Quando você pensa em uma boa iluminação para fotografia, automaticamente lembra de equipamentos fotográficos profissionais, não é mesmo? Afinal, não faltam lâmpadas, iluminadores, bastões, rebatedores e outros itens que ajudam a controlar e a trabalhar com a luz da melhor maneira possível, ainda mais em estúdios.
No entanto, sabia que, mesmo sem esse tipo de material profissional, é possível fazer fotos com uma ótima qualidade — não só no quesito custo-benefício, mas também no de iluminação? Sim, isso mesmo que você leu.
Neste post, vamos mostrar como reinventar a arte de fotografar usando itens encontrados nos lares de inúmeros brasileiros. Continue lendo e saiba mais!
1. Use o flash do seu celular
Para substituir o flash tradicional — que assegura a fonte de luzes para fotografia, em especial, à noite —, que tal recorrer ao flash do seu smartphone?
Para curtas distâncias, ele consegue ser bastante eficiente tanto em áreas abertas quanto ambientes fechados. Para facilitar o uso conjunto do celular com a câmera, você pode colocar esta última em um tripé e posicionar o seu telefone com um suporte atrás dela.
2. Teste a lâmpada do abajur
Além do flash do celular, você pode aproveitar a lâmpada do seu abajur como iluminação para foto. O segredo é utilizá-lo como a única fonte de luz do espaço e próximo à pessoa (na frente, diagonal ou lado). Assim, a fotografia vai ficar com um visual mais intimista e, dependendo da cor da luz, pode acabar com uma iluminação mais puxada para o sépia.
3. Explore a fita LED do ambiente
Uma terceira sugestão de iluminação para fotografia é usar LED para tirar foto. Aí você se pergunta: “mas qual LED?”. A resposta é simples: aquele usado para decoração, vendido, geralmente, em fitas para serem coladas nas paredes, em vãos de móveis (como prateleiras e nichos) ou ao redor de plantas.
Devido ao comprimento das fitas e aos feixes de luz que elas geram, é possível utilizá-las para criar fundos iluminados que deixem os elementos da imagem na contraluz. Outra possibilidade é deixá-las próximas ao rosto da pessoa fotografada para criar um efeito close-up mais realçado. Que tal?
4. Aposte no papel gelatina
Por fim, há os papéis gelatinas, que muitas pessoas têm entre os materiais de escritório. Em vez de deixá-los guardados sem uso, aproveite-os na criação de filtros naturais para as suas fotografias!
O processo é bem simples: basta envolver a lente ou a superfície da câmera do celular com o material da cor desejada. As pontas, por sua vez, você deve prender com fita adesiva para deixar o papel firme. Assim, ele não fica se desprendendo ao menor sinal de movimento.
A partir daí é caprichar nos registros, já que o material, além de dar uma cor estilizada, também altera a luz captada nas fotos. Uma dica extra: inspire-se nas suas séries favoritas para ter um conteúdo personalizado nas redes sociais.
Viu só como dá para pensar uma iluminação para fotografia fora da caixinha, com personalidade e o principal: sem custo para o seu bolso? Portanto, dê asas à imaginação e explore todos os tipos de fotos que você pode fazer com as nossas dicas. Quanto mais prática você tiver, melhor será o resultado!
Aproveita e já segue a gente no Instagram. Estamos sempre compartilhando outras dicas incríveis de fotografia por lá!