Banner-clinica-veterinaria

Por que oferecer exames na clínica veterinária?

Fujifilm

03 janeiro 2022

Imagine a seguinte cena: Um proprietário chega a sua clínica veterinária com um cachorro com um quadro de diarreia e prostração. Após a anamnese o veterinário de plantão coleta um pouco de sangue para análise e, ao analisar em seu equipamento, pode se checar que o animal apresenta hemograma e parâmetros bioquímicos normais, com a exceção de uma alta em suas taxas de glicose.

Com esse resultado é recomendado hidratação, vermífugo e, o mais interessante, uma primeira abordagem com esse tutor sobre a diabetes canina. O tutor sai da clínica com seu animal um diagnóstico, já realiza a compra dos medicamentos necessários e com a prescrição de nova consulta e exames para acompanhar e fechar o diagnostico de diabetes.

Se avaliarmos o cenário apresentado, temos uma grande vantagem da anamnese, exames, diagnósticos e tratamento ocorrerem todo em uma mesma visita, certo?

Então por que não temos os equipamentos disponíveis nas clínicas veterinárias como algo abrangente?

No último levantamento realizado pela consultoria Markets and Markets de 2020, o Brasil possui 54% de clínicas sem equipamentos de diagnósticos. Esse total de clínicas sem equipamentos pode ser justificado principalmente pelas razões abaixo apresentadas:

Os três principais motivos de não se ter um equipamento em clínica:

  1. O dono do animal não aceita pagar pelos exames;
  2. Os proprietários não creem que possuem volume de exames que justifique esse investimento;
  3. O laboratório externo é mais prático para a rotina veterinária.

Nesse momento, vamos falar sobre o primeiro tópico:

Por que o tutor não aceita pagar pelos exames na clínica veterinária?

Os veterinários antes de apresentar os testes ideais a serem realizados pensam muito no que será “aceitável” pelo tutor. Assim, há o esforço em se checar em um raio X as informações que melhor se apresentariam em um ultrassom, por exemplo, pela expectativa de não aceitação do tutor.

A principal forma de apresentar as necessidades dos exames é trazer o tutor junto à sua linha de raciocínio, e também às suas dúvidas, Ao contrário que se pensa, mostrar essa incerteza deixa claro que, assim como somente com um exame podemos saber se uma pessoa tem diabetes ou não, o mesmo é aplicado ao animal.

O animal, ao contrário do humano, não consegue demostrar seu sofrimento e, em muitos casos, consegue mascarar a gravidade e a intensidade de dores e problemas mais sérios que os acometem.

Valorização do conhecimento

Explicar o cenário, adicionar seu conhecimento clínico e realizar uma apresentação segura ajuda ao cliente a ter a segurança de realizar os exames de seu animal. A prática veterinária deve ser valorizada e com isso discussões que se prendem a preço dos testes empobrecem a discussão, fazendo com que o tutor sempre busque a opção mais barata e muitas vezes arriscada.

O veterinário tem que saber que seus produtos, conhecimento, tempo e serviços são valiosos e aprender a explicar esse valor aos outros.

Acredito que o esforço diário de valorização, educação do cliente e parceria vai fazer cm que essas práticas sejam naturais em seu dia a dia, e pode dar ótimos resultados.

O que acha, vamos praticar?

Gostou do conteúdo? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar as atualizações! Você nos encontra aqui: Instagram, Facebook, e LinkedIn.

MAIS NOTÍCIAS

VER MAIS
ecografia obstétrica morfológica

Ultrassonografia obstétrica e morfológica: qual é o equipamento ideal?

Para toda gestante, a ultrassonografia obstétrica é um momento único. Para os médicos, representa á oportunidade de identificar possíveis malformações e avaliar a anatomia fetal….

especialização em radiologia

Especialização em radiologia: como funciona e por que fazer!

A especialização em radiologia é muito interessante e promissora para quem deseja se destacar na área da saúde e entrar em um mercado aquecido. Afinal…

novembro azul fuji

Campanha Novembro Azul: como a radiologia contribui na prevenção

Os médicos têm um papel importante na campanha Novembro Azul. Eles podem conscientizar os pacientes sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata…

Escolha sua área de interesse e acompanhe as novidades da Fujifilm Brasil

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!