Com imagens para avaliações cardíacas no local de atendimento, médicos podem compreender o estado do paciente e definir um plano de tratamento. Torna-se necessário que o equipamento de ultrassonografia utilizado tenha interface de usuário intuitiva e perfil hemodinâmico preciso, para que médicos avaliem a função cardíaca e direcionem eficientemente o tratamento do paciente para obter melhores resultados.
O ultrassom no local de atendimento pode ser usado no leito, possibilitando a análise de um paciente em estado grave, sem precisar transportá-lo para outro departamento.
Avaliações cardíacas no local de atendimento (POCUS):
- Ecocardiografia direcionada
- Eixo longo paraesternal
- Eixo curto paraesternal
- Quatro câmaras apicais
- Colapsibilidade da VIC/volume do derrame para determinar a responsividade dos fluídos
- Exame RUSH (para choque e hipotensão)
- Ecocardiografia transesofágica para choque e parada cardíaca
A escolha do Transdutor
O transdutor Setorial é o tipo ideal de transdutor recomendado para uso em ultrassom cardíaco. Sua baixa frequência pode penetrar na imagem de uma estrutura profunda, como o coração. A pequena pegada da sonda setorial permite que seja melhor posicionado entre os espaços das costelas para imagens cardíacas ideais.
Indicador do transdutor e posicionamento do marcador de orientação
Quando selecionar o tipo de exame cardíaco, o marcador de orientação deve aparecer no lado superior direito da tela, como mostrado na Figura 11.
Figura 11. Um exame cardíaco exibindo uma visão apical de 4 câmaras com o marcador de orientação do transdutor na parte superior direita da tela.
Protocolo de ultrassom cardíaco
As imagens das avaliações cardíacas no local de atendimento, são geralmente obtidas com o paciente em uma posição supina. Entretanto, se estiver tendo dificuldade em obter imagens de qualidade, considere colocar o paciente na posição de decúbito lateral esquerdo para afastar o coração do esterno.
A interpretação ideal da função cardíaca é obtida examinando o coração a partir de várias vistas diferentes. A colocação inicial do transdutor no corpo, a posição do indicador do transdutor e as principais estruturas a serem examinadas são fornecidas abaixo para cada vista.
Vista do eixo longo do esterno
Começando com uma visão de eixo longo paraesternal, coloque seu transdutor próximo ao esterno em torno do quarto espaço intercostal, com o indicador do transdutor posicionado em direção ao ombro direito do paciente, como mostrado na Figura 12.
Figura 12. Vista do eixo longo do paraesternal.
As principais estruturas a serem examinadas nesta vista incluem:
- VE = ventrículo esquerdo
- VD = ventrículo direito
- AE = átrio esquerdo
Vista do eixo paraesternal
Da vista do eixo longo paraesternal, gire o transdutor no sentido horário, 90 graus para ter o ponto indicador em direção ao ombro esquerdo, como ilustrado na Figura 13.
Figura 13. Vista do eixo curto paraesternal.
As principais estruturas a serem examinadas nesta vista incluem:
- VD = ventrículo direito
- VE = ventrículo esquerdo
Vista apical de quatro câmaras
Da vista do eixo curto paraesternal, deslize a sonda de ultrassom para baixo em direção ao ápice, mantendo o indicador para a esquerda do paciente. Finalmente, incline a cauda da sonda de ultrassom para baixo em direção aos pés do paciente.
Quer ter acesso a outros vídeos como esse?
Baixe já nosso aplicativo SonoAccess totalmente gratuito.
As principais estruturas a serem examinadas nesta vista incluem:
- AE = átrio esquerdo
- VE = ventrículo esquerdo
- AD = átrio direito
- VD = ventrículo direito
Vista subxifóide
Mantenha o indicador no lado esquerdo do paciente, e traga o transdutor de ultrassom para a área epigástrica (apenas inferior ao osso xifóide), como indicado na Figura 15. Incline a sonda em direção aos pés do paciente. Na maioria das circunstâncias, será necessário colocar a sonda quase plana no abdômen para obter uma visão subxifóide adequada. O fato de o paciente respirar fundo pode melhorar sua visão, pois aproxima o coração da sua sonda.
Figura 15. Vista subxifóide.
As principais estruturas a serem examinadas nesta vista incluem:
- AE = átrio esquerdo
- VE = ventrículo esquerdo
- AD = átrio direito
- VD = ventrículo direito
Vista da veia cava inferior (VCI)
Da visão subxifóide, mantenha o átrio direito em vista e gire o transdutor no sentido horário para trazer o indicador para baixo em direção aos pés do paciente, como indicado na Figura 16. A VCI deve ser vista em de uma perspectiva longitudinal entrando no átrio direito.
Figura 16. Vista da veia cava inferior
As principais estruturas a serem examinadas nesta vista incluem:
- VCI = veia cava inferior
- AD = átrio direito
Os sistemas de ultrassom Sonosite oferecem:
- Interface de usuário e fluxo de trabalho intuitivos
- Medições e cálculos de imagens cardíacas
- Superfícies resistentes a fluídos para limpeza e desinfecção simplificadas
- Inicialização rápida, que atinge a varredura ao vivo em poucos segundos.
Conheça as vantagens dos equipamentos FujiFilm Sonosite para ultrassom no local de atendimento.