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Conheça a tendência de fotografia still e saiba como usá-la!

fotografia still

Você conhece a fotografia still? Esse modo específico de fotografar aparece constantemente nas redes sociais.

Esse tipo de fotografia tem se tornado uma demanda constante, em razão do aumento de lojas no e-commerce. Isto é, a fotografia de produto tem se expressado em formas mais versáteis e criativas para atender à personalização dos mais variados segmentos.

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais!

O que é fotografia still?

Pensar em produtos é pensar em fotografia still. Sabe aqueles lançamentos que todo mundo espera ansioso, como o novo modelo de alguma câmera que revela foto na hora? Então, o que ajuda na mágica da apresentação ao público são as fotos do produto. Basta uma rápida olhada nas suas redes sociais, que você encontra muitas imagens em still.

Sabia que a origem da fotografia still acontece com aquelas pinturas de bandejas de frutas? Provavelmente, você já deve ter encontrado esse quadro ou até alguma estampa dessas em pano de prato na casa dos seus avós, ou em alguma loja aleatória. Estamos falando do estilo “natureza morta”, que é associado ao termo inglês still life, no século 17.

Dessa forma, esse estilo de pintura ganhou muitos fãs pelo fato de ser a ideia de retratar, como tema central, objetos simples, do cotidiano, que não traziam, aparentemente, tanta informação importante. A partir dessas raízes com a pintura, com a chegada da publicidade, foi natural e intuitivo o uso de fotos de objetos à venda. Still é um termo em inglês que significa parado.

O que torna esse ramo da fotografia tão requisitado é a valorização da cultura da imagem por conta das redes sociais. Em outras palavras, se há tantos famosos postando fotos criativas, coloridas e bem compostas no feed do Instagram, a lógica para os produtos também segue essa linha, isto é, precisa postar sempre para ser relevante e visível nas redes.

Para que serve a fotografia still?

Imagine que você tem a responsabilidade de fazer uma campanha de fotos da Instax SQ20. Para isso, quanto mais ângulos diferentes, que demonstrem detalhadamente o produto a ser comercializado, mais êxito você terá.

Afinal, o que mais queremos, ao pesquisar um produto na internet, é ver fotos e vídeos que o apresentem por completo. Assim, teremos mais certeza da possível compra.

Por isso, a fotografia still serve como um investimento para qualquer empresário. Acompanhe esse pensamento: se o produto é a coisa principal para venda, por que não apresentá-lo da melhor maneira? Imagem é comunicação e até um documento que facilita o desejo de consumo.

Como funciona?

Com a variedade de segmentos de produtos e serviços, o still para fotos também acompanhou as diferentes estratégias. Por isso, há basicamente três tipos de fotos de produto.

O still ambientado, como o nome já indica, é quando se cria uma “cena” ou ambiente para fotografar o produto. É comum ele aparecer em anúncios de stories, pois serve como uma porta de entrada para estimular o desejo do consumidor.

O segundo é o still produto, que destaca o item em si, sozinho. Ele é muito usado em produtos tecnológicos.

Há, ainda, o e-still, de que já falamos indiretamente aqui, isto é, a fotografia de produtos pensada para comércio on-line. Para esse último, é importante a atenção aos detalhes, tamanho, textura e tudo que consiga comunicar uma noção mais realista do produto para o consumidor.

Por que fazer fotos nesse estilo?

Até aqui, você já deve imaginar boas razões para fazer fotografia still. Afinal, a questão da construção de uma imagem positiva para o produto, certamente, é o que guia as razões para essas imagens.

Nesse ponto, queremos chamar a atenção para o hábito, e não apenas a pontualidade. Isto é, fotos de produtos devem ser feitas sempre! Lembre-se de que o produto é como se fosse uma pessoa famosa de Instagram, que precisa aparecer a todo momento na plataforma.

Então, para construir e manter o desejo do serviço, é necessário ter constância. Por isso, fazer fotos nesse estilo apenas uma vez ou a cada nova campanha não basta. Apostar nesse investimento facilita a construção de uma assinatura para a marca.

Dessa forma, observe o feed de marcas conhecidas no mercado, principalmente, aquelas que ainda são pequenas, mas já famosas. Você verá uma variedade de fotos dos mesmos produtos.

Assim, é como se a cada imagem, um novo episódio da história do produto fosse contado. Itens que têm uma narrativa visual apresentam mais prestígio, pois as pessoas se lembram deles mais facilmente.

Como fazer fotos still?

O segredo para uma boa fotografia still é iluminação. Aliás, essa é uma dica de ouro. Quando falamos em iluminação para fotografia, queremos destacar a necessidade de aprender a trabalhar com vários tipos de luz para construir qualidades da imagem.

Em outras palavras, a luz forma o seu produto, como se ele fosse uma escultura. O uso de diferentes temperaturas de cor (quente, fria ou neutra) vai ser responsável pela construção de “sentimentos”, ou seja, significados que a marca queira comunicar.

Lembrando que os tipos de luz destacam aspectos específicos. Entre eles, mais nitidez e detalhe (luz fria), aspecto natural (neutra) e algo mais homogêneo (quente).

A fotografia still de objetos para venda é uma demanda em alta. Afinal, boas fotos de produto facilitam a comunicação da marca com os consumidores. Como vimos, a tendência desse tipo de imagem é explicada por conta do aumento da presença das lojas nas redes sociais. Nesse sentido, é constante a necessidade de atualizações da imagem.

Gostou do conteúdo e das nossas dicas? Então, aproveite para conferir mais artigos no nosso blog para aumentar suas oportunidades de ficar por dentro do mundo da fotografia.

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