Se você abrir o Google, digitar “cursos gratuitos fotografia” e depois teclar “enter”, certamente vai encontrar inúmeros resultados. É nessa hora, diante de tantas opções, que é normal se perguntar: por onde começar?
Se este é o seu caso, temos uma boa notícia! Fizemos uma curadoria entre os cursos disponíveis gratuitamente no mercado e o resultado vai fazer a sua carreira deslanchar. Animou? Então continue a leitura e confira!
Escola Pública de Fotografia
Imagine um canal com diversas aulas, vídeos, exemplos e troca de experiências sobre o assunto. A plataforma da Escola Pública de Fotografia cumpre exatamente o que promete com o seu nome e tem conteúdos voltados para iniciantes, intermediários e avançados no universo fotográfico.
São vários vídeos com aulas de qualidade e uma comunidade em que é possível fazer conexões, trocar mensagens, participar de fóruns de discussão, acompanhar e-books, participar de grupos e comercializar o seu trabalho. Ou seja, se você deseja se especializar em fotografia, essa é a melhor opção.
Você também pode conferir e acompanhar o canal da escola no YouTube. Que tal conferir o espaço e tirar dúvidas sobre o tema, como o uso de metalente, medidor de luz fotográfica, uso do obturador e mais técnicas de fotografia?
Introduction To Digital Photography
Pelo nome já dá para perceber que o curso é internacional. Isso é superpositivo, porque expande os horizontes e valoriza a carreira. O curso é oferecido pela Harvard Extension School, tem duração de 10 a 15 horas, é voltado para pessoas que têm bom conhecimento no inglês e aborda os principais temas da fotografia digital:
- História da fotografia;
- Ajuste de exposição;
- Estilos fotográficos (paisagens, cidades, vida selvagem etc.);
- Manejo de lentes e cores;
- Configuração de softwares.
Tudo isso em uma linguagem não técnica, que preza pelo aprendizado do aluno. Apesar de ser um curso à distância, o conteúdo é tão agregador que gera até o entusiasmo de fazer uma viagem fotográfica! Em Fortaleza, por exemplo, você pode conhecer o Museu da Fotografia e ter muitas inspirações para os seus cliques, além de aproveitar as belezas naturais e urbanas de uma das maiores cidades do Nordeste.
Introdução à Fotografia Digital
A fotografia não precisa ser, necessariamente, um trabalho, mas pode ser uma ferramenta para melhorar o seu trabalho. Por exemplo, se você tem um consultório de nutrição, deve investir em um portfólio com imagens de alimentos saudáveis e do atendimento em consultório.
É possível contratar uma empresa ou um profissional para cuidar dessa parte, mas com um conhecimento básico é possível não só produzir seu próprio acervo, como avaliar melhor as propostas de parceiros.
Com isso, fica o questionamento: que tal um curso simples para ter noção do mundo da fotografia? A Escola Virtual da Fundação Bradesco dá um panorama do universo fotográfico, abordando elementos fundamentais que compõem uma foto, além de técnicas de manipulação de câmera, luz e recursos. São quatro módulos de conceitos básicos para iniciantes aprenderem a fotografar melhor.
Pensando no exemplo mencionado anteriormente, que tal se inscrever no curso “Fotografias com Dispositivos Móveis”? Ele auxilia os alunos a fotografarem e editarem as fotos a partir de smartphones e tem oito horas de duração, distribuídas em seis aulas:
- Introdução;
- Recursos de dispositivos móveis;
- Técnicas para tirar fotos;
- Qualidade e resolução de imagem;
- Fotografias;
- Publicação nas redes sociais e impressão de fotos.
Canais do YouTube
As mídias sociais são excelentes ferramentas não só para o uso de fotografias, mas para capacitações e divulgação de trabalhos. Existem vários canais no YouTube, por exemplo, que abordam o assunto de forma técnica e outros que trazem o tema de forma descontraída, em que você aprende se divertindo. É possível até aprender sobre composição na praia. Conheça alguns perfis.
Num pulo
Um dos perfis mais focados e objetivos a trabalhar o tema viagens é composto por Daniel e Paula: Num Pulo. Eles iniciaram o projeto com vídeos de até um minuto, com takes de um único destino, convidando o espectador a conhecer o local a partir da exibição do vídeo de apenas 60 segundos, quando reels e tiktok ainda nem existiam. Hoje, o projeto já tem vlog e inúmeras publicações em suas redes sociais que encantam o público.
Além de inovador, o casal traz informações relevantes sobre os locais pelos quais visita e, claro, dicas de fotografia e filmagem. Assistir ao seu canal no YouTube é embarcar em uma aventura com visuais de tirar o fôlego, com captações que realçam a beleza desses locais. E o melhor é que as dicas são democráticas e abordam a fotografia via câmera fotográfica, drone e dispositivos móveis.
Eduardo e Mônica
O casal que tem o mesmo nome da famosa música da banda Legião Urbana já conheceu mais de 50 países e vive na Ásia há pouco mais de três anos. As perspectivas, cores e mensagens registradas em cada clique são tão únicas que o blog de viagem passou a receber um público que não esperava: amantes da fotografia.
Não foi à toa que o site ganhou uma categoria a mais e o canal no YouTube passou a trazer dicas, técnicas e apresentações sobre fotografia básica, equipamentos fotográficos, edição de imagem, fotografia analógica e fotografia de celular. É fácil passar horas aprendendo e admirando os conteúdos publicados.
Barong
Para quem gosta de fotografia de aventura e de natureza, projetos experimentais e vídeos animados, a sugestão é o canal Barong. Além de captar todos os biomas brasileiros, o fotógrafo Fábio Arruda tem registros impressionantes de animais, como leões e araras azuis. Outro destaque são as suas fotos noturnas e no formato time-lapse. Para combinar com o estilo aventureiro, o canal também inclui entrevistas e apresentações musicais.
Agora que você já conhece vários cursos gratuitos de fotografia, é hora de começar a estudar e colocar as técnicas em prática. Com o desenvolvimento do conhecimento, vai ser mais fácil explorar suas habilidades e até investir em ferramentas de iluminação, miniestúdio fotográfico e portfólio. Lembre-se que um bom profissional está em constante evolução e não desiste fácil. Por isso, mãos à obra e clique!
Se você gostou deste texto e já está registrando os seus cliques, que tal investir na fotografia lifestyle?