Você sabia que o Dia do Hospital é comemorado em 2 de julho? Essa é uma data importante, focada em valorizar e reconhecer a grande e complexa estrutura que é um hospital.
Os fluxos de atendimentos, os profissionais envolvidos, a limpeza, a organização, o descarte, a alimentação e muitos outros setores são essenciais para o funcionamento disso tudo.
E a tecnologia sempre foi necessária para a evolução dos atendimentos — nos últimos anos, aliás, veio para facilitar, acelerar e automatizar muitos processos, principalmente aqueles que envolvem cuidados com os pacientes.
Um marco na Medicina brasileira
Como mencionamos acima, 2 de julho é reconhecido como o Dia do Hospital. A data tem relação com o primeiro hospital brasileiro, a Santa Casa de Misericórdia de Santos, aberto em 1543, apenas 13 anos após o início da colonização.
Apesar de funcionar como um hospital, ainda não havia a presença de médicos e os jesuítas que participavam da colonização eram os encarregados dos cuidados com os enfermos.
No dia 2 de julho de 1945, o então presidente Getúlio Vargas inaugurou o novo prédio da Santa Casa de Santos, fazendo com que a ocasião ficasse marcada como a comemoração do Dia do Hospital.
Esse movimento também foi visto como uma representação dos avanços da Medicina no país, que vem mudando ainda mais com a implementação da tecnologia nos processos. Imagine como era trabalhar sem equipamentos de análise para formar o diagnóstico ou sem um sistema integrado dentro do hospital?
Ou seja, quando se fala em evolução da Medicina, a tecnologia teve e continuará tendo um papel mais do que essencial para criar novas possibilidades de diagnóstico, tratamento, atendimento e também de pesquisa.
A evolução da tecnologia da área médica
O setor da saúde humana é um dos que mais utiliza inovação tecnológica como apoio para o trabalho, pois, sem ela, os avanços não aconteceriam.
Hoje, os sistemas hospitalares são completamente integrados, tornando os processos mais ágeis e simplificados, o que é ótimo tanto para os profissionais quanto para os pacientes.
Além disso, muitas tecnologias estão sendo aplicadas em equipamentos e auxiliando no diagnóstico. O objetivo é que ela seja um suporte para o médico e para o enfermeiro, diminuindo, por exemplo, as chances de erro humano nessas avaliações.
Para isso, muitos sistemas contam com Inteligência Artificial na análise dos dados. Outro ramo da tecnologia muito utilizado na Medicina é a Internet das Coisas, com aparelhos que fazem diferentes medições e fornecem dados para análise, inclusive, no acompanhamento da saúde dos pacientes.
Radiologia como caso de sucesso
Uma área que vem se desenvolvendo muito com esses avanços é a da radiologia, cujos processos tornaram-se mais precisos e seguros graças à tecnologia presente nos equipamentos.
Atualmente, os equipamentos de radiologia conseguem fornecer imagens muito mais completas, inclusive em 3D, para facilitar a análise por parte do profissional de saúde. Além de minimizar erros de diagnóstico, isso também traz muito mais confiança para o paciente.
Benefícios do uso de tecnologia no âmbito hospitalar
Você sabia que a tecnologia estava tão presente assim na Medicina? Pois a tendência é que isso aumente cada vez mais, com equipamentos mais precisos e capazes de reunir uma quantidade de dados muito maior.
Os médicos que investem nesse tipo de equipamento e, também, em capacitação para análise desses dados conseguem ter muito mais segurança na hora de atender a seus pacientes.
Existem diversos benefícios para o uso de tecnologias na área médica e hospitalar:
- redução de erros humanos: o apoio em dados permite uma análise mais detalhada da situação, diminuindo as chances de erro na hora do diagnóstico;
- tranquilidade para a equipe: como todo esse apoio na hora da análise e tomada de decisão, toda a equipe do hospital também fica mais segura em seu trabalho;
- maior confiança do paciente: com análises mais precisas, os pacientes também se sentem mais seguros com seus diagnósticos, diminuindo a ansiedade dele e de sua família;
- fluxo hospitalar mais simplificado: a tecnologia também veio para automatizar e integrar sistemas, tornando as tarefas hospitalares mais ágeis e deixando na mão dos profissionais o que é essencialmente humano. As tarefas burocráticas se tornam automatizadas.
Como implementar as tecnologias em hospitais e clínicas
A implementação de sistemas e equipamentos tecnológicos em hospitais e clínicas pode ter um custo alto, mas deve ser visto como um investimento.
Isso porque, no futuro, esses equipamentos serão cada vez mais essenciais, fazendo com que todo o trabalho dos profissionais tenha o apoio de algum tipo de tecnologia, que se tornará imprescindível para o atendimento.
Porém, essa implementação pode ser feita aos poucos, priorizando as ferramentas mais necessárias no dia a dia dos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.
Por exemplo, os equipamentos de radiologia e outros de diagnóstico por imagem têm grande aproveitamento do uso de tecnologia embarcada, o que eleva o custo-benefício do investimento.
Entre as mudanças que um equipamento de análise de imagem com tecnologia pode trazer está a visualização em 3D, com mais pontos de retorno e vetores de imagem, possibilitando uma visão mais do local.
Synapse 3D: conheça o software de visualização avançada da Fujifilm
Como exemplo, podemos mencionar o Synapse 3D, equipamento de radiologia que permite visualizar as imagens em 3D, podendo ser utilizado também em cardiologia, oncologia e simulações pré-operatórias.
Esse equipamento conta com um conjunto de ferramentas que permitem uma visualização e análise de imagens com alta qualidade, auxiliando o diagnóstico.
É utilizada a tecnologia Image Intelligence, testada e validada no meio médico, junto com câmeras da Fujifilm, que melhoram o processamento das imagens e, consequentemente, a análise médica.
Outro diferencial é o software do equipamento, que incorpora os fluxos de trabalho e a organização dos dados para facilitar o trabalho do profissional e garantir resultados mais precisos e eficientes.
Investir em equipamentos com tecnologia recente é algo que muda tanto a vida do profissional da saúde quanto dos seus pacientes, trazendo mais segurança para todos — do diagnóstico ao tratamento.
Agora que você já conhece mais sobre o Dia do Hospital, em 2 de julho, e viu como a tecnologia auxiliou na evolução do atendimento hospitalar, saiba mais detalhes sobre os benefícios do Synapse 3!