Dicas Técnicas Instax

Fotos indie: conheça o estilo!

fotos indie
fotos indie

Indie é uma abreviação do termo em inglês independent, que significa independente. Fotos indie têm a ver com essa definição. O termo indie é utilizado na música para classificar produções que não têm vínculo com grandes empresas ou gravadoras e, mesmo assim, conquistam o público, fato marcante dos anos 1980. As produções do cinema independentes dos grandes conglomerados também são chamadas assim.

Muita coisa mudou até os dias atuais, mas o estilo indie virou tendência em outras áreas, como a moda, a decoração e a fotografia. Neste texto, vamos detalhar essa estética e dar sugestões para criar fotos indie. Continue a leitura e experimente!

O que é o estilo indie?

Primeiro, vamos às referências. Bandas como Arctic Monkeys, The Strokes e The Killers tiveram grande aceitação do público não apenas pelo estilo musical, mas pelo visual: roupas, cabelos, artes de divulgação e até o jeito de falar e performar no palco. O estilo indie é composto pelos padrões dos anos 1970 e 1980, mais analógico.

Assim, define-se longe dos atuais recursos tecnológicos ou referências pop. Trata-se de um visual com bastante saturação, brilho, granulação e efeitos psicodélicos. Para visualizar melhor, basta lembrar da estética visual dos discos e de apresentações de artistas como:

  • Radiohead;
  • The Smiths;
  • Lana Del Rey;
  • Tame Impala;
  • Tulipa Ruiz;
  • Marcelo Jeneci.

Quais são as principais características do estilo indie?

Imagine fotos do outono. O que vem a sua cabeça? Tons amarelados, folhas secas espalhadas pela cidade sob a luz natural e temperaturas mais amenas e aconchegantes. Essa descrição tem tudo a ver com o estilo indie.

Se por um lado, a estação resulta da transição entre o verão e o inverno, o indie surge em um período marcado pelo rock e pelo pop. A valorização ao ambiente natural e pontos de cor também coincidem.

Logo, podemos destacar que os tons terrosos, os ambientes naturais, a perspectiva independente e aventureira, além da personalidade, são características específicas do estilo indie. Isso pode ser usado tanto na configuração da câmera quanto na edição das fotos.

Mas e o objeto retratado, como pode colaborar? Veja algumas sugestões relacionadas à moda.

Looks femininos

Engana-se quem pensa que o estilo indie é muito elaborado. Na verdade, ele é composto por roupas básicas e alternativas, mas sempre carrega um toque pessoal. Adotar o estilo, que transita entre o boho e o rock, é mais simples do que parece.

Dentre as peças que podem compor o estilo, estão:

  • Estampas floridas ou listradas com predominância de tons sóbrios;
  • Camisas com nomes de bandas de rock ou do próprio estilo indie;
  • Calças e jaquetas jeans;
  • Lenços coloridos e estampados;
  • Sobreposições com diferentes texturas;
  • Vestidos sobrepondo camisas;
  • Calças flare ou pantalona;
  • Boinas, gorros e chapéus;
  • Tênis e botas.

Lembre-se de que o estilo está ligado à independência e à quebra de padrões.

Looks masculinos

O indie combina muito bem com o guarda-roupa masculino, pois é composto de peças alternativas, confortáveis e estilosas. A clássica camisa xadrez de botões não pode faltar, além de camisas com estampas listradas e étnicas.

As calças de sarja e jeans são ideais, mas tecidos mais finos, como o linho e a modelagem de alfaiataria, também caem bem. Nos pés, vale de tudo: desde tênis básicos, como o modelo All Star, até sapatos mais elaborados, como os mocassins e as botas.

Já as peças jeans e de couro funcionam bem com sobreposições, como as jaquetas. Nos acessórios, pulseiras e relógios de couro, óculos escuros e chapéus completam o visual.

Para melhorar os cliques, conte com acessórios que conversem com a cena e experimente técnicas como o modo macro, a polarização das lentes, o uso de um tripé e o ajuste na configuração de balanço e branco da câmera. Você vai se sentir um verdadeiro artista!

Como tirar fotos indie?

Primeiro, você tem que pensar no cenário. Pode ser no seu próprio quarto ou nas ruas, com paredes coloridas para contrastar com os tons terrosos, normalmente utilizados no vestuário. Outra forma de explorar o estilo é com fotos de detalhes, seja de acessórios, seja de uma parte do corpo. Capriche na composição e clique!

Quando tiver dúvidas se os seus cliques estão mesmo seguindo o estilo indie, basta recordar do outono. Se houver semelhança, está no caminho certo. Para ousar, aposte em pontos de cor e contraste a cena com o céu azul. Explore as cores e texturas e configure a velocidade do obturador para ter cliques mais precisos.

Sobre os cenários, inspire-se na natureza: parques, trilhas, montanhas e cachoeiras mostram um ar alternativo e independente. Aproveite a luz natural do amanhecer e do entardecer, priorizando a golden hour.

Fotografe também nos dias nublados, chuvosos e frios, pois eles valorizam as cores e trazem uma magia ao ambiente. O nevoeiro é uma condição natural bem-vinda, mas também pode ser manipulado na configuração da câmera ou na edição da foto, o que gera um belo resultado. Quando fotografar detalhes, aproxime-se para causar um maior impacto.

Depois de fazer um ensaio, que tal criar colagens de fotos e expor em algum lugar? Pode ser na sua casa mesmo. A ideia é usá-las como uma história, aproveitando que todas seguem o mesmo padrão estético. O resultado pode até virar decoração das paredes.

Quais os perfis interessantes de foto indie para seguir?

Os artistas indie são o melhor exemplo do estilo. Perfis como os das bandas Radiohead e O Terno, e de artistas como a cantora Céu e o do cantor Rubel, têm muitas fotos indie em seus perfis

. O mundo da moda também é uma boa referência. Basta dar uma olhada no perfil da influenciadora Maju Trindade para ter muitas inspirações indie.

O casal Paula e Daniel, donos do perfil Num Pulo, registra suas viagens e aventuras urbanas com vários elementos indie: tons sóbrios e terrosos, valorização de elementos naturais, como a madeira, ambientes e movimentos que demonstram aventura e independência, além de toques de cor e personalidade.

Como exemplo masculino, temos o perfil do ator e modelo estadunidense Jon Michael Ecker. Seu feed está repleto de ambientes naturais, esportes de aventura, peças de roupas do universo indie, fotos esmaecidas e com pontos de cor.

Já pelo lado feminino, temos o exemplo da cantora brasileira Laura Souguellis. Seu perfil faz um contraste de arquitetura com flores, cenas do cotidiano e um guarda-roupa descolado e alternativo.

Se você busca um novo estilo para explorar ou quer se destacar entre as tendências para fotografia, as fotos indie são uma boa escolha. Elas fogem do óbvio, carregam um valor afetivo e podem facilmente conversar com outros estilos, resultando em produções únicas e inesquecíveis. Portanto, dê asas à imaginação e criatividade, libere o artista que existe em você e vá em busca de cliques em um dos estilos mais cativantes da fotografia!

Se você gostou desse tema, vai adorar uma sessão de cinema com fotografia impecável!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários