Entenda a importância da tecnologia em gestão hospitalar
05 agosto 2022
A saúde é uma área bastante delicada, que admite poucos erros e requer processos ágeis e precisos. Com isso, os gestores do setor precisam estar preparados para otimizar sua operação, oferecer serviços de extrema qualidade, controlar os custos e integrar seus esforços. Para isso, a tecnologia em gestão hospitalar pode ser uma grande aliada.
Se você quer entender melhor como os avanços tecnológicos podem contribuir para um sistema de saúde eficiente, continue a leitura. Você vai descobrir como a eficiência da gestão está relacionada a recursos tecnológicos e como isso pode fazer a diferença para todos nós. Aproveite!
O que é gestão hospitalar?
Gestão hospitalar é uma área destinada a fazer o gerenciamento de todos os recursos disponíveis em um sistema de saúde. Isso tem a ver com os materiais utilizados, com a infraestrutura, com as pessoas que trabalham nas suas dependências, com os seus processos e procedimentos e até mesmo com os investimentos que são feitos.
Estão envolvidos ainda a logística de bens e pessoas, o planejamento estratégico, a gestão de compras e contratos e assim por diante. Logo, quando um hospital funciona perfeitamente, como estamos habituados a ver, é porque, por trás disso, há uma gestão hospitalar sendo orquestrada.
Como fazer uma gestão hospitalar eficiente?
Como você deve ter percebido, existem muitos processos envolvidos na gestão hospitalar. Por isso, para que ela seja eficiente, é necessário que um profissional com conhecimento teórico e experiência integre todos esses aspectos de forma sinérgica. Ele precisa cuidar de cada um dos aspectos que você verá a seguir.
Gestão de processos
Para que a gestão hospitalar seja eficiente, é necessário que o gestor se dedique a enxugar os processos, mantendo apenas aqueles realmente necessários e indispensáveis. Isso vai ajudar não apenas a otimizar custos, mas também a tornar a operação mais estratégica e a aumentar a qualidade do serviço final, além de facilitar a adoção de metodologias como a de melhoria contínua.
Planejamento
O planejamento estratégico é o que dita os rumos de qualquer negócio, e não é diferente com um hospital. Já o planejamento operacional é o que possibilita que todas as atividades sejam realizadas ordenadamente no dia a dia de trabalho. Ambos são importantes para que as equipes saibam o que deve ser priorizado em detrimento dos grandes objetivos do hospital.
Comunicação interna
A comunicação interna é outro aspecto que deve ser excelente caso você queira alcançar uma gestão eficiente. Isso porque é ela que permite que os setores troquem informações entre si e integrem as suas atividades. Quando um paciente sai da enfermaria para o quarto, por exemplo, é fundamental que o leito esteja pronto para recebê-lo.
Gestão de pessoas
A contratação das pessoas certas e a gestão dos times de trabalho é outro aspecto crucial. Isso é o que determinará a qualidade não apenas dos serviços prestados, mas também do ambiente de trabalho. Com profissionais bem treinados e times integrados, é muito mais fácil fazer com que todos trabalhem em prol de um objetivo comum.
Gestão de informação
A informação é um fator que vem se intensificando dentro de todos os setores, incluindo o de saúde. Cada vez mais dados sobre os pacientes, a gestão e os processos estão disponíveis. É papel do gestor utilizá-los a seu favor para tomar as decisões mais inteligentes e que tornem o orçamento disponível totalmente otimizado e estratégico.
Qual é a importância da tecnologia na gestão hospitalar?
Diante de tantos desafios a serem superados diariamente, o uso de tecnologia em gestão hospitalar é um aliado importante para organizar processos e informações e coordenar a atividade de grandes grupos de pessoas. O Business Intelligence, por exemplo, pode contribuir coletando dados de todos os processos, os quais, posteriormente, podem ser usados juntos a outros sistemas, como CRMs, ERPs ou planilhas.
Alinhando os dados do hospital com o seu planejamento, é possível obter uma grande quantidade de informações estratégicas que ajudam os gestores a tomar as melhores decisões — desde a melhor hora para fazer os pedidos de reposição de materiais até o momento em que a contratação de novos profissionais é mais indicada.
Outras soluções, como o Prontuário Eletrônico do Paciente, também podem poupar tempo dos colaboradores, além de permitir que todos os envolvidos com um paciente tenham acesso às mesmas informações, sempre atualizadas. Isso reduz a incidência de erros por falta de atualização manual de dados, por exemplo.
A tecnologia virtual inclui outras alternativas relevantes, como plataformas de agendamento online e monitoramento da movimentação de funcionários e equipamentos.
Como a tecnologia pode fazer a diferença?
Há algum tempo, todo o conhecimento médico estava contido em livros e na expertise do próprio profissional. Hoje, isso é compartilhado por meio da tecnologia, entre vários médicos e profissionais de saúde, de inúmeras especialidades.
Esse conhecimento compartilhado, por si só, já faz uma grande diferença na área da saúde. Mas essa não é a única facilidade com a qual se pode contar. As ferramentas de inteligência artificial estão cada vez mais aptas a diagnosticar doenças, sugerir tratamentos e até propor intervenções cirúrgicas. A robótica é capaz de realizar procedimentos inteiros de alta sensibilidade.
Essas soluções inovadoras são cruciais para expandir o alcance médico e aumentar a praticidade no exercício da profissão. No entanto, é preciso ressaltar que a relação entre o profissional e o paciente não deixa de ser importante, principalmente como um método terapêutico construído com base na confiança e nos aspectos humanos dessa troca.
Por isso, é interessante que os médicos atuem em conjunto com soluções como:
- impressoras 3D;
- aplicativos de saúde;
- integração entre o sistema PACS e RIS;
- armazenamento em nuvem;
- big data;
- telemedicina;
- e muito mais.
Com base nessas informações, é possível entender por que a tecnologia tem se tornado tão importante na área da saúde e para a gestão hospitalar. Além disso, você ficou por dentro de algumas maneiras de integrar seus recursos à atuação médica.
Agora que você já está por dentro das informações mais relevantes sobre tecnologia em gestão hospitalar, siga nosso Instagram e nosso Facebook e fique de olho nas novidades!
MAIS NOTÍCIAS
VER MAIS
Healthcare
Ultrassonografia obstétrica e morfológica: qual é o equipamento ideal?
Para toda gestante, a ultrassonografia obstétrica é um momento único. Para os médicos, representa á oportunidade de identificar possíveis malformações e avaliar a anatomia fetal….
Healthcare
Especialização em radiologia: como funciona e por que fazer!
A especialização em radiologia é muito interessante e promissora para quem deseja se destacar na área da saúde e entrar em um mercado aquecido. Afinal…
Healthcare
Campanha Novembro Azul: como a radiologia contribui na prevenção
Os médicos têm um papel importante na campanha Novembro Azul. Eles podem conscientizar os pacientes sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata…