Healthcare

Entenda a evolução da Enfermagem e a importância dela na medicina

Entenda a evolução da Enfermagem e a importância dela na medicina
Entenda a evolução da Enfermagem e a importância dela na medicina

A equipe de Enfermagem é indispensável dentro da estrutura de serviços de saúde. São os enfermeiros que mantêm o contato direto com os pacientes, administrando os medicamentos, monitorando sua melhora, intermediando a relação entre a equipe médica e a família e assim por diante. Por isso, é crucial entender a evolução da Enfermagem na participação dos serviços médicos.

Neste post, você terá a oportunidade de entender melhor a relevância dessa profissão dentro de clínicas e hospitais, além de conferir dicas imperdíveis sobre como proporcionar a devida valorização aos profissionais de Enfermagem. Gostou da ideia? Então, aproveite o conteúdo!

Como foi a evolução da Enfermagem?

A Enfermagem não é uma profissão tão antiga quanto costumamos imaginar. Para se ter uma ideia, há apenas dois séculos os cuidados que hoje são de responsabilidade desses profissionais eram atribuídos a religiosos, que acreditavam que cuidar dos enfermos era uma vocação que os fazia evoluir espiritualmente.

Foi só algum tempo depois que as primeiras enfermeiras “especializadas” começaram a atuar junto aos soldados feridos nas guerras. Apesar da infraestrutura improvisada e das péssimas condições sanitárias em que as enfermarias eram montadas, a recuperação desses indivíduos passou a ser cada vez melhor.

Em 1860, surgiu a primeira Escola de Enfermagem, em Londres. A partir dali, começaram a ser adotados métodos científicos de cuidados com os pacientes, o que provocou uma notável melhora nos quadros dos pacientes internados. No Brasil, no entanto, a Escola de Enfermagem só chegou em 1923.

Foi graças a esses passos iniciais que a Enfermagem teve a oportunidade de evoluir e se tornar reconhecida como é hoje. Com os devidos cuidados dos pacientes nos pós-operatório e nas internações para tratamentos de doenças, a mortalidade de enfermos diminuiu bastante.

Hoje, os enfermeiros já são profissionais essenciais na rotina de qualquer hospital. Eles compõe a equipe de frente no cuidado e na intervenção aos internados, diminuindo a incidência de complicações, prevenindo doenças hospitalares, preparando equipamentos como o ultrassom portátil e assim por diante.

Para o futuro, podemos esperar uma profissão insubstituível e que continuará sendo valorizada ao longo dos anos. Com o avanço da tecnologia, os enfermeiros só têm a ganhar em termos de eficiência, organização e produtividade na administração da sua rotina. Assim, podem automatizar as funções repetitivas e se dedicar integralmente ao contato humanizado com o paciente.

Por que a Enfermagem é tão importante para a Medicina?

A equipe de Enfermagem é responsável pela grande maioria dos procedimentos que ocorrem de forma direta com o paciente. São eles que atuam ativamente na prevenção de doenças e na promoção da saúde desses indivíduos.

Para isso, uma equipe qualificada de Enfermagem deve ser capaz de:

  • fazer o primeiro atendimento e triagem para encaminhamento para o médico responsável;
  • executar as aferições necessárias para mapear e monitorar o quadro de saúde do paciente;
  • participar diretamente dos programas de bem-estar e prevenção propostos pela instituição de saúde;
  • ministrar treinamentos e palestras informativas na unidade de atendimento;
  • participar dos grupos terapêuticos instituídos na unidade, como grupos de gestantes, idosos etc.

Além dessas funções básicas e rotineiras da profissão, os enfermeiros ainda são peças-chaves em momentos de grande desafio, como ocorreu durante o período de pandemia por Covid-19. Foram esses profissionais que estiveram atuando junto aos pacientes, prestando não só atendimento, como suporte emocional para indivíduos internados em isolamento de seus entes.

Também são eles os principais responsáveis pelas interações na atenção básica à saúde de muitas famílias. Embora a consulta com o médico seja indispensável, o enfermeiro também acaba conhecendo o paciente pelo nome e acompanhando de perto a evolução do caso.

Como valorizar a profissão da Enfermagem no dia a dia?

Que tal conferir algumas dicas para melhorar a valorização da Enfermagem no dia a dia das clínicas e hospitais? Fique de olho e aproveite!

Aborde a valorização da classe

É cada vez mais relevante que os enfermeiros ganhem um lugar de destaque em locais como eventos, congressos, revistas médicas e materiais da área da saúde. Trazer sua experiência e as vivências para o centro das discussões sobre a abordagem humanizada ao paciente é fundamental para a evolução dessa área.

Invista em tecnologia

Uma das maneiras de valorizar e facilitar o trabalho da equipe de Enfermagem é garantindo que os profissionais tenham acesso a ferramentas e dispositivos tecnológicos que agilizem o trabalho no dia a dia. Isso diz respeito à adoção de softwares, distribuição de dispositivos móveis e de prontuários digitais, por exemplo, entre outras soluções.

Ofereça formação continuada

Possibilitar que o profissional de Enfermagem continue se aprimorando ao longo de toda a carreira também é uma maneira de garantir a sua valorização profissional. Por isso, as instituições devem buscar constantemente maneiras de gerar mais qualificação e preparo para essas equipes.

Defenda condições de trabalho adequadas

Também é fundamental que esses profissionais tenham condições de trabalho adequadas. Isso vale tanto para a carga horária cumprida, quanto para a disponibilidade de recursos e equipamentos, para a segurança do ambiente de trabalho e, é claro, para uma remuneração justa, com salários e benefícios atrativos.

Possibilite a participação na tomada de decisão

Dentro de uma equipe multidisciplinar, o enfermeiro deve ter um lugar adequado para propor soluções, fazer contribuições e participar da tomada de decisões sobre o quadro do paciente. Por estar em contato próximo com o público-alvo dos hospitais e clínicas, é importantíssimo que o ponto de vista desses talentos seja considerado.

Como você viu, a evolução da Enfermagem passou por uma longa trajetória e caminha a passos largos rumo à valorização dessa classe de trabalho. Portanto, não se esqueça que é fundamental abordar, inclusive de forma cultural, a valorização dos enfermeiros no ambiente interno da sua instituição de saúde.

Gostou deste conteúdo? Então, você precisa assinar nossa newsletter e ficar por dentro de outros materiais!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários