamografia digitalizada permite integrar recursos da telemedicina e agilizar uma série de processos. Muitas instituições conseguem emitir laudos a distância, um recurso importante para diminuir as filas de espera. Dessa forma, basta que a paciente vá até o local fazer a captação da imagem e, depois disso, os médicos especialistas indicarão um parecer e encaminharão o laudo à sua clínica.

4. Melhor definição de imagens

O exame realizado de maneira digital garante uma mamografia de alta resolução. As imagens computadorizadas fazem com que os detalhes da mama sejam ampliados e as lesões possam ser vistas maiores e com mais clareza. O médico também pode trabalhar com recursos como o ajuste de brilho e contraste, de modo a facilitar a distinção dos fenômenos.

5. Melhoria no diagnóstico

O que muitas pessoas não sabem é que o exame digital aumenta a precisão das análises médicas. Isso porque a mamografia digital ajuda a identificar até mesmo aqueles nódulos mais pequenos, facilitando diagnósticos precoces de câncer de mama. Além do mais, é possível utilizar o contraste, avaliando também os vasos sanguíneos da região.

Na prática, como ela é feita?

O procedimento da mamografia digital é extremamente semelhante ao da mamografia tradicional. A única diferença é que ele é mais preciso e dispensa a necessidade de compressão prolongada da mama. Isso diminui a dor e o desconforto causado na mulher durante o processo.

Não é preciso nenhuma preparação específica para o exame. As únicas recomendações são de que se evite o uso de produtos como cremes, talcos ou desodorantes no dia do procedimento para evitar quaisquer interferências nos resultados. É indicado marcar o exame em períodos de menor sensibilidade das mamas, como depois da menstruação.

Para realizar o procedimento, basta instruir a mulher a colocar a mama no aparelho, que fará uma leve pressão (que pode ou não causar dores e desconfortos). Essa pressão é necessária para captar as melhores imagens do interior da mama, que ficarão registradas no computador, podendo ser analisadas de forma mais precisa.

Fujifilm AMULET Innovality

Para isso, é válido contar com um equipamento tecnológico de precisão, como o Fujifilm AMULET Innovality. O AMULET Innovality é a solução de mamografia digital que conta com recursos exclusivos desenvolvidos pela Fujifilm.

Seu sistema de mamografia digital é de última geração, produzindo imagens com alta resolução e baixas doses de raios X, com tomossíntese de modo duplo e, é claro, aque oferecem mais conforto para a paciente.

A pá Fit Sweet se ajusta conforme o tamanho e a densidade da mama, distribuindo a força de compressão por toda a superfície de contato do tecido com a pá. Ela proporciona maior conforto à paciente, assim como o apoio dos braços e até mesmo o protetor facial.

Seu detector tem uma eficiência excelente na conversão dos raios X mamográficos e o detector HCP coleta os sinais elétricos convertidos, transformando tudo em imagens de alta resolução e de baixo ruído. Isso proporciona uma matriz de pixels quadrados bem maior do que nos sistemas convencionais, o que aumenta a nitidez dos exames.

Isso tudo com uma entrega de imagem rápida, garantindo um fluxo de trabalho ágil desde a execução do exame até a exibição das imagens. Os resultados também são bem mais precisos, graças à tecnologia Pixel hexagonal do AMULET Innovality, que adéqua o contraste da imagem e a DYN II, fornecendo imagem de alto contraste sem saturação na região da mama.

Diversos outros diferenciais são encontrados nessa verdadeira estação de trabalho, o que faz valer a pena você conferir esse recurso de mamografia digital mais de perto. Então, não deixe de oferecer a experiência de um procedimento digital às suas pacientes e comprovar a sua eficiência.

Caso você queira tornar a mamografia digital uma realidade na sua clínica ou consultório, entre em contato com a gente e descubra como obter o seu Fujifilm AMULET Innovality!

# Tags:

MAIS NOTÍCIAS

VER MAIS

AMULET Innovality: conheça essa nova solução de mamografia!

A mamografia digital é uma verdadeira revolução no diagnóstico de alterações no tecido mamário. E o AMULET Innovality é o que há de mais inovador…

Ultrassom na terapia intensiva: entenda a importância

O uso do ultrassom portátil na terapia intensiva proporciona precisão, rapidez e mobilidade: três características que fazem toda a diferença em um atendimento de emergência….

Descubra como o diagnóstico preciso pode ajudar no tratamento do paciente

Atualmente, sabemos que tão importante quanto iniciar tratamentos precocemente é baseá-los em um diagnóstico preciso. Conhecer a fundo a causa de um problema faz toda…

Escolha sua área de interesse e acompanhe as novidades da Fujifilm Brasil

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!