Institucional

Descubra onde pode ser aplicada a inteligência artificial na saúde

Descubra onde pode ser aplicada a inteligência artificial na saúde

A inteligência artificial é um recurso que tem aumentado consideravelmente a eficiência de muitos negócios. Ela vem sendo cada vez mais incorporada à a área da saúde, agregando mais precisão e insights valiosos, tanto para os médicos quanto para os gestores hospitalares. Por isso, inteligência artificial na saúde tem sido uma pauta em destaque no segmento.

Hoje, queremos ajudar você a entender melhor o que é a inteligência artificial e de que forma ela se tornou tão importante nos processos de saúde. Além, é claro, de apontar algumas das suas aplicações dentro desse setor. Acompanhe!

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é uma área dentro da tecnologia que está direcionada à reprodução de habilidades e tarefas humanas. Isso é operacionalizado por meio de algoritmos e de programação, permitindo que as máquinas assumam decisões baseadas em padrões humanos.

Esses sistemas são alimentados por dados, captados de diversos pontos de interação com os pacientes, com os conhecimentos teóricos de medicina e com as práticas rotineiras da administração de hospitais e centros de saúde. Todas essas entradas são devidamente processadas, analisadas e transformadas em informações relevantes.

Em uma velocidade absurda, os sistemas inteligentes podem indicar as melhores decisões para o hospital ou, dependendo da sua autonomia, até acionar alguns processos de maneira automática. Isso atribui mais produtividade e eficiência aos negócios da saúde, tornando o sistema cada vez mais ágil e simplificado.

Qual é a importância da inteligência artificial na saúde?

A saúde é um segmento costurado à urgência. Quando se trata de identificar, tratar ou curar alguém, geralmente o tempo é um recurso escasso. Nesses casos, quanto mais eficiência e agilidade, melhor. Acontece que o ser humano, pelas suas características natas, não consegue ser tão hábil assim ao processar enormes volumes de dados.

Por sorte, ele consegue programar máquinas capazes de fazê-lo. E é aí que a inteligência artificial ganha força dentro da área de saúde — ela replica o modo como o nosso cérebro funciona, porém, de forma muito mais rápida e até precisa.

Quais são as suas vantagens?

Otimização de recursos

A inteligência artificial promove a melhor análise de diversas informações disponíveis nos bancos de dados hospitalares, de clínicas e de consultórios médicos. Com isso, ela também consegue contribuir com a gestão mais eficiente dos recursos disponíveis, atualizando constantemente os dados e mantendo os cálculos em dia.

Assim, o gestor sabe o momento certo de comprar insumos, substituir equipamentos ou providenciar qualquer outra solução. Desse forma, todo o fluxo do trabalho ocorre com mais agilidade e precisão, o que impacta positivamente no trabalho dos profissionais e na experiência do paciente.

Experiência do paciente

Falando em experiência do paciente, a inteligência artificial também otimiza o diagnóstico e tratamento. Com isso, o tempo de espera é menor e o processamento de informações é muito mais rápido. Dessa maneira, o médico consegue dar feedbacks mais atualizados e precisos.

Além disso, a inteligência artificial também pode ser usada para promover o aperfeiçoamento das formações e atualizações médicas. Isso faz com que eles estejam sempre a par das principais tendências da área da saúde, transmitindo mais confiança para o paciente.

Redução de custos

A redução de custos não pode ficar de fora da nossa lista. A inteligência artificial ajuda a poupar quase todos os recursos na área da saúde, desde aqueles materiais, até dinheiro e tempo, propriamente ditos. Isso porque ela agiliza processos, calcula a quantidade ideal de itens para cada procedimento e ainda identifica pontos que demandam melhorias.

Além disso, a precisão dos seus resultados reduz retrabalhos. Na área administrativa, por exemplo, muitas etapas de processos podem ser automatizadas, dispensando alguns funcionários de tarefas repetitivas e aproveitando melhor o seu potencial intelectual.

Assistência humanizada

Com a inteligência artificial cuidando das atividades mecânicas e repetitivas, o médico pode se dedicar integralmente ao paciente. Dessa forma, ele tem mais tempo para realizar uma abordagem tranquila e rever todos os aspectos da ficha de cada indivíduo.

Isso possibilita um tempo de mais qualidade com as pessoas, facilita a comunicação e ainda aumenta o engajamento da família no processo de tratamento. Tudo isso constrói uma assistência mais humanizada, próxima, respeitosa e dedicada.

Diagnósticos precoces e mais precisos

Todos estamos sujeitos a falhas e desatenções. Isso não é diferente com os médicos, principalmente aqueles que trabalham em plantões ou com um grande volume de atendimentos. Felizmente, a inteligência artificial contribui para a geração de respostas e diagnósticos mais rápidos, ao mesmo tempo em que amplia a precisão dos resultados.

Isso tudo é possível graças à busca de padrões nas bases de dados, que pode ajudar a reconhecer condições clínicas que se repetem em quadros idênticos ou muito parecidos. Outro grande benefício é que ela também pode ajudar na prevenção de complicações e na indicação das interferências mais seguras.

Quais são suas aplicações nessa área?

Suas aplicabilidades são diversas. A inteligência artificial pode ser usada para fazer a monitoração de pacientes dentro e fora das dependências do hospital, servir como ferramenta para a prevenção de doenças, para gerenciar um grande volume de dados e até promover diagnósticos inteligentes, buscando os padrões das patologias nos resultados de exames dos pacientes.

Além disso, em um futuro próximo, será cada vez mais usual a aplicação de inteligência artificial por meio de sensores que vão monitorar diversos aspectos da saúde de um paciente. Assim, seus cuidados podem ser personalizados, não só para tratar doenças, como também para prevenir problemas.

Os diagnósticos complexos também podem se beneficiar desse recurso. Enquanto a inteligência artificial faz uma triagem rápida e eficiente dos casos mais graves daqueles mais comuns, os profissionais de saúde podem se dedicar às questões mais complexas.

Como você viu, a tecnologia está reformulando o modo como lidamos com a nossa saúde e a de outras pessoas. Ela está poupando tempo, esforços e até dinheiro em muitas instituições, possibilitando que esses recursos possam ser redirecionados para aquilo que realmente interessa: a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Agora que você já entendeu a participação da inteligência artificial na saúde, consegue pensar em algum outro benefício que não mencionamos aqui? Compartilhe nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários