Felizmente, o cuidado com a saúde mental tem estado bastante em alta ultimamente. E manter uma rotina saudável e equilibrada é uma das principais formas de conquistar essa condição. Por isso, a fotografia pode ajudar, se tornando o hobbie ideal para o seu bem-estar emocional.
Quer saber mais sobre como se beneficiar dessa combinação incrível? Então, cola com a gente e não perca nenhuma dica sobre o assunto. Aproveite!
Tirar fotos proporciona momentos de lazer e descontração
Você já teve a oportunidade de vivenciar uma experiência em que você e seus amigos ou familiares faziam várias brincadeiras enquanto registravam momentos descontraídos e engraçados entre vocês? Esse é um dos principais exemplos de momentos espontâneos que merecem registro.
Além disso, são ótimas oportunidades de proporcionar momentos de lazer. Aqueles almoços em família, a festinha de aniversário do seu amigo, o primeiro ano da sua priminha, a viagem de férias e vários outros. Afinal, são todos momentos importantes e que merecem ficar marcados.
Sair para fotografar ajuda a manter a mente ocupada e saudável
Você também pode encarar a fotografia como um hobbie importante na sua agenda. Se você marca academia duas vezes na semana, por exemplo, por que não marcar um dia para sair e registrar partes específicas da cidade?
A verdade é que isso pode proporcionar experiências incríveis. Primeiramente porque permite que você ande por aí sem um objetivo muito específico, descobrindo lugares e ocupando sua mente. Segundo porque faz com que você preste atenção em partes da cidade que geralmente passam despercebidas pelos olhos dos outros.
Em algumas ocasiões, talvez você até consiga registrar alguma cena bonita entre as pessoas ou encontre alguém disposto a ser fotografado por você. Isso pode ser realmente revigorante, além de ser uma ótima maneira de interagir com o local em que você vive e com as pessoas que também moram ali.
Olhar as fotografias estimula a memória de bons momentos
Apesar da nostalgia, ver fotos antigas também pode ajudar a nos sentirmos melhores e relembrar boas ocasiões e sentimentos. Isso é importante para valorizarmos nossa história e criarmos um senso de gratidão sobre tudo o que já foi vivido e conquistado.
Portanto, não tem nada de errado em abrir aquela caixa velha e empoeirada, cheia de fotografias antigas suas e da sua família. Nem mesmo aproveitar para revisitar a galeria do seu celular ou postagens antigas do seu feed. Tudo isso é parte de quem você é.
Fotografar estimula a aprender sempre algo novo
Ter na fotografia um hobbie também é uma maneira de colocar a sua cabeça para trabalhar a seu favor. Então, se você realmente gosta do assunto, talvez também se interesse por aprender sempre alguma coisa nova.
Quando se trata de aprender fotografia, sempre há algo diferente — desde enquadramentos, dicas de edição, iluminação, programas novos, equipamentos diferenciados etc.
Existe muito conteúdo e material disponível para ser explorado na teoria e, depois, experimentado na prática. Então, podemos dizer que isso também fará bem para a sua mente.
Ter essa motivação extra ajuda você a sair do lugar. E isso pode ser levado para outros aspectos da sua vida. Por exemplo: a fotografia ajuda você a olhar para as coisas de forma mais detalhada, procurando uma oportunidade em cada pequeno local ainda inexplorado.
Se você consegue encontrar essa motivação para fazer os seus registros, você também pode desenvolver uma mentalidade apta para procurar sempre uma oportunidade nas diferentes circunstâncias da sua vida, não é mesmo?
Prestar atenção ao mundo à sua volta desenvolve o mindfulness
Você já ouviu falar em mindfulness? Trata-se do estado de atenção plena, exatamente aquele mesmo que você encontra quando está procurando algo para registrar. Você olha para uma cena e começa a buscar recortes específicos dela, seja porque contam histórias, seja porque trazem beleza ao lugar.
Essa capacidade de entrar em um ambiente totalmente novo observando cada detalhe da sua composição exige essa atenção plena, detalhada e paciente. Esse estado pode fazer muito bem para a sua saúde mental. Afinal, quem disse que para evitar a sobrecarga sensorial é preciso necessariamente meditar?
Você pode fazer isso reproduzindo um registro cuidadosamente pensado sobre um momento único. Por um outro ponto de vista, antes de ser olhada, a fotografia precisa ser sentida. E é esse sentir que ajuda a desenvolver a sua saúde mental.
Registrar recortes dá a você mais perspectiva
Quando você olha para uma cena em um espectro geral, todas as informações que compõem aquela imagem são apenas detalhes inseridos ali. Mas quando você muda o seu ponto de vista e aumenta a perspectiva sobre um ponto específico, então, tudo se transforma.
Você tem a oportunidade de criar, a partir da fotografia, uma história única baseada no seu próprio ponto de observação. E isso não precisa ser algo muito elaborado, desde que seja verdadeiro para você. A vista da sua janela, por exemplo, é algo irrisório e que está lá todos os dias. São só casas atrás de mais casas. Mas quando você registra do seu ponto de vista, elas passam a estar repletas de significado.
Então, de certa forma, as fotografias são construídas a partir de um momento de introspecção, que é o seu exercício particular de perceber o que você quer mostrar. Só aí é que ela se externaliza, ganhando forma e sendo colocada em prática.
Explorar o mundo através das lentes gera descobertas
Se você tivesse a oportunidade de ver o mundo apenas pelas suas lentes, ele seria exatamente como é visto através dos seus olhos? Provavelmente não. E é por isso que fotografar também é uma maneira de criar um mundo só seu, que só você enxerga.
Isso pode gerar muitas descobertas, desde perceber detalhes que sempre estiveram ali, mas que nunca chamaram a atenção, desde perceber as possibilidades de explorar novos lugares, novas experiências, novas histórias.
Por isso, sua saúde mental agradece sempre que você se desafia nessa nova aventura. Se você está começando, a fotografia pode parecer impossível ou, pelo menos, muito difícil. Mas isso é o que tira você da zona de conforto e o coloca em movimento. Se você já é um praticante, pode usar seus conhecimentos como base para desafios cada vez maiores.
Se você gostou do que viu por aqui, por favor, não deixe de compartilhar este post sobre fotografia e saúde mental nas suas redes!