Foto pra tirar na praia costuma ser aquele típico caso de extremos opostos: ou você ama ou simplesmente detesta o resultado. Aquele meme da expectativa versus realidade. Isso porque algumas daquelas imagens-inspiração, que estão na pastinha de salvos do Insta de muitas pessoas, certamente contam com o cenário praiano ao fundo.
As cores do mar, a textura da areia, o céu e a vegetação são elementos presentes nesse lugar e razões que, ao lado da iluminação, produzem resultados incríveis. Conseguir ter uma foto à altura do que foram os momentos vividos ao lado de amigos, familiares e até sozinho, é o desejo de qualquer instaxlover, apaixonado pela fotografia instantânea.
Então se você ficou com esperança de aumentar as chances de acerto ao tirar suas fotos na praia, continue nesta leitura. Mostraremos as principais soluções para facilitar a produção de boas fotos na praia com sua Instax. Assim, detalharemos ideias de pose, como usar objetos praianos, a contraluz, mergulhos no mar e muito mais. Acompanhe!
O que considerar ao tirar fotos na praia?
A praia tem muita luz e isso gera alguns desafios ao tirar fotos. Para entender o porquê, basta entender que uma câmera, como a Instax SQ20, é uma tentativa de reproduzir o olho humano. Logo, para enxergarmos bem na praia, usamos óculos de sol, por conta do excesso de luz.
Do contrário, poderemos ter dificuldades para visualizar a paisagem e os seus detalhes. Isso porque o que predomina nesse ambiente é a luz dura. Este nome já antecipa o significado de intensidade. Quer dizer, ela é uma luz muito forte. O resultado são sombras muito marcadas, com áreas de claro e escuro bem definidas. Isso pode gerar olheiras e não favorecer o desenho dos corpos.
No entanto, você pode obter resultados incríveis se souber trabalhar com essa incidência luminosa que cria muito volume e desenha formas bem nítidas. Então, tenha em mente que para lidar com esse contexto, o uso de acessórios criativos, com cores, texturas e enquadramentos são soluções importantes.
E vamos de dicas!
O segredo para tirar boa fotos é aprender a se organizar. Claro que você pode dar sorte e obter fotos incríveis no momento mesmo. Há fotos espontâneas que ficam guardadas para toda a vida como sinônimo de felicidade. Agora, você pode escolher ter mais ferramentas para aumentar essas possibilidades. Basta, por exemplo, continuar a leitura deste texto e ler as seis dicas que selecionamos logo abaixo.
1. Pasta do celular com fotos de inspiração
Repertório é tudo. Por isso, se você ainda não tem o hábito de criar pastas no celular com referências, comece a fazer agora. Para ficar mais acessível, uma dica é salvar essas referências nos seus destaques do Insta ou na página de salvos. Divida por temas e lembre-se de consultá-los sempre que se preparar para tirar suas fotos.
A importância de criar uma pasta do celular com fotos de inspiração se dá porque, dessa forma, fica mais intuitivo que você aprenda novos enquadramentos e recursos para arrasar nas produções. Após fortalecer esse hábito, note como suas criações ficarão melhores, principalmente nas suas viagens fotográficas.
2. Ideias de pose
Ainda seguindo a linha do repertório de inspirações, comece a separar ideias de pose também. Dessa forma, você saberá como escolher as melhores posições para lidar com o alto-contraste das fotos de praia. Saber organizar as sombras que desenham seu corpo e os objetos permitem que você acesse formas inusitadas. O resultado é suas produções se tornarem influência para seus seguidores.
3. Interação com objetos praianos
Use o cenário ao seu favor. Uma das dicas que chamam a atenção em fotos é o uso de texturas. Isso porque elas ampliam os detalhes, evidenciam cores e formam belas composições. Coqueiros, pedrinhas, areia, o azul intenso do mar, barcos, cordas, casinhas — abuse e brinque com os objetos praianos.
Use roupas, óculos e, a dica de ouro: uma boa canga de cor intensa, como o amarelo, vermelho ou azul. Aproveite a ventania para brincar com as formas desse pedaço de tecido. Ele favorece a construção de composições que chamam a atenção ao primeiro olhar. O motivo é que o movimento da canga cria áreas de foco e desfoco, e consegue absorver bem a luz dura, aproveitando o contraste.
Até os brinquedinhos de praia podem construir uma boa foto. Estimule a sua imaginação e entenda que até os objetos mais simples podem virar boas soluções para as suas fotografias instantâneas.
4. Mergulhos no mar
O principal cuidado com fotos no mar é com a própria câmera. Afinal, caso apareça uma onda maior do que o esperado, o aparelho pode ficar inutilizável. Você pode utilizar enquadramentos de cima para baixo, e, assim, se manter no raso e ainda conseguir enquadrar bem a água na sua foto.
Agora, se você quer dar mergulhos, escolha um local que não tenha muitas ondas. Você também pode cavar piscinas ou levar uma de plástico, para aproveitar a estética de mergulho no mar. Por exemplo, tirar a foto no momento em que você esteja submerso ou prestes a sair da água pode ser uma forma bastante criativa.
5. Aproveite o contraluz
Fotos de silhuetas na praia ficam muito bonitas. Aqui estamos falando do efeito da contraluz — quando a câmera é posicionada de frente para o sol, mas há um objeto ou pessoa bloqueando a iluminação. O resultado é uma grande sombra do motivo fotografado acompanhada pela paisagem nítida ao fundo. Há muitas formas de conseguir a contraluz, então vale a pena testar e procurar exemplos para usar como referência.
Para tirar fotos na praia é preciso levar em consideração a intensa luminosidade do local como regra básica. Após seguir algumas dicas — salvar ideias de pose, interação com objetos praianos, mergulho no mar e aproveitar a contraluz — o resultado da foto praieira pode expressar o que há de melhor em você. Lembre-se de apostar em cores vivas para fazer boas composições.!
Por falar nisso, aproveite a vibe para conferir as cores dos filmes, acessórios e câmeras da Instax. Acesse agora o nosso site e aproveite o melhor da fotografia instantânea.