Marketing médico: dicas e boas práticas nas redes sociais
02 agosto 2023
Atualmente, profissionais de todas as áreas utilizam as redes sociais para divulgar o seu trabalho. Com isso, o marketing médico tem crescido também! Para os médicos, planejar e investir em uma estratégia de marketing é uma ótima maneira de alcançar novos pacientes e conquistar relevância e credibilidade.
Porém, embora isso traga inúmeros benefícios para o profissional de saúde, também é preciso seguir as regras do Conselho Federal de Medicina, que, pensando na integridade do paciente e também do médico, delimita o que pode ser publicado ou não.
Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto!
Qual é a importância do marketing médico?
As redes sociais fazem parte da vida da maioria das pessoas e, por isso, todo o conteúdo consumido nessas plataformas pode influenciar os usuários de alguma maneira.
Assim, se antes as pessoas dependiam apenas das indicações de familiares, amigos e conhecidos para escolher um médico, hoje, podem utilizar as redes sociais para conhecer melhor um profissional.
Por isso, produzir conteúdo para as redes sociais como médico pode trazer inúmeros benefícios para o seu trabalho! Confira, a seguir, as principais vantagens:
- atrair novos pacientes: a produção de conteúdo nas redes sociais pode destacar os serviços oferecidos, como consultas especializadas, exames, tratamentos específicos, entre outros;
- construir reputação e credibilidade: quanto mais o profissional fala sobre seu trabalho, mais as pessoas criam uma relação de confiança com ele. Ou seja, sua credibilidade cresce, assim como sua reputação.
- fidelizar pacientes: as redes sociais podem ser utilizadas para compartilhar informações importantes com os pacientes, tais como dicas de saúde e novos tratamentos disponíveis;
- posicionamento no mercado: o marketing pode ajudar o médico a ser reconhecido na sua especialidade, o que é interessante para se diferenciar dos demais profissionais.
O fato é que, independentemente da profissão, divulgar corretamente seu trabalho é essencial para a construção de sua reputação. Porém, vale lembrar que aqueles que não querem essa exposição podem construir outras estratégias de marketing, com a ajuda, inclusive, de agências e assessorias.
Boas práticas e cuidados que os médicos devem ter nas redes sociais
Sendo a Medicina uma área muito importante para as pessoas, o principal ponto ao fazer o marketing médico é prezar pela honestidade e pela integridade do paciente, seja física ou moral.
De acordo com as Resoluções nº 1.974/11 e nº 2.126/15 do Conselho Federal de Medicina, existem alguns pontos que devem ser observados em relação a isso, como:
- para proteger a privacidade e a integridade do paciente, selfies não são permitida nas situações de trabalho e de atendimento;
- o médico não pode anunciar especialidade/área de atuação não reconhecida ou para a qual não esteja qualificado e registrado;
- a publicação de imagens do tipo “antes” e “depois” é altamente desaconcelhada;
- o uso de expressões como “o melhor”, “o mais completo” e “o mais moderno”, por exemplo, referindo-se a características comerciais e mercadológicas também é desaconcelhado;
- o médico também não pode consultar, diagnosticar ou prescrever tratamentos em meios de comunicação em massa, apenas dar informações generalistas, sem indicações específicas de medicamentos, por exemplo;
- toda peça publicitária e perfis profissionais nas redes sociais devem trazer dados como o CRM e o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).
Afinal, o que postar ao fazer marketing médico?
Uma das principais dificuldades para quem quer começar a criar conteúdo nas redes sociais é “o que postar”. Para os médicos, a primeira dica é entender quais são as principais dúvidas do seu público e falar sobre elas.
Além disso, certos tipos de conteúdo têm boa aceitação em perfis de profissionais de médicos, como:
- dicas de saúde: postar dicas simples e úteis sobre como melhorar a qualidade de vida, com foco em sua especialidade, sempre desperta o interesse das pessoas;
- novidades e tratamentos: compartilhar informações sobre novos tratamentos, procedimentos, equipamentos ou tecnologias da sua especialidade. Isso demonstra o interesse em continuar se atualizando;
- notícias: compartilhar notícias relacionadas à saúde que sejam relevantes para os seguidores, como novas pesquisas e descobertas (ou mesmo algo que esteja acontecendo na área da saúde, no geral);
- perguntas e respostas: esse é um dos formatos que mais trazem resultados nas redes sociais, pois os usuários gostam de tirar suas dúvidas, e assim o médico constrói uma boa reputação.
Existem várias maneiras de produzir conteúdo no marketing médico. Vale lembrar também que é preciso sempre acompanhar e entender, com base em dados reais, as preferências do seu público.
Como o médico pode conciliar essa tarefa com a rotina?
Mas como fazer tudo isso em meio à rotina corrida de uma médico, com consultas e plantões? Realmente, pode ser um desafio. Afinal, trabalhar com redes sociais também exige tempo e energia para fazer os conteúdos.
É muito comum que os médicos contratem agências de marketing ou profissionais de social media para criar estratégias específicas e ajudar nas publicações, ideias, edições e mais.
Mas também é possível fazer isso sozinho. A dica é separar um tempo do seu dia, todos os dias, para interagir nas redes sociais, responder a perguntas e comentários e gravar Stories.
Separe um dia da semana para os conteúdos que exigem mais esforço. Por exemplo, você pode gravar vários vídeos curtos de uma só vez para ter o que publicar diariamente. Além disso, o conteúdo dos Stories pode ser transformado em um post para o Feed, Reels, etc.
Além disso, para criar conteúdo de qualidade, o profissional precisa estar sempre atualizado em relação às novidades da área. Portanto, para ficar por dentro dos principais insights, referências, eventos e muito mais, conheça 12 revistas médicas que você precisa acompanhar!
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