Pensar no presente do Dia dos Pais é uma ótima oportunidade de criar memórias afetivas. Oferecer uma surpresa para a pessoa que cuidou de você, compartilhando esse momento, é construir um passado que faz bem.
Se você tem dificuldades de soltar um “eu te amo, pai”, o presente pode ser uma forma tão boa quanto. Afinal, seria o máximo um Dia dos Pais mais leve, divertido e criativo, não é mesmo? Por isso, aproveite essa oportunidade de demonstrar o desejo de querer tê-lo por perto.
Pensando nisso, selecionamos não apenas seis opções de presentes, mas as melhores formas de utilizá-las nessa data especial para o seu pai. Boa leitura!
Por que o Dia dos Pais é comemorado em agosto?
Se a gente te contar que o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto para estimular o comércio nesse semestre de cada ano, você provavelmente não vai achar isso um fato de outro mundo. Afinal, parece que entrou na moda relembrar o quanto as datas comemorativas têm o objetivo de vender mais, concorda?
Então, sim: a data brasileira foi criada pelo publicitário Sylvio Bhering, em 1953. Antes dessa época, ela era comemorada em 16 de agosto, em referência à data cristã — o dia do pai de Maria, São Joaquim.
Já nos Estados Unidos e em mais 70 países, a data acontece no terceiro domingo de junho, como uma homenagem de uma filha para o pai agricultor que completava anos. Sonora Louise Smart queria demonstrar o quanto tinha orgulho e prezava William Jackson, seu pai, que havia lutado na Guerra Civil em 1862 e criou os cinco filhos após a morte da sua esposa.
A história ganhou popularidade e a data virou hábito. Então, de 19 de junho — aniversário de William Jackson —, padronizou-se para o terceiro domingo de junho.
A medida foi oficializada em 1966, pelo presidente Lyndon Johnson, e a tendência se espalhou pelo mundo, sendo mantida até hoje.
O que dar de presente no Dia dos Pais?
Quer um presente de Dia dos Pais diferente? Primeiro, você precisa entender que o segredo para fazer os olhos do seu pai brilharem e ele abrir o sorrisão reside nos detalhes: todo presente pode ser maravilhoso, se a escolha trouxer símbolos importantes.
Uma cor preferida ou algo que faça referência a uma memória muito preciosa — como um caderno do mesmo modelo que ele usou na época da faculdade — são alguns exemplos.
Procure por esses indícios e dicas em fotografias da época em que o seu pai tinha a sua idade. Assim, você pode encontrar laços de identificação mais fáceis.
Se, ainda assim, você ficar em dúvida sobre com o que presenteá-lo nessa data tão importante, veja algumas dicas, a seguir!
1. Jogos
Se o seu pai gosta de jogar dominó ou qualquer jogo de tabuleiro clássico, então ele também pode ser chamado de gamer — e quem disser o contrário está errado! Você também curte um game? Então, dê esse presente para o coroa!
Aproveite para descobrir novos tipos de jogos, dos clássicos aos virtuais, ao lado do seu pai. Essa é uma boa oportunidade para estimular os interesses em comum e criar memórias de afeto.
2. Bebidas
Outra forma de marcar momentos na memória é quando eles vêm acompanhados de novos sabores. Nesse sentido, presenteá-lo com alguma bebida diferente — uma garrafa de gin em uma edição especial, por exemplo — tem tudo para arrasar como presente incrível.
Aproveite e tire uma foto do drink com uma máquina de fotografia instantânea, para marcar a ocasião!
3. Artigos esportivos
Ele é esportista de final de semana, ou adora praticar atividades físicas com regularidade? Então, dê um presente de Dia dos Pais personalizado nesse tema.
Em sites de artigos esportivos, há muitas camisas nas quais é possível inserir nomes e números, além de bolsas e tênis. Inclusive, esse presente é perfeito para uma boa foto ao ar livre!
4. Uma experiência de viagem
Até aqui, falamos muito sobre memórias afetivas. Ao proporcionar uma experiência incrível como presente de Dia dos Pais, você potencializa a relação entre vocês com um momento inesquecível.
Uma viagem para locais próximos, porém simbólicos ou desconhecidos pelo seu pai, pode ser uma ótima ideia!
5. Show
Que tal acertar com o presente, colocando a playlist do seu pai para cantar ao vivo? A música tem a facilidade de deixar qualquer um com bom humor e animação. Por isso, compre ingressos para o show de algum cantor ou cantora que ele é o maior fã!
Não tem problema se o dia do show for um pouco distante da comemoração, ok? Aproveite e adicione alguma outra lembrancinha, como um porta-retrato para presente.
6. Jogos esportivos
Procurando outro evento para criar uma experiência marcante? Assistir a um jogo esportivo é um excelente programa para preencher o domingão de Dia dos Pais. Portanto, veja quais serão as opções disponíveis na época e programe-se de acordo!
7. Uma câmera instantânea para registrar todos esses momentos!
As boas lembranças são para sempre, mas a foto pode ser instantânea. Em qualquer ocasião, ao presentear o seu pai, a câmera é uma oportunidade de registrar o momento e proporcionar uma lembrancinha física — que poderá ser levada no sketch book, na mochila ou na carteira.
Quer três dicas especiais? Escolha entre a Mini 40, a SQ1 ou a Liplay!
Como pensar fora da caixa para emocionar o seu pai?
Além de jogos, bebidas, artigos esportivos, shows, viagens e demais eventos, vale a pena descobrir outras soluções criativas para presentear o seu pai. Para isso, converse com pessoas que gostam muito dele — geralmente, elas podem contar sobre algum episódio interessante que desperte a sua criatividade.
O presente do Dia dos Pais tem tudo para ser incrível, se você aposta em referências que lembrem boas memórias. Agora, você já sabe que a data é comemorada mundialmente, com o mesmo desejo de aquecer o comércio e oferecer momentos afetivos para ficar na história da família.
Se você gostou do conteúdo e quer receber outros assuntos como este, assine agora a nossa newsletter!