aparelho de ultrassonografia

Como escolher o aparelho de ultrassonografia ideal para sua clínica?

Fujifilm

09 fevereiro 2021

O aparelho de ultrassonografia é um método de imagem pouco invasivo, sem emissão de radiação, frequentemente utilizado para diagnósticos, avaliações, auxiliar na decisão de conduta e guiar procedimentos invasivos. É realizado em hospitais e clínicas de diagnóstico por imagem.

O ultrassom pode auxiliar profissionais de saúde na execução de procedimentos. Como no caso do anestesista, que pode utilizar o ultrassom para guiar a agulha para o ponto correto no paciente, além de diminuir a probabilidade de intercorrências por parte do profissional, o equipamento possibilita segurança ao paciente. 

 

Para diagnósticos e tratamentos mais precisos, é necessário definir algumas características do aparelho de ultrassom de acordo com a sua rotina.

Por ser um exame inofensivo para o corpo, o uso do ultrassom é amplo. Pode ser aplicado em crianças e gestantes, o que o torna uma opção prioritária para exames diagnósticos e também para o pré-natal. 

O exame pode ser aplicado para acompanhamento de órgãos internos, como fígado, coração, rins, tireoide, vasos sanguíneos, estômago, entre outros. Para mulheres, o exame de ultrassom transvaginal ainda analisa a saúde de ovários, útero e colo uterino. Em homens, a aplicação pode ser feita na área de urologia, como para avaliação do fluxo sanguíneo dos testículos ou tumores na região, dentre outros. Ainda, órgãos externos como olhos, músculos, tendões e a pele podem ser avaliados através da ultrassonografia. 


ultrassom portátil fujifilm sonosite edgeii

 

Saiba como o ultrassom portátil Fujifilm Sonosite Edge II pode contribuir para a sua rotina veterinária.

 


Confiabilidade comprovada

Aparelho de ultrassonografia: qual o melhor?

A resposta para esta pergunta é simples: aquele que atende melhor a sua demanda. Compreender as especificidades de cada equipamento é fundamental  na hora de escolher qual o aparelho ideal para as suas necessidades. 


Para compreender melhor o desafio na compra de um aparelho de ultrassonografia, é importante pensar nas respostas para algumas perguntas:

 

  • Quais os tipos de aparelhos de ultrassonografia?
  • Qual aparelho de ultrassom escolher de acordo com minha especialidade? 

 

  1. Quais os tipos de aparelho de ultrassonografia?

Temos diversos tipos de equipamentos de acordo com as necessidades de cada especialidade. O aparelho de ultrassonografia pode ser portátil, podendo ser transportado para mais de um local de atendimento, assim como  pode ser de plataforma fixa  sendo utilizado em um mesmo local do ambiente hospitalar, além destas diferenças de mobilidade, há questões relacionadas aos transdutores. Abaixo, listamos alguns modelos de transdutores:

 

Transdutor curvo: é o modelo feito para exames de órgãos internos, como rins, útero, ovários, vesícula, fígado, intestino e estômago.

 

Transdutor linear: neste modelo são examinados órgãos superficiais, como tireoide, mamas, testículos, músculos e tendões, pele. É um modelo bastante presente no mercado brasileiro e tem utilização ampla em diversas especialidades. 

 

Transdutor endocavitário: possibilita o exame de órgãos internos. Pode ser usado através de vias artificiais, por meio de cirurgias, ou pelas vias naturais do organismo, como esôfago, vagina e reto. É muito utilizado pelos ginecologistas, urologistas e obstetras. 

 

Transdutor setorial: este transdutor pode ser usado para exames de órgãos internos, como coração e pulmões. É uma variação do transdutor linear, mas com frequência específica para a cardiologia. 

 

Transdutor microconvexo: seu uso é geralmente focado para exames pediátricos ou  veterinários. 

 

  1. Qual aparelho de ultrassom escolher de acordo com minha especialidade? 

A compra de um aparelho de ultrassonografia é um investimento a longo prazo. Também, devido à toda tecnologia envolvida no produto, o custo é alto. Por isso, é importante pensar sobre como fazer a escolha certa e encontrar o equipamento que melhor atenda às suas necessidades. 

É importante pensar sobre quais exames serão realizados e qual software disponível no equipamento. Além disso, ergonomia, ajuste de altura, painel e tamanho do monitor também são fatores que podem influenciar no momento da opção por um aparelho. 

Criamos um breve guia para te orientar sobre a escolha do aparelho de ultrassonografia certo para você:

 

  1. Identifique seus usos: é muito importante saber para quais exames você vai precisar do seu aparelho de ultrassonografia. A decisão sobre este ponto é a principal de todo o processo de escolha. Ela será usada em uma mesma sala ou será compartilhada entre múltiplos profissionais? O uso é para apenas uma especialidade?

