Tudo bem colocar suas fotos na porta da geladeira. Fica lindo! Mas definitivamente você não deveria deixar seus filmes instantâneos novos dentro dela. Refrigerar filmes é uma prática comum, que algumas pessoas consideram ser eficaz para prolongar a vida útil.
Mas saiba que a refrigeração de filmes pode prejudicar o resultado das suas fotografias.
Não é à toa que existem recomendações específicas quanto ao armazenamento. Então, para não comprometer o funcionamento dos positivos instantâneos, é preciso seguir alguns cuidados.
Não colocar seus filmes instantâneos dentro da geladeira é um desses cuidados!
Quer saber mais sobre como a refrigeração de filmes impacta no resultado das fotografias? Continue a leitura e fique por dentro!
A temperatura é importante para a revelação do filme
Filmes instantâneos reúnem camadas de materiais sensíveis à luz, que formam imagens ao serem expostos a ela. Antes de conseguirmos enxergar uma imagem positiva e colorida, como as que a câmera Instax e seus filmes produzem, os negativos clássicos reinavam na prática fotográfica analógica. E estes materiais dependiam da regulação da temperatura para que se tornasse possível ver a imagem latente.
No processo de desenvolvimento de um negativo preto e branco, por exemplo, passamos por três etapas de banhos com químicos e uma final de lavagem. As soluções de revelação, interrupção e fixação precisam estar a 20 ºC. Se estiverem mais frias ou quentes, mudam o resultado, alterando o contraste e o tempo de revelação.
O filme preto e branco de 35 mm leva mais tempo para ser revelado apropriadamente a temperaturas menores de 20 ºC e revela mais rapidamente a temperaturas maiores. Mas precisamos fazer com que a solução reveladora penetre em todas as camadas e remova todas as substâncias que não formaram imagem, respeitando o tempo dos banhos e a temperatura recomendada pelos fabricantes.
Como é formado um filme Instax?
O filme Instax possui camadas sensíveis à luz e químicos responsáveis pela revelação e fixação da imagem, em quantidade suficiente para formar imagens com cores, contraste e nitidez adequados.
Os químicos ficam armazenados na base de cada pose de filme. Sabe aquela parte da moldura que é mais larga, onde podemos escrever belas legendas? Ali fica a mágica do processo químico. É o local de armazenamento das substâncias de revelação e fixação.
Depois que você clica uma cena, a pose do filme é expelida pela câmera. No momento em que sai do equipamento, os químicos são espalhados pela superfície do filme, de modo uniforme.
Então, cada pose de filme tem a quantidade certa de químico para produzir a imagem final. Assim como o negativo clássico, alterações no processo também comprometem o resultado.
O que acontece ao refrigerar filmes instantâneos?
Quando o filme instantâneo é retirado da geladeira, caso encontre uma temperatura ambiente mais alta (o que é bem provável), pode apresentar condensação.
Já viu aquele copo d’água em um dia quente? Fica todo molhado no exterior, pois a água presente no ar condensa sobre superfícies mais frias.
Então, além dos químicos já presentes na estrutura do seu instantâneo, ao tirar o filme da geladeira, você pode ter água presente em um processo que deveria ocorrer de forma seca.
Também não é recomendável colocar um refil novo de filme instantâneo recém-tirado da geladeira direto na sua câmera Instax. O risco é de que água se acumule no interior da câmera. Além disso, as exposições fotográficas feitas nessas condições têm risco aumentado de apresentar aberrações ao final do processo de revelação e fixação da imagem.
A água é um verdadeiro veneno para os filmes e para o equipamento fotográfico! Por isso, tantos fotógrafos e fotógrafas investem em armazenamento seco e livre de umidade, tanto para equipamentos quanto para insumos.
Quais são os riscos de refrigerar filmes instantâneos?
A refrigeração dos filmes instantâneos coloca o resultado das suas fotos em risco. Como vimos, o processo analógico envolve a exposição do filme à luz e a químicos para produzir belas fotografias. Mas quando desvios ocorrem nesse processo, os resultados sofrem as consequências.
Existem algumas falhas que podem aparecer em decorrência de mudanças e de processos alternativos, ou seja, do simples armazenamento dos filmes na geladeira.
A revelação de filmes instantâneos deve ocorrer em temperatura ambiente e de forma seca. Qualquer processo que desvie desses parâmetros, vai gerar problemas nas suas fotos.
Confira a seguir alguns dos problemas que podem aparecer!
Manchas
Na presença de condensação, a tendência é que exista uma alteração dos químicos formadores de imagem, de modo que, ao receber o revelador e o fixador, a água interaja e dilua de maneira desigual esses químicos. O que leva à formação de manchas.
Falta de nitidez
A nitidez de um filme instantâneo depende não só do foco bem feito, da abundância de luz e da velocidade de disparo. O processo químico também deixa a foto mais borrada. Isso porque, a água interage na reação química e física, quando presente na superfície do filme.
Mudança nas cores
Dilua uma gota de tinta e verá que a cor fica “aguada”, menos intensa. O mesmo pode ocorrer na superfície das suas poses de Instax quando o filme é tirado da geladeira e vai direto para a câmera.
Alteração no contraste
Da mesma forma que as cores são alteradas, os contrastes tonal e luminoso também sofrem alteração por causa da umidade. A foto pode ficar “lavada” ou com baixo contraste: sem latitude e pouco interessante.
Inatividade dos químicos
Como vimos, os químicos que revelam sua imagem instantânea estão armazenados na quantidade certa em cada pose de filme Instax. Colocar na geladeira pode alterar a atividade dessas substâncias, seja pela temperatura ou pela interação com a água proveniente da umidade.
Gostou das dicas? Então, vem saber mais sobre os produtos da Instax na nossa loja!