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Campanha Novembro Azul: como a radiologia contribui na prevenção

29 novembro 2023

Os médicos têm um papel importante na campanha Novembro Azul. Eles podem conscientizar os pacientes sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e encorajá-los a realizarem os exames preventivos.

Além disso, os profissionais, ajudam a quebrar o tabu sobre esse tipo de câncer e a fornecer informações sobre a doença, auxiliando os pacientes a escolherem o tratamento mais adequado para o problema. Desse modo, a campanha Novembro Azul é uma iniciativa de conscientização e conta com a participação de diversos atores da sociedade.

Quer saber mais como a radiologia atua nessa prevenção? Continue a leitura do artigo para melhorar o seu diagnóstico!

O que significa Novembro Azul?

O azul é a cor símbolo da campanha Novembro Azul. Ele foi escolhido por estar associado à masculinidade e à força. Ainda, é a tonalidade do céu e do mar, que representam a esperança e a cura. Mas como esse tema surgiu?

A campanha surgiu em 2003, na Austrália. A ideia era chamar a atenção para o câncer de próstata, que é a segunda causa de morte por câncer entre os homens naquele país. A ação foi um sucesso e, logo, se espalhou para outros locais.

Durante esse mês são trabalhadas diferentes vertentes para que os homens possam cuidar melhor de sua saúde, sem preconceitos. Confira, abaixo, mais detalhes sobre a campanha Novembro Azul!

Prevenção

O diagnóstico precoce é a melhor forma de combater o câncer de próstata. Por isso, é importante que os homens acima dos 45 anos façam exames regulares, como o toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Ações

Durante o mês de novembro são realizadas diversas ações para conscientizar os homens sobre o câncer de próstata. Elas incluem palestras, rodas de conversa, distribuição de panfletos e eventos esportivos, mutirão de consultas etc.

Importância

A campanha Novembro Azul é importante porque ajuda a quebrar o preconceito sobre o câncer de próstata. A doença ainda é um tabu entre os homens, o que dificulta o diagnóstico precoce e o tratamento. A ação busca conscientizá-los sobre a prevenção e o tratamento adequado desse tipo de doença.

Qual é a relação do tabu com a campanha Novembro Azul?

Existe um tabu sobre o câncer de próstata, principalmente entre os homens mais velhos. Isso ocorre porque a doença é associada à idade e à impotência sexual. Nesse caso, muitos têm medo de procurar ajuda médica porque não querem ser vistos como fracos ou impotentes.

A campanha Novembro Azul ajuda a quebrar esse tabu. Ela ressalta que o câncer de próstata é uma doença grave, mas que pode ser curada se for diagnosticada precocemente. Ainda, mostra que os homens não devem ter medo de procurar ajuda médica.

Qual é o índice de câncer de próstata no Brasil?

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer com maior incidência entre os homens no Brasil. Há uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer que entre o triênio de 2023 a 2025 os números cheguem a 704 mil novos casos aqui. Sendo esses 70% nas regiões sul e sudeste.

Essa estimativa serve para nortear o planejamento e a gestão da área oncológica para as ações de política pública no país nos próximos anos.

Como a radiologia ajuda na prevenção na campanha Novembro Azul?

A radiologia é uma área da medicina que usa imagens para diagnosticar e tratar doenças. Inclusive, ela atua na prevenção do câncer de próstata de diversas formas. Por exemplo, a ultrassonografia transretal pode ser usada para detectar alterações na próstata que podem ser um sinal de câncer. A ressonância magnética também deve ser utilizada para detectar o câncer de próstata em estágios iniciais.

Aliás, ainda é empregada para monitorar a resposta ao tratamento do câncer de próstata. Além disso, a tomografia computadorizada verifica se o câncer se espalhou para outros órgãos. A ressonância magnética também analisa se a doença está respondendo ao tratamento.

Logo, a radiologia é uma ferramenta valiosa para a prevenção e o tratamento do câncer de próstata, já que detecta a doença em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz. Também monitora a resposta ao tratamento e verifica se o câncer não se espalhou para outros órgãos.

Aqui estão alguns exemplos de como a radiologia pode ser usada na prevenção e no tratamento do câncer de próstata:

  • ultrassonografia transretal: é um exame de imagem que usa ondas sonoras para criar imagens da próstata. É indicada para detectar alterações na próstata que podem ser um sinal de câncer;
  • ressonância magnética: é um exame de imagem que usa ondas magnéticas para criar imagens do corpo. Nesse caso, avalia se o câncer de próstata está em estágios iniciais;
  • tomografia computadorizada: é um exame de imagem que usa raio-X para criar imagens do corpo com objetivo de verificar se o câncer se espalhou para outros órgãos.

É importante notar que a radiologia não é uma ferramenta de diagnóstico definitiva, apesar de participar do processo de avaliação. Assim, o diagnóstico conclusivo do câncer de próstata é feito por um patologista, que examina uma amostra de tecido da próstata.

Quais exames podem detectar o câncer de próstata?

Além dos já citados acima, ainda há outros exames que podem detectar o câncer de próstata. Veja abaixo:

  • exame de toque retal: é feito por um médico especializado, que verifica o tamanho da próstata por meio do toque;
  • dosagem de PSA: exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico (PSA);
  • ultrassom: mostra possíveis alterações no tamanho de próstata e identifica alterações em sua estrutura.

Como você viu, a campanha Novembro Azul é uma iniciativa importante para conscientizar os homens sobre o câncer de próstata. Assim, essa ação ajuda a quebrar o tabu sobre a doença e incentiva a população a buscar ajuda médica e realizar exames preventivos.

Se você é médico e está interessado em saber mais sobre como a radiologia pode ajudar na prevenção do câncer de próstata, entre em contato conosco. Temos o prazer de responder às suas perguntas e fornecer mais informações sobre os nossos produtos e serviços!

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