Considerando que a área da saúde está em constante desenvolvimento, ler revistas médicas se torna fundamental. Essa é uma prática bem recomendada, já que é possível acessar resumos de pesquisas científicas, além de conhecer novidades e tendências no setor.
Portanto, se você ainda não criou esse hábito, está na hora de começar. A questão é: quais são as melhores revistas da área para buscar conhecimento para a carreira? A seguir, vamos mostrar 12 delas, que estão entre as principais. Continue lendo e veja quais são essas publicações.
A importância das revistas médicas para a Medicina
As revistas médicas têm como principais objetivos o compartilhamento e a consolidação de conhecimento. Elas contribuem para a democratização da ciência, porque publicam informações sobre o tripé de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo-o.
Dentro desse cenário, essas publicações apresentam os conteúdos com foco na objetividade, na impessoalidade, na coerência interna, na reprodutibilidade e no raciocínio lógico. Na prática, os estudos divulgados passam por revisão dos pares e apresentam informações relevantes.
Dessa forma, as revistas são uma maneira de atualizar os seus conhecimentos, desde a prática clínica até a gestão hospitalar. Por isso, elas são válidas tanto para profissionais quanto para acadêmicos.
12 revistas médicas para buscar conhecimento
A escolha pelas publicações mais adequadas para a busca de informações depende de uma série de fatores. No entanto, é importante atentar às revistas médicas mais relevantes. A seguir, apresentaremos as 12 principais. Confira!
1. Interação Diagnóstica
A revista Interação Diagnóstica é uma das mais relevantes no Brasil, tendo sido fundada em 2001. Com circulação nacional em versão impressa e online, é publicada de forma bimestral. Além disso, há distribuição gratuita para leitores das seguintes áreas:
- Radiologia;
- Ultrassonografia;
- Tomografia computadorizada;
- Ressonância magnética;
- Imagem molecular;
- Medicina nuclear.
Por isso, a revista médica está sempre divulgando novidades. Na edição de dezembro/22 e de janeiro/23, a Fujifilm Healthcare está presente com:
- Um anúncio sobre seu equipamento de ressonância magnética, o AIRIS Vento, Echelon Smart e Oasis Velocity em conjunto com o Synapse 3D. Essa última solução traz um conjunto de ferramentas variado que permite visualizar imagens e fazer análises avançadas. Com isso, há mais segurança nesse processo. Por sua vez, o primeiro item traz uma solução completa de ressonância magnética, com um design flexível. Assim, é mais fácil fazer esse procedimento em espaços limitados;
- Um artigo voltado para novidades sobre o evento da Radiological Society of North America (RSNA), que aconteceu no fim de novembro de 2022.
2. American Journal of Infection Control
A publicação traz informações sobre controle de infecções e epidemiologia. Ainda foca doenças infecciosas, gestão da qualidade, saúde ocupacional e prevenção a enfermidades. Todos os artigos são revisados por pares e abrangem tópicos clínicos e pesquisas originais.
O American Journal of Infection Control é publicado pela Association for Professionals in Infection Control and Epidemiology (APIC). A associação tem mais de 15 mil membros e tem o propósito de melhorar a segurança dos pacientes, a implementação da ciência, padronização dos dados, certificação e competências.
3. ACIMED / Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas
A entidade cubana ACIMED é reconhecida em todo o mundo. A revista foi fundada em 1993, sendo a primeira da área médica no idioma espanhol. Seu objetivo é disseminar os resultados das pesquisas e iniciativas realizadas em todos os países da América Latina.
Essa publicaçãoainda foca alguns assuntos principais. Eles são: informática médica, ciência da informação e centros de informação.
4. Acta Cirúrgica Brasileira
A Acta Cirúrgica Brasileira é publicada pela Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia. A revista traz trabalhos originais de pesquisa básica e aplicada em ciências biomédicas e cirurgia. Além disso, abrange:
- Novas técnicas cirúrgicas;
- Revisões relativas a investigações em Biomedicina;
- Avanços em Biomedicina e comunidade científica;
- Artigos sobre ensino.
5. American Medical News
A revista médica da American Medical Association já parou de ser publicada. Ainda assim, continua sendo uma boa fonte de informação. Ela traz informações sobre negócios, políticas, saúde pública e questões legais que impactam as práticas da profissão. O objetivo era ser um fórum com assuntos relevantes. O site continua ativo e pode ser acessado.
6. Anais da Academia Brasileira de Ciências
Os Anais da Academia Brasileira de Ciências são elaborados pela Academia Brasileira de Ciências. A revista traz informações sobre todas as áreas e é a mais antiga desse tipo em circulação. Afinal, sua primeira publicação foi em 1929. Nela, você poderá encontrar conteúdos das áreas de ciências:
- Matemáticas;
- Físicas;
- Químicas;
- Biomédicas;
- Sa saúde;
- Celular e molecular;
- Microbiologia;
- Ecossistemas;
- Geociências;
- Paleontologia;
- Animal;
- Fitotecnia;
- Do solo;
- Florestal;
- Da engenharia;
- Sociais.
7. Anales de la Facultad de Medicina Universidad Nacional de San Marcos (Peru)
A Universidad Nacional Mayor de San Marcos publica essa revista, que aborda temas educativos, relacionados à prática médica, investigações, melhoria acadêmica e aperfeiçoamento da saúde pública. Esse periódico é o mais antigo do Peru na área da saúde, tendo sua primeira edição em 1918.
8. Annals of Saudi Medicine
A publicação da Arábia Saudita é bimestral e feita pelo King Faisal Specialist Hospital & Research Centre. Todos os relatórios são divulgados em inglês e revisados por pares. Apesar de ser localizado, aceita estudos realizados em qualquer lugar do mundo, especialmente do Oriente Médio e outras partes da Ásia e da África. Portanto, há novidades, já que esses países tendem a ser menos divulgados na área da saúde.
9. BMJ: British Medical Journal
A revista médica é uma das mais importantes do mundo, integrando o BMJ Group, uma subsidiária da British Medical Association. Também é uma das mais antigas do mundo, com cerca de 180 anos. Além da versão impressa, também conta com vídeos, podcasts, app, tweets, eventos ao vivo e site. Seus objetivos são:
- Melhorar a criação e a disseminação de evidências científicas;
- Aperfeiçoar a educação e a prática clínica;
- Promover um cuidado em saúde universal, igualitário e de alta qualidade;
- Fomentar a saúde e o bem-estar dos médicos;
- Aperfeiçoar os determinantes sociais e ambientais da saúde.
10. Brazilian Journal of Medical and Biological Research
Esse periódico foca os campos da Medicina e da Biologia. É editado e publicado mensalmente pela Associação Brasileira de Divulgação Científica (ABDC), que reúne as Sociedades Brasileiras de:
- Biofísica;
- Farmacologia e Terapêutica Experimental;
- Fisiologia;
- Imunologia;
- Investigação Clínica;
- Neurociências e Comportamento.
Portanto, você encontra informações sobre todas essas áreas. A primeira publicação do Brazilian Jounal of Medical and Biological Research foi em 1968.
11. Cadernos de Saúde Pública
A publicação da Fiocruz, especificamente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, traz artigos relacionados à saúde coletiva. O objetivo é focar os temas atuais e as políticas públicas necessárias para implementação. Todos os artigos são revisados por partes e a revista médica online oferece acesso aberto e gratuito.
12. PEBMED
A PEBMED é um portal de atualizações em Medicina. Seu início remonta a 2012, quando três médicos da Universidade Federal Fluminense lançam o aplicativo iSemiologia. O objetivo era trazer conteúdo de exame clínico voltado para estudantes. Com o tempo, o site foi se desenvolvendo e se tornou uma referência.
Portanto, você pode fazer a assinatura para ter acesso a conteúdos diversos. Afinal, esse é um fórum que reúne as principais informações. Ainda existe um app médico de consulta a conteúdos e ferramentas que ajudam nas tomadas de decisão clínicas e outro para os profissionais de enfermagem.
Agora, você já sabe como começar a se atualizar e adquirir conhecimentos. Afinal, as revistas médicas são fundamentais nesse processo. Então, vale a pena contar com todas elas que fizerem sentido para sua carreira.
Gostou dessas informações e quer receber outros conteúdos relevantes?Assine a newsletter da Fujifilm Sonosite e acesse os melhores artigos.