 

  1. Defina seu orçamento: quando você começa a pesquisar um novo aparelho de ultrassom, é importante compreender quanto você pretende gastar. O aparelho de ultrassonografia é um investimento alto. Por isso, é fundamental avaliar com segurança as opções do mercado.
  2. Verifique certificações: É importante verificar se o aparelho possui certificação do Inmetro ou certificações ISO. É a garantia de que seu aparelho respeita todas as determinações técnicas necessárias. 

 

  1. Pense sobre softwares, características e exames: uma vez identificado o uso, você pode definir quais características específicas são importantes para você. 

 

Definindo adequadamente a finalidade do seu equipamento de ultrassonografia,   o próximo passo é a escolha do modelo.
Caso  o equipamento seja para uso compartilhado com equipes multidisciplinares ou multi-especialidades, considere modelos versáteis .

Aqui, trazemos uma lista de alguns dos aparelhos de ultrassonografia da Fujifilm Sonosite que podem ser a solução exata para os exames da sua especialidade:

 

Sonosite M Turbo

Caso seu uso exija qualidade de imagem impressionante, o Ultrassom Portátil Sonosite M-Turbo pode ser o aparelho que você precisa. As imagens são de alta resolução, e ele é versátil para imagens abdominais, neuro, vasculares, cardíacas, além de acesso venoso, pélvica e superficial. 

O aparelho de ultrassom tem alta resolução de contraste e claro delineamento de tecido.  Este equipamento de ultrassom permite que você visualize detalhes, melhorando a sua capacidade de diferenciar estruturas, vasos e patologias.


Sonosite Edge II

O Sonosite Edge II é portátil e versátil. Ele eleva o desempenho dos aparelhos e transdutores, aumentando a penetração e a resolução do contraste graças a exclusiva tecnologia DirectClear. e possível adicionar  cabo blindado para proteção dos transdutores. 

A interface é fácil de usar e tem acesso intuitivo a funções usadas com frequência. Seu painel selado, reduz o risco de acúmulo de sujidades e a penetração de líquido, favorecendo a antissepsia e o controle de infecções. O visor possui revestimento antirreflexo para o mínimo de ajustes durante a visualização. 

Indicado  para imagens  de: abdominal, mama, cardiologia, ginecologia, pulmão, musculoesquelético, neonatal, nervo, obstetrícia, oftálmico, orbital, pequenas partes, superfície, TCD, arterial, venoso obstetrícia/ginecologia, radiologia, vascular, cirurgia, veterinária, saúde da mulher.

 

Sonosite SII

A velocidade e a durabilidade do Sonosite SII fazem dele o aparelho perfeito para profissionais de anestesia e trauma. As imagens são extremamente nítidas, em uma tela antirreflexo de alta visibilidade e amplo ângulo de visão. 

A interface de tela é adaptativa e intuitiva, com um menu orientado para médicos. O aparelho utiliza a tecnologia DirectClear, com produção de imagens com maior penetração e contraste. Com o SII, você pode alternar facilmente entre transdutores e tipos de exames, com apenas um toque na tela.

 

Projetados originalmente para atender aos exigentes padrões de qualidade militar e atuar em condições adversas como campo de batalha, desenvolvemos características diferenciadas para point-of-care, com interface amigável e intuitiva, resistente a temperaturas extremas e  quedas de até 91,4 cm. 

 


 

Por que escolher a Fujifilm Sonosite para VET?

Saiba como nosso foco em durabilidade, confiabilidade, facilidade de uso e educação ajuda a oferecer o melhor atendimento aos seus paciente pequenininhos ou grandões. Continue lendo…

MAIS NOTÍCIAS

VER MAIS
aparelho de ultrassom portátil

Aparelho de ultrassom portátil: como funciona essa tecnologia?

A maioria das pessoas, em algum momento, já realizou alguma ultrassonografia e experimentou os benefícios de um diagnóstico preciso por imagem. Embora seja comumente associado…

Ultrassom na terapia intensiva: entenda a importância

O uso do ultrassom portátil na terapia intensiva proporciona precisão, rapidez e mobilidade: três características que fazem toda a diferença em um atendimento de emergência….

Diagnóstico de ultrassom para veterinário equino

Ultrassom portátil ideal para veterinário equino com imagem aprimorada através das inovações do transdutor, inéditas da indústria, como o DirectClear™. Conta com painel selado e touchpad,…

Escolha sua área de interesse e acompanhe as novidades da Fujifilm Brasil

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!