Healthcare

Exame ultrassom transvaginal: conheça quais doenças é possível diagnosticar

exame ultrassom transvaginal

O exame de ultrassom transvaginal é fundamental para acompanhar a saúde da mulher. De fato, para que ele possa ajudar em diagnósticos mais rápidos, é necessário que as imagens sejam de qualidade e o profissional de saúde responsável pelo procedimento esteja devidamente treinado sobre o que é necessário investigar.

Outro ponto importante é contar com um equipamento que tenha tecnologia focada em trazer uma melhor experiência à paciente, reduzir o tempo de atendimento e permitir um fluxo de trabalho mais organizado e produtivo aos profissionais de saúde envolvidos.

Quer saber mais? Vamos mostrar nesse artigo quais doenças podem ser diagnosticadas com a ajuda do ultrassom transvaginal. Confira!

Como funciona o exame ultrassom transvaginal?

Este exame é solicitado pelo médico para visualizar o órgão reprodutor feminino internamente. A partir disso, é possível identificar alterações em qualquer parte das estruturas da vagina, ovários, útero, trompas e pelve ou até mesmo confirmar uma gravidez. Para realizá-lo são utilizadas ondas sonoras de alta frequência com o objetivo de gerar imagens de qualidade dos órgãos internos femininos.

O que é possível diagnosticar ou identificar com esse exame?

O exame de ultrassom transvaginal é muito eficiente no diagnóstico de diversos tipos de doenças. Entre as principais estão a endometriose — fazer o controle de ovulação — pólipos dentro da cavidade uterina, infecções, cistos, miomas, gravidez nas trompas ou fora da cavidade do útero e, até mesmo, tumores de ovários.

Logo no início da gestação, o exame de ultrassom transvaginal é muito importante para fazer a avaliação da implantação do embrião e estimar o tempo de desenvolvimento da gestão. Além disso, ainda indica quando deve ser feito o primeiro exame morfológico.

Quando é indicado fazer?

Normalmente, a ultrassonografia transvaginal é feita como rotina, exceto em casos em que é preciso avaliar algum sintoma fora do esperado. Também pode ser indicado pelo médico quando há suspeita de doenças ginecológicas, como as mencionadas anteriormente.

O exame ainda é utilizado como uma forma de determinar o tempo de uma gestação de acordo com a medida do comprimento da cabeça às nádegas do feto.

De forma geral, este tipo de medição costuma ser mais preciso do que o cálculo baseado na data da última menstruação. Vale destacar que ter a informação do tempo gestacional com exatidão é muito importante para que seja acompanhado o desenvolvimento do feto ao longo dos nove meses.

Realização do exame ultrassom transvaginal

A realização do exame ultrassom transvaginal acontece de maneira muito simples, principalmente quando o profissional conta com equipamentos de ultrassonografia portátil. Dentro desse cenário, a principal preocupação das pacientes é em relação à dor. Mesmo sendo um procedimento considerado invasivo, o ultrassom transvaginal não costuma causar dor, apenas um ligeiro incômodo.

A realização do exame é feita com a paciente em posição ginecológica —deitada em uma maca com as pernas abertas e os joelhos dobrados. O profissional de saúde responsável pelo procedimento introduz um transdutor com preservativo e lubrificante no canal vaginal.

O equipamento deve permanecer por 10 ou 15 minutos no canal com a possibilidade de se mover para que sejam feitas as melhores imagens ou caso seja encontrado algo que precise de avaliação mais detalhada durante o exame.

Para obter melhores resultados, alguns especialistas orientam a não comer alimentos que causam constipação no dia anterior ao procedimento, pois pode aumentar o desconforto da paciente.

Periodicidade do ultrassom transvaginal?

Os exames de rotina geralmente são solicitados pelo médico anualmente. Já para outras situações, o exame deve ser feito de acordo com a indicação do profissional assistente da paciente.

Agora ficou claro como o exame de ultrassom transvaginal acontece e o que ele possibilita diagnosticar. O mais importante é unir um profissional de saúde capacitado com equipamentos de alta tecnologia que geram imagens eficientes na busca por diagnósticos mais rápidos.

Gostou das informações do artigo? Então entre agora mesmo no site da Fujifilm e descubra todas as tecnologias disponíveis para ultrassom transvaginal.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários