Tirar fotos bonitas e que tenham uma imagem mais próxima possível da realidade é o sonho de todos os fotógrafos. Mas nem sempre tudo sai conforme o planejado. Por vezes, o profissional busca por tons mais claros ou escuros, e se depara com algumas dificuldades.
Por isso, o histograma na fotografia serve para auxiliar na obtenção de um bom resultado. Por meio, dessa poderosa ferramenta, é possível tornar essa tarefa mais simples.
Nunca ouviu falar sobre essa técnica e está se perguntando o que é histograma? Neste post, daremos explicações sobre o assunto para que você tenha lindas imagens para mostrar aos seus clientes. Continue a sua leitura e confira!
O que é histograma na fotografia e qual sua função?
O histograma nas fotografias é uma espécie de gráfico que revela para o profissional a intensidade nas altas e baixas luzes de uma foto. Tendo as informações em mãos, a ferramenta auxilia na hora de procurar a melhor exposição para a fotografia.
Por várias vezes, o fotógrafo pode pensar que as suas imagens estão perfeitas — quando, na verdade, elas estão com falta ou excesso de luminosidade. Nesses casos, é necessário usar o histograma para que tudo fique perfeito.
Vale ainda salientar que, com o histograma, é possível corrigir com facilidade esse problema, além de medir as tonalidades de cinza e saber qual é o tipo de luz presente, assim como se ele está suave demais ou muito brilhante.
Pode-se dizer que não existe um histograma padrão, para que todos possam usar. Afinal, as fotos podem ter muitos tons médios (Avarage Key), além de tonalidades claras (High Key) ou escuras (Low Key), o que determinará e mudará a leitura do gráfico.
Sendo assim, o ideal é procurar por um bom gráfico e utilizá-lo tanto no momento de bater as fotos, quanto na hora da pós-produção das imagens.
Ele auxilia a:
Corrigir erros
Usando o histograma nas fotografias, é possível corrigir os erros de luminosidade antes de repassar as fotos aos clientes, parentes ou amigos. Além disso, ao utilizar essa técnica, haverá menos chances de as imagens capturadas ficarem escuras ou super expostas.
Tudo o que você precisa, portanto, é analisar o gráfico e usá-lo a seu favor.
Medir as tonalidades cinza
Como ele serve para avaliar as tonalidades de cinza encontradas nas fotos, essa é uma das maiores vantagens de usar o histograma. Com ele, é possível obter imagens mais claras ou mais escuras, dependendo do seu objetivo.
Verificar o tipo de luz
Outro benefício encontrado pelos profissionais que utilizam essa ferramenta é a possibilidade de verificar o ponto de luz. Dessa maneira, é mais simples para identificar se a luz é mais suave ou mais dura, e se ela está perfeita para as imagens almejadas.
Como ele pode ser útil no trabalho?
É possível ver o histograma em diversas câmeras manuais, assim como em algumas das câmeras digitais. Tal gráfico pode ser acessado clicando em “mais informações” na imagem que foi capturada pelo equipamento, quando você estiver batendo as fotos. Na hora da pós-produção, é possível encontrar essa opção na aba “histograma” — ou “histogram”.
Ele pode ser muito útil para conseguir obter imagens repletas de beleza, deixando as fotos ainda mais nítidas e esbanjando a beleza dos lugares onde elas foram tiradas.
Para entender melhor o gráfico, você pode pensar em um local cheio de montanhas, envoltas por um retângulo. A leitura pode ser feita da esquerda para a direita, pois o gráfico possui cerca de 256 tonalidades de luminosidade. O zero significa preto, e quanto maior o número, mais clara será a imagem. Sendo assim, os tons mais claros variam de 128 a 255. Já os mais escuros ficam entre o 0 e 127.
Identificando os números do gráfico, resta apenas entender o histograma. Veja abaixo como interpretar esse tipo de tecnologia!
Como interpretar o histograma na foto?
Diferentemente do que algumas pessoas pensam, interpretar o histograma nas fotos não é uma tarefa difícil de ser realizada. A facilidade está relacionada ao fato de que o gráfico mostra para o fotógrafo a quantidade de luz e sombra que existem em uma determinada imagem. Isso parece simples, não?
Do lado esquerdo do gráfico, o fotógrafo encontra a real quantidade de pixels escuros — ou seja, os pontos pretos das fotografias. Já no meio, estarão os tons de cinza e, no lado direito, os pontos claros ou brancos.
Como a maioria das máquinas fotográficas são reguladas para captar fotos que não sejam nem muito escuras e nem muito claras, as imagens têm a tendência de ficarem medianas. Sendo assim, pode-se dizer que existe a opção de selecionar o modo automático, e a câmera poderá regular a luminosidade sozinha — sem que você precise se preocupar tanto com essa função.
Mas, independentemente do local onde você estiver captando as imagens, saiba que é extremamente importante checar o histograma. Isso servirá para ter a certeza de que tudo estará certo nas suas fotografias — entendendo se há falta ou excesso de luz, para obter uma melhor qualidade em todas as capturas.
Agora que você já sabe o que é histograma na fotografia, não deixe de analisar essa função logo na primeira foto que tirar em um ensaio fotográfico. Dessa forma, todas as outras imagens obtidas estarão nítidas e muito bonitas. Além disso, não deixe de selecionar a função de suavização facial, para que todas as pessoas sintam-se ainda mais bonitas nas fotos feitas por você!
Gostou do nosso post sobre o histograma nas fotos? Compartilhe-o nas redes sociais e permita que seus amigos tenham acesso a essas informações!