exames laboratoriais

Entenda como a inteligência artificial acelera o diagnóstico dos exames laboratoriais

28 dezembro 2022

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente em diferentes áreas da saúde, e com especial impacto sobre os exames laboratoriais. O motivo é a possibilidade de acelerar e aprimorar o diagnóstico, reduzindo o tempo de análise e aumentando a confiabilidade dos dados.

A ferramenta usa os resultados do paciente, executa padrões e reconhece regras que permitem a liberação sem análise prévia. Assim, funciona como uma espécie de triagem inicial, capaz de definir quais devem ser as prioridades de atendimento e melhorar a qualidade do trabalho dos profissionais da saúde.

Quer saber mais? Vamos mostrar como a Inteligência Artificial acelera o diagnóstico de exames laboratoriais e outros benefícios. Acompanhe!

O que é Inteligência Artificial?

De maneira prática, a Inteligência Artificial (IA) pode ser definida como a capacidade das máquinas de realizar tarefas complexas associadas ao cérebro humano. A IA está diretamente relacionada ao processo e capacidade do pensamento superpoderoso e funciona com base em análise de dados de qualquer formato ou segmento.

Seu principal objetivo é contribuir significativamente para melhorar as habilidades humanas e reduzir tempo em tarefas mecânicas, por exemplo. No nosso dia a dia, a IA já está inserida em várias situações, com destaque para os chatbots de atendimento, as sugestões personalizadas dos smartphones conforme os hábitos do usuário e as contribuições na medicina.

exames laboratoriais e inteligência artificial

Qual é a importância da Inteligência Artificial em laboratórios?

A tecnologia em laboratórios permite a conexão ideal entre as informações ágeis e precisas levantadas pela Inteligência Artificial com a interpretação dos profissionais de saúde. Os recursos fazem muita diferença na hora de facilitar o processo de análise laboratorial.

Com resultados eficientes de forma rápida, os laboratórios ganham tempo para melhorar as dinâmicas de trabalho e evitar sobrecargas de atendimento. Além disso, os profissionais de saúde responsáveis pelos diagnósticos conseguem iniciar o tratamento dos pacientes com o máximo de antecedência possível.

Assim, os níveis de sucesso por conta de diagnósticos precoces são muito maiores. Outro ponto que deve ser destacado é o registro de dados na nuvem em tempo real com todo o sistema conectado à internet, o que faz com que a equipe médica seja avisada automaticamente sobre qualquer tipo de alteração no quadro dos pacientes acompanhados.

Como ela auxilia os exames laboratoriais?

A rapidez nos laudos dos exames laboratoriais reduz o tempo dos diagnósticos, mas também é importante destacar a atuação da Inteligência Artificial na identificação de nódulos com milímetros de tamanho, por exemplo. Em doenças agressivas, o diagnóstico de imagem precoce é responsável por aumentar muito as chances de cura, evitar tratamentos invasivos e trazer mais confiança ao paciente.

Em um sistema que conta com Inteligência Artificial, os algoritmos conseguem identificar padrões existentes em vários tipos de exames realizados para que as análises executem regras de automação. Em função disso, os resultados são gerados sem a necessidade de verificação manual prévia.

Ainda é possível ter comandos automáticos de repetição e encaminhamento de exames para especialistas para efetuar análises das combinações encontradas. O que chama a atenção, aqui, é a capacidade do próprio sistema de dar comandos de maneira automática, que definem a repetição de um exame ou a liberação do laudo. Tudo isso acontece com base em um rigoroso sistema de testes e de qualidade.

exames laboratoriais com inteligência artificial

Segurança do paciente

Os recursos oferecidos pelos softwares e ferramentas tecnológicas são a possibilidade de criar uma espécie de triagem automática. Ou seja, após a análise dos exames, a IA consegue determinar quais casos precisam de atendimento rápido e desenvolve uma fila de prioridades que deve ser avaliada pelos profissionais responsáveis pelos casos.

Com o cruzamento eficiente de dados, as ferramentas registram dados importantes, identificam possíveis comorbidades capazes de agravar um quadro e permitir acesso às informações em segundos no prontuário eletrônico.

Excesso de informações analisadas

A radiologia e a cardiologia são duas áreas em que o excesso de informações que precisam ser analisadas podem sobrecarregar os profissionais envolvidos e ocasionar atrasos. O uso da Inteligência Artificial, neste caso, é um alívio nas tarefas rotineiras, pela elaboração de análises com rapidez e de forma automática.

Com isso, fica mais fácil manter uma organização na agenda de tarefas, definir prioridades e, para o laboratório que realiza as coletas, aumentar o volume de pacientes atendidos. Sem contar que a tecnologia pode ir além nas análises e, baseada no histórico de dados, fazer previsões de patologias futuras.

Como aplicar a Inteligência Artificial?

A aplicação de soluções de saúde com Inteligência Artificial tem uma curva de crescimento muito positiva nos últimos anos e, com a pandemia de Covid-19, o processo recebeu ainda mais atenção. De maneira geral, a IA tem diversas funcionalidades na área da saúde, que vão desde tarefas mecânicas e repetitivas, como agendar um exame, até o tratamento de doenças graves.

Como as máquinas conseguem avaliar uma infinidade de dados de maneira incomparável ao cérebro humano, os programas são verdadeiros diferenciais em áreas primárias, secundárias ou terciárias. Os principais exemplos envolvem as análises de exames cardiológicos. Os laudos do eletrocardiograma podem ser priorizados conforme a urgência do caso.

Algoritmos de comparação

A lógica Fuzzy é uma das usadas para a avaliação agilizada de resultados dos exames laboratoriais. Seu principal recurso é fazer uma simulação da capacidade humana de comparação de um parâmetro com outro exame correlacionado. Isso faz diferença no laboratório clínico quando o resultado precisa não apenas da comparação com o valor de referência, mas também de outro exame correlacionado.

Delta check é outro outro algoritmo que trouxe agilidade ao setor de saúde. Aqui, é possível calcular as diferenças entre o resultado atual do exame com o resultado anterior de um mesmo quadro. Quando a diferença está dentro do intervalo definido previamente, o resultado está confiável para ser liberado.

A Inteligência Artificial nos exames laboratoriais representam um aumento muito significativa na pontualidade das entregas e na confiabilidade dos dados. Afinal de contas, essas informações são muito valiosas por representar o diagnóstico preciso de doenças graves. Tudo o que puder agilizar o atendimento, melhorar a qualidade de trabalho e iniciar o tratamento precoce deve ser prioridade.

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus seguidores e amigos também conheçam a atuação da IA nos exames laboratoriais.

# Categorias:

# Tags:

MAIS NOTÍCIAS

VER MAIS
ecografia obstétrica morfológica

Ultrassonografia obstétrica e morfológica: qual é o equipamento ideal?

Para toda gestante, a ultrassonografia obstétrica é um momento único. Para os médicos, representa á oportunidade de identificar possíveis malformações e avaliar a anatomia fetal….

especialização em radiologia

Especialização em radiologia: como funciona e por que fazer!

A especialização em radiologia é muito interessante e promissora para quem deseja se destacar na área da saúde e entrar em um mercado aquecido. Afinal…

novembro azul fuji

Campanha Novembro Azul: como a radiologia contribui na prevenção

Os médicos têm um papel importante na campanha Novembro Azul. Eles podem conscientizar os pacientes sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata…

Escolha sua área de interesse e acompanhe as novidades da Fujifilm Brasil

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!