Os sistemas de gestão de dados e imagens diagnósticas Fujifilm RIS e PACS (soluções de TI para área da saúde) sempre apoiaram os médicos e técnicos do Departamento de Radiologia nas suas atividades diárias, permitindo-lhes trabalhar em modo totalmente digital, com ótimos desempenhos e tempos de resposta e sobretudo com a mais elevada qualidade de diagnóstico em benefício dos pacientes e de seus cuidados. O Grupo Iseni é um Instituto Científico de Pesquisa, Hospitalização e Saúde cujo objetivo primordial sempre foi a saúde pública e o bem-estar.
Durante anos, a Fujifilm teve a honra de colaborar com este importante Grupo de Saúde como parceiro tecnológico, tendo tido a possibilidade de fornecer dispositivos médicos próprios e soluções de software, nomeadamente no domínio da radiologia. Leia agora a visão do Diretor Geral de Hospitalização e Institutos de Cuidados, Andrea Macchi.
Prof. Andrea Macchi
Diretor Geral de Hospitalização e Institutos de Cuidados
Gruppo Iseni Sanità S.r.l.
A visão do Prof. Macchi sobre o Synapse 3D
Dado que, no Grupo Iseni Sanità, o departamento de diagnóstico por imagem dispõe de equipamentos de última geração e sistemas de processamento de dados de altíssima performance que garantem uma interpretação mais precisa das imagens adquiridas e processadas, tornou-se necessário, em particular, a contratação de um software de alto prestígio como o Fujifilm SYNAPSE 3D, que é equipado com o característico de reconstrução tridimensional.
O recurso 3D supera as limitações da radiologia bidimensional, ou seja, a projeção de imagens de qualquer órgão, que é tridimensional, em duas dimensões, retirando totalmente a profundidade e a própria reconstrução tridimensional do órgão.
Ao superar essa limitação, permite, por exemplo, que uma massa de tecido, estenose ou qualquer formação ou neoformação seja avaliada em suas reais dimensões e posições no espaço, permitindo assim, no setor cardiológico, a reconstrução de uma aorta, que imaginamos durante anos ser cilíndrica, embora, na realidade, tivesse uma forma elipsoidal particular e, consequentemente, a construção ideal de uma prótese TAVI.
TI na área da Saúde
A reconstrução tridimensional para TAVI na angiografia por TC foi totalmente suportada e usada no lugar da angiografia coronária e aórtica, que são bidimensionais.
No setor de pneumologia, a reconstrução tridimensional do pulmão serve para identificar com precisão os lobos, as distribuições e variantes anatômicas de um único paciente examinado e, assim, também para localizar qualquer massa presente com precisão e em um estágio inicial.
Em gastroenterologia, a colonoscopia virtual modificada de acordo com o método Fujifilm Synapse 3D que além de melhorar o gerenciamento de pacientes, em alguns pacientes selecionados com alto risco para colonoscopia tradicional, ou com determinadas indicações precisas e codificadas, permite uma avaliação tridimensional de qualquer massa de tecido, mas, acima de tudo, divertículos e/ou megacólon.
Acredito que possa ser resumido como um método preciso de diagnóstico precoce para uso em várias posições anatômicas de acordo com as necessidades de cada paciente.
No caso específico, o nosso agradecimento à Fujifilm por, quando convocado pelos especialistas do Grupo Iseni Sanità, o grupo de trabalho sempre forneceu soluções concretas para a melhoria e desenvolvimento de novos métodos no domínio do diagnóstico por imagem, cirurgia geral e cirurgia vascular , etc., permitindo-nos estar na vanguarda do campo específico.
Veja outros conteúdos sobre como a inteligência artificial Fujifilm pode colaborar com o seu fluxo de trabalho, acessando:
blog.fujifilmbrasil.com.br/healthcare/inteligencia-artificial/.