Você marca com seus clientes uma sessão de fotografias, mas, no meio dela a película de filme trava e impede a continuação. Se identificou com a situação descrita?
Se a resposta for positiva, você sabe como ela é frustrante e pode afetar negativamente até a percepção dos clientes. Afinal, com certeza não pega bem ter o trabalho interrompido e precisar remarcá-lo, por qualquer motivo que seja.
Se essa situação ainda não ocorreu com você, que bom! Aproveite o texto para saber o que fazer caso isso aconteça. Afinal, sua agilidade para lidar com o inconveniente pode fazer com que você ganhe pontos aos olhos do cliente, além de minimizar os problemas ocasionados.
Quer saber o que fazer para que sua película funcione bem e como proceder caso ela emperre? Continue a leitura!
O que é a película de filme?
Primeiro, saiba que a película de filme consiste no filme usado para registrar vídeos ou fotos em uma câmera que não é digital. Em outras palavras, a película é um dispositivo que registra as cenas captadas.
Isto é, lembra dos rolos de fitas colocados em versões mais antigas de câmeras, como os produzidos pela empresa japonesa Fuji? São eles a película de filme. Enquanto isso, as versões da câmera digital registram as cenas citadas por meio do HD.
Assim, a película de filme passa por um processo fotoquímico e imprime os registros efetuados graças a luz incidente. A película de filme era especialmente comum no início da produção de cinema e fotografia.
Atualmente, ela ganhou atualizações para captar mais cores e armazenar mais informações. Mesmo com as inovações ocasionadas, algumas particularidades da película de filme se mantiveram. É o caso da textura proporcionada.
Qual é a função da película de filme?
Você já sabe que a película ou filme fotográfico é responsável por registrar cenas captadas por uma câmera. Isso acontece quando ele recebe uma emulsão fotográfica. Uma das funções atuais dele, a depender da câmera, é a de revelar os registros instantaneamente, o que não ocorre com a câmera digital.
As funções não param por aí. Além do registro instantâneo, a película de filme pode fazer fotografias de papel, o que traz um apelo vintage para a fotografia. Isso é bem interessante no contexto atual, em que o marketing de nostalgia é uma tendência. Ou seja, o vintage é um estilo em alta, que pode agregar mais valor a suas fotos.
É por essa razão que a película de filme se mantém viva, mesmo com o surgimento da câmera digital. Essa versão modernizada, por sua vez, torna o armazenamento das fotografias mais compactado, já que ele fica no HD.
Quais são as principais causas da película de filme emperrar?
Como visto, a película de filme apresenta diversas vantagens. Inclusive, estas podem justificar a preferência de uma parcela do público por ela, em relação ao armazenamento da câmera digital. No entanto, pode acontecer a perda de registros devido ao emperramento do rolo de filagem da película.
Mas, afinal, o que leva a película de filme a emperrar? Existem alguns motivos comuns para isso. Por exemplo, na Instax Mini 11, isso pode ser ocasionado por problemas nas pilhas, como o vencimento ou o defeito delas.
Além disso, a depender da câmera, falhas técnicas do próprio equipamento podem fazer com que a película trave e fique presa. Quando isso ocorre, a câmera pode ficar com todas as luzes piscando ao mesmo tempo, e fica impossível fazer fotos.
O que fazer quando a película de filme emperrar?
Se a película de filme emperrar, trocar a pilha pode reverter esse problema. Isso é válido mesmo se ela estiver carregada, no prazo de validade e em bom estado.
Para detectar cedo problemas na bateria, existem algumas recomendações que você deve seguir. Primeiro, confira se todas as luzes próximas da lente estão piscando. Isso indica que o sinal da bateria está baixo, o que exige carregamento ou troca. Esse aspecto pode, ainda, ser um sinal de algum problema maior, como ter a película de filme emperrada.
Assim, se o que levou a falha na sua câmera não foi a bateria fraca, o culpado por isso pode ser o emperramento da película de filme. Nesse caso, é possível resolver o problema ao pressionar a peça preta interna da Intax — sempre com cuidado para não danificar o aparelho.
Ao pressionar a parte indicada, você pode desprender a película de filme. É válido dizer que, se a peça tem dificuldade para ser removida, é possível que a película esteja muito emperrada e seja mais complicado resolver o problema. Contudo, se o produto ainda estiver na garantia, é indicado entrar em contato com a loja em que o produto foi comprado. Isso possibilita uma instrução mais personalizada.
É importante ter algo em mente: nesse processo de resgatar a película de filme emperrada, há a possibilidade de algumas fotos serem queimadas ou passarem por qualquer outro problema que afete a qualidade.
Quais são os outros problemas que a câmera Instax pode apresentar?
Qualquer equipamento pode apresentar problemas, mesmo que sua qualidade seja alta. Infelizmente, as câmeras da marca Instax não estão isentas disso. Então, além desse problema com a película de filme emperrada, existem outros desafios que podem aparecer.
É possível que a lente também fique presa ou seja incapaz de abrir ou fechar. Também pode acontecer de aparecer algum defeito na unidade de flash ou até da câmera se recusar a ligar. No entanto, todos esses problemas têm soluções. Elas normalmente são bastante simples e dispensam a necessidade de buscar ajuda externa. Mas, para problemas mais complexos, você sempre pode acionar a assistência técnica.
Para resolver o emperramento da película de filme, como foi possível perceber nesse texto, normalmente não é necessário procurar assistência. Ficar por dentro de dicas como as que foram apresentadas neste texto pode resolver esses e outros problemas, o que é fundamental para que sua experiência com a Instax seja ainda melhor.
Quer saber mais sobre as câmeras da Instax ou ficou com alguma dúvida? Entre já em contato conosco!