Blog

Saiba como atualizar o firmware da sua Instax Mini

Saiba como atualizar o firmware da sua Instax Mini

Se você entrou de vez no universo da fotografia, quer descobrir como cuidar dos seus equipamentos para que estejam sempre em bom funcionamento, não é? Algo muito importante para os Instaxlovers é saber como atualizar o firmware das câmeras instantâneas.

Não sabe o que é isso? Basicamente, é o sistema operacional do dispositivo. Assim como qualquer equipamento eletrônico, a máquina fotográfica só é capaz de operar seus recursos por conta desse sistema, que nada mais é do que um conjunto de instruções programadas.

Acontece que, vira e mexe, os fabricantes disponibilizam novas versões para atualizar os equipamentos. Você já deve ter visto avisos de atualização no seu computador, não é? Nas câmeras, também funciona assim.

Para que você entenda melhor a importância dessas atualizações e como proceder, preparamos este texto. Confira!

Por que é importante atualizar o firmware da câmera?

As novas versões de firmware são lançadas por diversos motivos, sendo que o principal deles é corrigir erros. Isso mesmo! Por mais que os equipamentos passem por muitos testes antes do lançamento, é normal que algumas questões só sejam identificadas depois — os famosos “bugs”.

Isso vai desde detalhes, como algum erro de acentuação no menu, até problemas mais sérios, como um superaquecimento de componentes durante a execução de determinada função. Tudo isso é trabalhado pelo fabricante no decorrer do tempo e, quando as questões são solucionadas, o firmware é atualizado.

Outro motivo que leva à atualização do sistema operacional é, simplesmente, a inclusão de novas funções ou a realização de melhorias de performance. Afinal, as tecnologias estão sempre evoluindo e, quando o fabricante desenvolve soluções mais eficientes, os equipamentos já lançados também podem se beneficiar disso.

Diante de todos esses motivos, você já sabe: é importante atualizar o firmware da sua Instax para mantê-la em bom funcionamento e cada vez melhor. Simples assim! Não há nenhum tipo de contraindicação a respeito da atualização do sistema operacional, apenas vantagens.

É seguro fazer a atualização?

Especialmente para quem não é muito chegado no mundo da tecnologia da informação (TI), procedimentos simples, como a atualização de firmware, podem dar frio na barriga. Afinal, você está mexendo com o sistema operacional da sua câmera: e se algo der errado e o equipamento pifar?

No entanto, temos uma boa notícia: com os avanços das tecnologias digitais, já se foi o tempo em que qualquer revisão em dispositivos eletrônicos exigia grandes habilidades com hardware e software. Hoje em dia, é tudo muito simples e seguro.

Você vai ver que a atualização do sistema operacional não é muito diferente de instalar um aplicativo no seu celular ou um programa no seu computador. Então, não precisa ter medo!

O que muda após a atualização?

Em geral, as atualizações não são críticas. Como dito, muitas vezes, elas servem para corrigir bugs ou gerar pequenas melhorias na interface, que não interferem tanto na funcionalidade do equipamento.

Então, após uma atualização de firmware, das duas, uma: ou você sequer notará diferença na sua câmera, ou você perceberá pequenas mudanças para melhor: respostas mais rápidas, recursos novos, menos erros etc.

Ainda assim, o recomendável é sempre manter a sua câmera com a versão mais recente do sistema operacional para garantir a melhor performance. Além disso, no universo da fotografia, a atualização de firmware também é vantajosa porque mantém o modelo compatível com novos lançamentos de acessórios, lentes e recursos extras.

Isso é ainda mais importante no caso das câmeras digitais, como a linha XSeries da Fujifilm. Isso porque as atualizações de firmware, geralmente, têm a ver com a manutenção de tecnologias digitais do equipamento.

Porém, mesmo no caso da linha Instax — a coleção de câmeras instantâneas — isso também se aplica. Afinal, as máquinas que revelam na hora unem a tecnologia analógica dos filmes com recursos supermodernos e tecnologias avançadas.

Como atualizar o firmware da Instax?

O firmware de máquinas fotográficas, geralmente, fica salvo no cartão de memória. Então, providencie um MicroSD para armazenar a versão mais recente ou reutilize o da sua câmera — nesse caso, cuidado para não apagar seus arquivos!

Em seguida, pesquise sobre a atualização do firmware da sua Instax, com palavras-chave como “Firmware Upgrade Instax Mini LiPlay”. Para esse modelo, o sistema já está na versão 3.01! Acesse o arquivo para atualização, faça o download e salve no cartão MicroSD. Para tanto, o ideal é ter um leitor de cartão de memória, ok?

Então, insira o cartão no compartimento adequado e ligue a câmera. Uma dica importante é carregar a sua Instax completamente antes de começar a atualização, para não correr o risco de interromper o processo antes de finalizá-lo.

Agora, pressione o botão “Menu” da sua Instax e vá em “Seletor de Comando” para exibir a opção “Atualização de Firmware”. Basta seguir os passos que aparecerão no monitor, até que ela inicie a atualização.

O processo demora apenas alguns minutos. Atenção: nunca desligue a câmera durante a atualização. Ao terminar, será exibida uma mensagem para desligá-la. Quando você ligar novamente, ela já estará operando com o firmware mais recente. Nada complicado, não é?

De quanto em quanto tempo você precisa fazer isso?

Não há algo como um “calendário de atualização”. Os modelos têm o firmware atualizado conforme a necessidade. Então, o mais indicado é inserir na sua rotina de cuidados com os equipamentos fotográficos uma rápida conferida sobre atualizações disponíveis.

Para isso, você precisa saber qual é a versão de firmware atual na sua Instax: isso pode ser consultado lá no menu. Então, a cada seis meses, por exemplo, jogue as palavras-chave no Google para conferir se a versão mais recente ainda é essa ou se já há uma nova. Nesse último caso, faça a atualização.

Agora que você já sabe como atualizar o firmware da sua Instax, lembre-se de conferir de vez em quando se há versões recentes, ok? Como você viu, esse é um procedimento muito rápido e seguro, mas importante para manter seu equipamento sempre funcionando 100%.

E agora, que tal escolher sua Instax preferida? Navegue pelo nosso site para conferir as especificações de cada modelo!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários