53098668_2213416142055265_7983908474536853504_n

Como a Fujifilm se tornou verde

Fujifilm

23 dezembro 2020

Embora a Fujifilm tenha ficado famosa pela suas embalagens de filme verde, a empresa não utilizou uma paleta de cores consistente desde o início. Pelo contrário, inicialmente, a Fujifilm usou a cor laranja e amarelo como principais cores dos rolos de película. Foi apenas em 1958 que a Fujifilm decidiu optar por uma imagem de marca uniforme e escolheu o verde como cor emblemática da empresa.

Obviamente, a película fotográfica não é um produto que se possa abrir e experimentar antes da compra. Pelo que a escolha do fotógrafo cinge-se à confiança depositada na marca. A embalagem da película é o seu “rosto”, fazendo o melhor para transmitir esta confiança e a embalagem da Fujifilm na década de 50 podia ser melhorada nesta área. a escolha de uma cor essencial poderia ajudar inequivocamente na distinção da oferta da empresa da oferta da concorrência. Simultaneamente, a embalagem devia estabelecer uma distinção eficaz entre a película a cor e a película a preto e branco, bem como indicar inequivocamente a sensibilidade, bem como outros parâmetros importantes. Assim, qualquer cor distintiva deveria harmonizar bem com as cores que traduziam essas diferenças, facilitando a escolha da película.

image

Na década de 50, depois de ter já alcançado um enorme sucesso no Japão, a Fujifilm procurava também replicar esse mesmo sucesso nos outros continentes. Para tal, a Fujifilm precisava de uma imagem forte e distinta, tendo investigado e considerado diversas cores distintivas como candidatas. A resposta obtida pela Fujifilm foi o verde, pelos seguintes motivos:

  • O verde transmite uma imagem luminosa e positiva. Com uma imagem jovem, era especialmente apropriada para a Fujifilm na              época, visto que a empresa estava a crescer e a envolver-se em novas iniciativas. O verde intenso da Fujifilm obtinha também um aspeto fantástico nos revendedores e revelou-se eficaz na promoção de vendas.
  • O estudo de mercado da Fujifilm revelou que o verde agradou a uma grande maioria das pessoas e que poucas foram as que não gostaram. É importante referir que o verde foi considerado uma cor positiva e atrativa num vasto número de países e culturas.
  • Além disso, foi considerado que o verde tem o potencial de, nos mercados globais, proporcionar uma sensação de criatividade, ajudando assim a reforçar uma imagem de marca sólida e apropriada.

Ao atualizar os designs das embalagens, a Fujifilm utilizou primeiro o novo verde nas caixas exteriores das películas a cores de 8 mm e 16 mm, tendo realizado um posterior estudo de mercado. De seguida, no outono de 1958, a Fujifilm começou a transformar as embalagens de todas as películas em verde, começando pela película a cores padrão.

Posteriormente, a Fujifilm e a cor verde ficaram cada vez mais ligadas nas mentes dos fotógrafos amadores e profissionais, o que ajudou a alicerçar uma sólida imagem empresarial. A escolha e a implementação desta cor de imagem de marca revelaram ser as decisões de marketing mais bem sucedidas na história da Fujifilm.

# Categorias:

# Tags:

MAIS NOTÍCIAS

VER MAIS

Descubra onde pode ser aplicada a inteligência artificial na saúde

A inteligência artificial é um recurso que tem aumentado consideravelmente a eficiência de muitos negócios. Ela vem sendo cada vez mais incorporada à a área…

Prêmio RedDot Winner 2021

Red Dot Design 2021: Fujifilm bate recorde com 29 produtos vencedores

Quando falamos de soluções completas, falamos em produtos com inovação de design, funcionalidade, ergonomia, ecologia e durabilidade. Estes são requisitos fundamentais para o desenvolvimento de…

distribuidora quimagraf químicos e chapas offset: Mãos dadas fechando negócio e descrição na imagem: Quimagraf + Fujifilm, uma parceria de sucesso

Nova distribuidora de chapas e químicos offset – Quimagraf, a nova parceria da Divisão Gráfica Fujifilm

A Quimagraf foi selecionada para ser a distribuidora oficial da marca Fujifilm para o segmento de chapas de impressão e produtos químicos para o mercado…

Escolha sua área de interesse e acompanhe as novidades da Fujifilm Brasil

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!