rotatividade de pacientes

Rotatividade de pacientes: saiba como evitar isso no seu consultório!

Fujifilm

13 janeiro 2022

A alta rotatividade de pacientes é um indicador que revela problemas nos serviços da clínica ou do consultório. Isso pode ser causado pela demora no atendimento, pelo contato desagradável com os funcionários ou pela má organização e gestão, incluindo o excesso de reagendamentos, atrasos e horários alterados.

O resultado é um esforço muito maior para atrair novos pacientes. Já a situação contrária — quando há a fidelização — leva à construção de uma imagem positiva do consultório e, consequentemente, à maior procura pelo público. Inclusive, há os efeitos de um marketing espontâneo, o famoso boca a boca, que pode contribuir bastante para o crescimento da clínica.

Por isso, veja algumas dicas para melhorar a experiência do paciente e reduzir a rotatividade!

Invista no colaborador

O primeiro passo para melhorar o atendimento e reduzir a rotatividade de pacientes é investir nos colaboradores. Afinal, profissionais insatisfeitos podem ficar desmotivados — e isso afeta a qualidade do trabalho realizado, desde as tarefas mais operacionais até a interação com os pacientes. É essencial pensar em:

  • políticas de salários e benefícios compatíveis com o mercado;
  • planos de carreira que motivem a busca por metas e objetivos;
  • um clima organizacional saudável e afetuoso, com criação de vínculos entre as equipes.

Tenha atenção ao fit cultural

A experiência do paciente começa desde o primeiro contato com a clínica até a avaliação clínica. Ou seja, a interação com todos os funcionários faz diferença na impressão causada. Assim, além de investir em ter colaboradores engajados, é importante ter atenção ao fit cultural desde o momento da contratação.

Esse é o termo utilizado por empresas de recrutamento e seleção para designar o alinhamento do profissional à cultura da organização. Isto é, mais do que avaliar conhecimentos técnicos, é muito importante contratar pessoas que tenham comportamentos e valores que se adequam àquilo que você quer passar aos pacientes.

Agilize processos com a tecnologia

A digitalização dos serviços administrativos é uma tendência definitiva. Por meio de softwares de gestão, ferramentas de organização, uso de prontuários eletrônicos e outros recursos, é possível diminuir erros e tornar as rotinas mais ágeis, e isso tem reflexos na experiência do paciente.

Por exemplo, um bom sistema de gestão pode evitar erros nos agendamentos que aconteceriam se houvesse um controle menos moderno, como em planilhas ou agendas de papel. Ainda, os prontuários eletrônicos proporcionam o maior controle e o acesso mais rápido às informações do paciente, o que pode ajudar a reduzir o tempo médio de atendimento.

Tenha uma infraestrutura de qualidade

Uma infraestrutura de qualidade também faz toda a diferença. Aparelhos com tecnologia de ponta favorecem diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. A qualidade do atendimento médico contribui diretamente para a redução de rotatividade de pacientes.

Fidelize e atraia clientes

Por fim, ações para estreitar o relacionamento com o paciente são um diferencial que pode levar à sua fidelização. Por exemplo:

  • newsletter — envio de e-mails para informar sobre as atividades da clínica;
  • redes sociais — oferecimento de notícias e conteúdos relevantes sobre saúde e bem-estar;
  • lembretes — e-mails ou mensagens de WhatsApp para confirmar as consultas, lembrar de agendamentos ou indicar que é hora de voltar para novas avaliações e exames favorecem a impressão de uma clínica organizada e prestativa;
  • mensagens em datas comemorativas — felicitações em feriados e no aniversário do paciente dão um contato mais humano e próximo.

Com essas dicas, você verá a rotatividade de pacientes diminuir no seu consultório. Como você viu, uma boa experiência começa com o contato para agendamento de consultas, passa pelo atendimento clínico e vai até mesmo ao pós-consulta, com a construção de um relacionamento entre a clínica e o paciente.

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