Você sabia que é possível tirar fotos noturnas e criar belos registros com a sua Instax? Essa é uma das incríveis funcionalidades que a câmera oferece para melhorar o desempenho em ambientes pouco iluminados.
Com a versatilidade da Instax, você pode levá-la para viagens, eventos e festas, e capturar belas fotografias sem usar o flash. Existem truques, inclusive, que podem ser usados para ter cliques com boa exposição e nitidez.
Quer descobrir como tirar as melhores fotos noturnas com a sua Instax? Acompanhe nosso post e fique por dentro do assunto!
Como fazer fotos noturnas com a sua Instax?
Além de estilosa, a Instax conta com diversas tecnologias inovadoras que permitem registrar imagens de maneira detalhada e com ótima resolução. O que muitas pessoas não sabem é que é possível aproveitar as funcionalidades da câmera para clicar fotos noturnas.
Para isso, você pode mudar o modo de disparo para adicionar efeitos mais atrativos em suas fotografias. O modo festa, por exemplo, ajusta a quantidade de luz do flash e faz com que o plano de fundo fique mais iluminado e brilhante, resultando em uma imagem mais clara.
Da mesma maneira, o modo de exposição bulb é um novo recurso que facilita a captura em ambientes com pouca luz. Ao ativá-lo, o obturador da câmera permanece aberto por um tempo prolongado, enquanto o botão for pressionado. Com isso, você pode fazer belos registros, por exemplo, criando fotos noturnas em festas, eventos e locais abertos.
Para ter fotos mais nítidas, a principal indicação é utilizar um bom tripé para manter a sua câmera intacta enquanto fotografa ou colocar a Instax em uma superfície estável para evitar trepidação.
Como tirar boas fotos noturnas com a Instax?
Câmeras como a Instax são fáceis de serem carregadas e conseguem fotografar as mais diversas experiências, como citamos anteriormente. Ela é ideal para ser usada à noite, por exemplo, para registrar pontos turísticos, festas, shows, eventos, festivais, parques e muito mais. Então, se você tem ideias de foto no escuro e quer colocá-las em prática, saiba que a Instax é perfeita para isso!
A seguir, confira as nossas dicas para ajudar você a fazer cliques incríveis com a sua câmera!
Regule o flash
Fotos tiradas à noite precisam de luz, e o flash é ideal para compensar a falta de luminosidade nas imagens. No entanto, o uso do flash, muitas vezes, é recomendado apenas para distâncias menores, já que ele não conta com um longo alcance e ainda pode impactar o resultado do que você está fotografando.
Por isso, é fundamental regular e controlar o flash na sua Instax. Pode ser mais interessante, por exemplo, aproveitar alguma luz artificial e indireta na paisagem, como postes ou lanternas, para criar efeitos diferenciados.
Controle a velocidade do obturador
Como vimos, no modo bulb, o obturador permanece aberto enquanto o botão for pressionado. Assim, fica mais simples alterar a iluminação da foto, conforme a duração da exposição e do efeito que você deseja criar. Em alguns casos, pode ser interessante manter a atmosfera escura do ambiente.
Inclusive, quanto maior for a velocidade do obturador, maior também será a capacidade da câmera de capturar movimentos. A indicação é reduzir a velocidade para captar mais a luz disponível e evitar que as imagens fiquem sem foco.
Garanta a estabilidade da imagem
Se o seu objetivo é criar fotos noturnas com maior profundidade de campo, é essencial garantir a estabilidade das imagens. Para isso, como comentamos, o recomendado é contar com um tripé para não ter chances de criar fotografias borradas ou tremidas.
Para você ter uma ideia, apertar o botão do obturador pode ser suficiente para movimentar a câmera e gerar pequenos borrões em seus registros. Caso não tenha um tripé disponível, você também pode apoiar a Instax em uma superfície fixa.
Utilize efeitos de luz
Outra dica para criar boas fotos noturnas é utilizar efeitos de luz. Para isso, você pode usar lanternas ou até mesmo aproveitar as luzes já presentes no ambiente. Sobretudo quando for registrar paisagens, é possível, por exemplo, usar o brilho dos carros em uma rua.
No entanto, se a ideia é fazer fotos em locais fechados, o ideal é desligar o flash e fazer os registros no modo bulb da sua Instax. A configuração ainda impede que as luzes provoquem um ponto luminoso nas fotografias, principalmente quando o objetivo é registrar itens reflexivos, como o vidro.
Quais são os diferenciais da Instax para fotos noturnas?
A Instax é uma câmera versátil, compacta e que pode ser transportada para todos os lados. Ela é ideal para quem está estudando — ou, até mesmo, para quem pretende fazer faculdade de fotografia em algum momento. Suas variadas funcionalidades proporcionam imagens com ótima nitidez e qualidade.
A Instax Mini 90, por exemplo, é um dos modelos mais recentes e inovadores lançados pela Fujifilm, e que oferece recursos avançados para tirar excelentes fotos noturnas. O modo de exposição bulb, como citamos, permite criar registros em ambientes com pouca luminosidade, sem afetar a qualidade da imagem.
Além disso, a Instax também conta com um controle de luz automático, que não requer a ativação manual do flash. Por isso, a câmera é recomendada para fotografias ao ar livre — ou seja, você pode ajustar o flash de acordo com a luminosidade de cada local.
O modo festa, igualmente, facilita na hora de capturar com clareza o segundo plano e o assunto principal da foto. O flash de alta performance também funciona emitindo a quantidade de luz ideal e com extrema precisão, conforme a distância e a luz disponível.
Deu para perceber que, ao configurar adequadamente a sua Instax, você consegue belas imagens, tanto ao ar livre quanto em locais fechados e com pouca luminosidade? Como vimos, o modelo Instax Mini 90 é indicado para tirar fotos noturnas e também para quem deseja atingir efeitos diferenciados em suas fotografias.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas sobre as funcionalidades presentes na Instax!