ultrassom portátil na terapia intensiva

Ultrassom na terapia intensiva: entenda a importância

Fujifilm

03 junho 2022

O uso do ultrassom portátil na terapia intensiva proporciona precisão, rapidez e mobilidade: três características que fazem toda a diferença em um atendimento de emergência. É por isso que o equipamento está cada vez mais presente nas UTIs, seja para auxílio no centro cirúrgico, seja para situações de trauma, choque ou paradas cardiorrespiratórias.

Neste texto, explicamos um pouco mais sobre os usos dos exames de imagem nos procedimentos de emergência, além de comentar sobre os benefícios do aparelho portátil. Confira!

O que é e para que serve um aparelho de ultrassom?

O aparelho de ultrassom reproduz em tempo real a imagem de órgãos, tecidos e outras estruturas. Com ele, é possível examinar o corpo de forma prática, precisa e minimamente invasiva, o que faz dele um equipamento muito importante em rotinas médicas.

Ele pode ser de dois tipos:

  • transportável — é um aparelho maior e que depende de instalação técnica;
  • portátil — como o nome indica, trata-se de um equipamento ainda mais prático, leve e que não exige instalação.

Muito utilizado em exames diagnósticos e de rotina, o aparelho de ultrassom também é um grande aliado nas unidades de terapia intensiva. Justamente por fornecer imagens em tempo real, ele é utilizado por emergencistas e intensivistas como forma de auxílio no atendimento de pacientes com enfermidades graves.

Quais são os usos do aparelho de ultrassom na Medicina Intensiva?

Existem muitas possibilidades de uso do aparelho de ultrassom na Medicina Intensiva. Veja algumas delas:

  • auxílio visual para intubações, punções e colocação de acessos;
  • suporte para realização de bloqueios anestésicos;
  • visualização de derrames pericárdicos e pleurais;
  • identificação de ascites;
  • verificação de fluxo transcraniano;
  • classificação de choque no protocolo RUSH (Rapid Ultrasound in Shock);
  • diagnóstico da causa de paradas cardiorrespiratórias, entre outras.

Como o aparelho faz diferença no tratamento?

Com o auxílio visual de alta nitidez e em tempo real, as equipes de emergência têm mais segurança para definição de condutas rápidas e precisas, muitas vezes essenciais para preservar a vida de pacientes da UTI. Além disso, o aparelho de ultrassom ajuda a evitar intercorrências e a guiar procedimentos de alto risco.

Quais são os benefícios do ultrassom portátil na terapia intensiva?

Por se tratar de uma opção leve e de fácil transporte, a ultrassonografia portátil é a ideal na terapia intensiva. Com a facilidade de carregá-lo, é possível utilizar esse equipamento até mesmo para examinar pacientes sem precisar locomovê-los, o que favorece o atendimento e ajuda a evitar complicações.

Em atendimentos de emergência, um exame imediato e com imagens de alta resolução faz toda a diferença na decisão de condutas por parte da equipe de terapia intensiva. Em caso de acidentes, por exemplo, o aparelho possibilita a procura por uma hemorragia interna, acelerando o diagnóstico e o tratamento.

Como você viu, o aparelho de ultrassom portátil na terapia intensiva é um grande exemplo de como os avanços tecnológicos estão a serviço da vida. Com ele, as equipes não ficam limitadas aos exames de imagem à beira do leito do paciente, além de terem um auxílio visual de grande relevância para o sucesso de procedimentos de emergência.

Aproveite que está por aqui e entenda como o diagnóstico preciso pode ajudar no tratamento do paciente!

MAIS NOTÍCIAS

VER MAIS

Descubra onde pode ser aplicada a inteligência artificial na saúde

A inteligência artificial é um recurso que tem aumentado consideravelmente a eficiência de muitos negócios. Ela vem sendo cada vez mais incorporada à a área…

Entenda a importância da tecnologia em gestão hospitalar

A saúde é uma área bastante delicada, que admite poucos erros e requer processos ágeis e precisos. Com isso, os gestores do setor precisam estar…

Conheça o significado das numerações da classificação BI-RADS™

Quando você precisa fazer algum exame como ultrassonografia, ressonância magnética ou mamografia, existe uma classificação responsável por categorizar eventuais lesões que possam ser identificadas. Ela…

Escolha sua área de interesse e acompanhe as novidades da Fujifilm Brasil

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!