Dicas Técnicas Instax

6 maneiras de revelar fotografia digital

revelar fotografia digital

O que vem à sua mente quando falamos em revelar fotografia digital? Colocar no papel aquela imagem que está no celular, computador ou internet? Sim, hoje, revelar significa isso.

Na época em que só a fotografia analógica existia fazia mais sentido falar em revelação. Sabe por quê?

Porque os negativos só mostravam as fotografias depois de passarem pelo processo de revelação, que envolvia banhos químicos de revelador, interruptor e fixador. Depois disso, ainda existia o processo de positivação do negativo, que era o que permitia termos nas mãos as fotografias ampliadas.

Então, revelar o negativo significava ver a imagem latente após o processo químico. Para ter a fotografia em mãos, era necessário esse segundo processo, de ampliar e positivar a imagem.

Mas , afinal o que significa “revelar fotografia digital”?

Podemos dizer que o termo revelação tem origem na época analógica. Mas hoje tem significados muito diferentes. O nosso revelar atualmente é um processo de impressão. E nós temos várias maneiras de conseguir tocar nas nossas fotografias.

Então, vamos conhecer 6 maneiras de revelar fotografia digital.

1. Impressão em casa

Imprimir fotos é algo tão simples que pode ser feito em casa, pois o processo exige apenas tinta sobre o papel. Com uma impressora comum, você pode imprimir qualquer imagem, mas é importante saber escolher o papel: os mais comuns para esse formato são o fotográfico e o couché.

Nesse caso, basta estudar um pouco sobre formatos e diagramação do papel para aproveitar melhor a impressão. No entanto, deve-se avaliar o custo-benefício dessa modalidade, afinal você pode escolher desde uma impressora comum a uma própria para fotos, além de adquirir o papel adequado e fazer a manutenção dos cartuchos de tintas. Normalmente, é um processo que tem um custo considerável.

Agora, imagine ter um equipamento capaz de capturar e imprimir a foto ao mesmo tempo. Sim, ele existe, mas vamos detalhar esse processo em seguida.

2. Impressão profissional

Para artistas e pessoas que trabalham com fotografia, é necessário realizar uma impressão profissional. Nesses casos, o ideal é procurar uma gráfica que possa imprimir as imagens em alta resolução e em materiais maiores e com mais durabilidade, como a lona fotográfica. Esse é um recurso para quem realmente trabalha no ramo e precisa vender ou expor seus registros nesse formato.

Normalmente, a impressão profissional é utilizada para publicidade, desfiles, exposições, feiras, outdoors, e até para serem emolduradas do tamanho que o cliente desejar. Como são produtos particulares, com especificações e tamanhos distintos, não é possível estipular um valor, mas como apresentam alta qualidade, o preço acompanha a resolução.

3. Impressão online

Com a câmera analógica, as pessoas costumavam registrar apenas momentos importantes, como viagens, eventos especiais ou festas. Isso era comum para economizar o filme, que tinha a quantidade de poses limitada.

Atualmente, não há mais essa preocupação e existe a vantagem de escolher o material antes de revelar a fotografia digital. Dessa forma, você pode solicitar poucas fotos ou grande volume e receber tudo instantaneamente em uma loja física ou mesmo em casa.

A primeira dica para esses casos é avaliar a sua necessidade para receber as fotos. É urgente ou pode esperar alguns dias? Se for a primeira opção, o ideal é ir até uma loja física. No segundo, você pode optar por lojas virtuais. Outra dica: quanto maior o volume de imagens, menor será o custo para a revelação.

Veja um exemplo: nas lojas físicas, a unidade da foto impressa custa cerca de R$0,75. Já na loja virtual, baixa para R$0,38. A cada 20 fotos, o valor pode diminuir, logo, quanto mais fotos reunir, mais vantajoso será o custo da revelação de forma online.

4. Impressoras para celular

Todos nós temos vários arquivos no celular e, muitas vezes, temos dificuldade de encontrar algo. Com as fotos, não é diferente: há registros antigos, prints, imagens recebidas, cliques pessoais e muito mais.

Claro que temos que dedicar um tempo para organizar esses arquivos, mas você sabia que já existem aplicativos para organizar fotos? Também, há impressoras próprias para smartphones.

A tecnologia está cada vez mais avançada e acessível. Por meio de uma conexão bluetooth ou Wi-Fi, os celulares enviam as imagens para a impressora móvel e, em questão de segundos, você pode imprimir imagens e até documentos!

5. Impressoras instantâneas

A câmera instantânea nada mais é que uma câmera analógica que captura imagens em menos de um segundo. Para isso, a máquina usa um flash de alta velocidade e sensores para gerar a foto. É um verdadeiro deleite da tecnologia!

Basta ligar a câmera, apontar a lente para a imagem ou objeto que deseja fotografar e clicar no obturador. Depois, é só aguardar a foto ser impressa. O processo para a criação da imagem no papel tem duração de 90 segundos, a depender da temperatura ambiente.

Para a impressão, é recomendado o pack de filme com 10 fotos. A maioria dos modelos funcionam com duas pilhas alcalinas de tamanho AA, que são práticas e acessíveis. Para ter uma ideia, com essa carga, é possível fazer cerca de 100 fotos.

Sem dúvidas, essa é uma das opções preferidas dos amantes de fotografia. Afinal, quem não deseja ter uma câmera compacta, com revelação rápida e imagem de qualidade? Tem câmera com a diagramação em formato retrato e quadrado, flash automático, modo selfie e muito mais!

6. Impressão de qualidade

Agora que você já conhece três formas diferentes de imprimir suas fotos, chegou uma dica muito importante: para garantir o alto padrão na impressão, é preciso registrar as imagens com qualidade.

Por isso, além de usar bons equipamentos, invista em cursos e práticas para dominar as técnicas que melhoram a resolução das imagens. Com isso, o resultado será tão bem avaliado que você poderá valorizar ainda mais o seu trabalho.

Para isso, experimente:

  • Aumentar o tamanho da foto;
  • Cuidar da qualidade da foto;
  • Verificar o sistema de cor correto;
  • Escolher o formato do arquivo com cuidado.

Outra dica interessante é organizar as fotografias impressas para montar um belo álbum físico ou mesmo brincar com colagens de fotos para decorar a casa. É uma forma de marcar a sua personalidade no ambiente e até de criar um miniportfólio para seus amigos e convidados apreciarem.

Como você viu, o termo revelar fotografia digital é um equívoco, pois só se pode revelar uma imagem latente — ou seja, a analógica —, mas ainda é usado. Agora que você já tem conhecimento disso, pode ajudar a fortalecer a palavra “impressão”, em vez de “revelação”, quando falar sobre fotografia digital. Mais do que isso, já sabe como realizar essa ação tanto em casa quanto pelo celular e até de forma profissional.

Se você gostou deste conteúdo, que tal se aprofundar no assunto e começar a criar o seu portfólio?

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários