Câncer de mama: um guia completo sobre o assunto
26 julho 2023
Como bem sabemos, o câncer de mama é a doença que mais causa mortalidade dentro do público feminino. Segundo dados do INCA, ocorreram cerca de 2,3 milhões de novos casos apenas no ano de 2020. Atualmente, de acordo com informações atualizadas pelo governo, estima-se cerca de 73.610 casos novos em 2023.
Sem dúvidas, é uma proporção muito alarmante, que requer uma atenção maior dos profissionais da saúde. Tanto no que diz respeito à elaboração de campanhas de conscientização do diagnóstico precoce, quanto na busca por equipamentos de alta qualidade que contribuam para diagnósticos acertados na busca pela melhora da qualidade de vida das mulheres.
É importante que o profissional da medicina conheça os sintomas com precisão e conte com a tecnologia nesse processo. Saiba mais sobre o tema neste post!
O câncer de mama no Brasil
A princípio, as pessoas associam muito esse assunto ao Outubro Rosa. Afinal, existe uma campanha em larga escala por parte do governo e instituições privadas de incentivar o autoexame e o investimento na mamografia no público feminino. Em suma, o maior desejo é que todas as mulheres se conscientizem da saúde ginecológica, em geral.
Há algum tempo, essas medidas têm tomado proporções ainda maiores, pois os números de casos não param de crescer. Tudo começou com a primeira Corrida pela Cura da Fundação Susan G. Komen, nos Estados Unidos, no início da década de 1990. O evento foi tão bem-sucedido que em 2022 se espalhou para outros países.
No Brasil a adesão do movimento se iniciou nesse ano, quando o Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado em rosa para aderir ao movimento. Aos poucos, ele se fundiu em diversas cidades brasileiras e, mesmo assim, ainda é necessário criar políticas de incentivo a busca médicos especializadas para obter o diagnóstico precoce.
Entretanto, como podemos perceber, a porcentagem de casos cresce com o passar dos anos, apesar de já existirem equipamentos que fazem um eficaz rastreio e identificação de irregularidades no local. Sobretudo agora, com a presença e o foco na medicina de precisão.
No entanto, é importante considerar o estilo de vida, questões genéticas e uso de medicações que, em demasia, leva a tal malefício ao corpo. Diante disso, é interessante engajar práticas que tragam o equilíbrio entre o físico e o mental durante o ano todo.
Os primeiros sinais de câncer de mama
Os primeiros sinais ocorrem ao notar a presença de um nódulo benigno ou maligno na região das mamas. Atualmente, é interessante que o profissional da medicina use o sistema de classificação BI-RADS, uma vez que ela separa em uma escala de 0 a 6 os casos que podem ser de simples resolução, complicados ou aqueles que realmente já simbolizam um risco maior para a mulher.
É importante tranquilizar a paciente de que mesmo o câncer de mama maligno tem cura. Para isso, vale a pena instruir a paciente apresentando os tipos de câncer de mama e também mostrando fotos dos sintomas iniciais do câncer de mama.
Os sinais são bastante característicos. Normalmente, são lesões ao redor da mama ou nódulos em torno da região seguidos da presença de fortes dores. Entretanto, o recomendável é sempre que as mulheres perceberem alguma irregularidade, não negligenciarem e buscarem um profissional da medicinada de confiança quanto antes.
Geralmente, mulheres com mais de 50 anos devem levar a sério tais medidas, mas se o público completar 35 anos e tiver histórico de caso na família, é fundamental iniciar o procedimento. Assim, detecta-se na fase inicial, uma vez que são nessas circunstâncias que a probabilidade de cura é maior.
Diagnóstico de câncer de mama
O ultrassom de mama é uma das melhores maneiras de realizar o diagnóstico e detectar anomalias em torno da região mamária. Ao passar por esse procedimento será preciso que a mulher realize uma biópsia para confirmar a presença de células cancerígenas naquela região.
Além disso, é interessante acalmar a paciente antes do procedimento. Apesar de ser algo indolor e rápido de realizar, que dura menos de 30 minutos, a orientação de não usar nenhum cosmético ou substância na região das mamas no dia do procedimento é necessária. Isso porque essa ação previne qualquer tipo de alteração no resultado.
Exames que ajudam a detectar o câncer de mama
A tecnologia evoluiu bastante e atualmente é possível ter acesso a equipamentos que otimizam o tempo de exposição do paciente no procedimento de radiação. Há ainda outras tecnologias, ainda melhores, que impactam de maneira positiva o resultado dos exames.
A mamografia digital traz vantagens a longo prazo à clínica responsável por realizar os trabalhos. Afinal, essa tecnologia permite um sistema de armazenamento digital das imagens de alta definição, garantindo uma melhor agilidade no processo. Aliado a isso, há também o conforto e o zelo pelo bem-estar da paciente.
Em casos de serviço home care, o laudo pode ser enviado à distância ao profissional da medicina, para que a análise e o encaminhamento seja feito em questão de minutos.
Inegavelmente, esse é um dos principais tipos de exames de mama. Entretanto, há também a Ecografia mamária, que não usa radiação; a Ressonância magnética e a Mamografia bilateral.
Importância do diagnóstico precoce
Apesar de existirem equipamentos de alta tecnologia capazes de oferecer um diagnóstico preciso, descobrir precocemente a doença reduz em até 25% o índice de morte. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a maioria das mulheres descobre o câncer de mama em estágio avançado.
Desse modo, é interessante que a partir dos 50 anos a mulher comece a focar em todos os cuidados para garantir a prevenção dessa doença e garanta mais vitabilidade. Assim, ela alcançará a longevidade com total saúde.
Neste conteúdo reunimos várias informações sobre o câncer de mama. Desde os primeiros sinais, diagnósticos, tipos de exames, além de mostrar o quanto os equipamentos de hoje em dia têm uma tecnologia que traz mais conforto no atendimento aos pacientes. Bem como agilidade da prestação de serviços. Logo, considere essas dicas para proporcionar qualidade de vida a todos.
Quando se trata desse assunto, é notável que houve muitos avanços tecnológicos e é importante conhecê-los. Por isso, continue lendo nosso post sobre como aplicar a inteligência artificial na saúde e como isso pode melhorar a gestão do seu consultório.
MAIS NOTÍCIAS
VER MAIS
Healthcare
Ultrassonografia obstétrica e morfológica: qual é o equipamento ideal?
Para toda gestante, a ultrassonografia obstétrica é um momento único. Para os médicos, representa á oportunidade de identificar possíveis malformações e avaliar a anatomia fetal….
Healthcare
Especialização em radiologia: como funciona e por que fazer!
A especialização em radiologia é muito interessante e promissora para quem deseja se destacar na área da saúde e entrar em um mercado aquecido. Afinal…
Healthcare
Campanha Novembro Azul: como a radiologia contribui na prevenção
Os médicos têm um papel importante na campanha Novembro Azul. Eles podem conscientizar os pacientes sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata…