mamografia bilateral

Mamografia bilateral digital: entenda como é feito esse exame

03 outubro 2023

Você certamente já ouviu falar na mamografia bilateral digital, mas pode ser que ainda tenha dúvidas em relação ao assunto. Afinal, a cada dia surgem novos tipos de exames para ajudar no diagnóstico, sendo que cada um deles tem uma indicação e objetivo específicos.

No território brasileiro, desconsiderando os tumores não melanoma da pele, o câncer de mama prevalece como o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todas as áreas geográficas, com índices mais elevados apresentados nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2023, foram calculados 73.610 casos novos, refletindo uma taxa ajustada de ocorrência de 41,89 casos por cada 100.000 mulheres, de acordo com informações fornecidas pelo Instituto Nacional do Câncer, no Brasil.

Diante de números tão expressivos, torna-se relevante sempre se atualizar em relação ao tema e buscar formas de identificar a doença de maneira cada vez mais precoce. Continue acompanhando o conteúdo para saber mais sobre a importância da mamografia bilateral digital.

O que é mamografia bilateral digital?

Para responder a essa pergunta, primeiro é preciso esclarecer que existem dois tipos de mamografia: a analógica e a digital. Na mamografia convencional, é utilizada uma máquina que exige a revelação do filme do exame, geralmente utilizando produtos químicos.

Já na mamografia bilateral digital, o auxílio do computador permite que as imagens fiquem registradas de forma digital, o que proporciona ganhos expressivos em termos de rapidez na entrega dos resultados e qualidade final das imagens. O objetivo do exame é visualizar as estruturas das mamas, a fim de detectar alterações nos tecidos que possam indicar a presença de câncer.

Como é feita a mamografia bilateral digital?

A mamografia bilateral digital é um exame seguro e o desconforto é temporário. Por isso, não deve ser um motivo que desencoraje a paciente a se cuidar e buscar o diagnóstico precoce. É realizado da seguinte forma:

  • o mamógrafo registra imagens em diferentes ângulos e as envia para o computador;
  • as imagens são analisadas por um médico radiologista para identificar se quaisquer alterações são ou não suspeitas;
  • a paciente deve se posicionar em pé ou sentada diante do mamógrafo. Em seguida, o aparelho realiza uma leve compressão em cada mama, nas posições vertical e horizontal, para visualizar os detalhes do tecido mamário. A incidência mamográfica costuma durar somente alguns segundos Por fim, as imagens captadas são enviadas a um computador, onde são armazenadas.

Quais são as características da mamografia bilateral digital?

A mamografia digital bilateral é um procedimento de imagem que oferece uma representação abrangente da composição das mamas, viabilizando a observação completa da estrutura anatômica, bem como de nódulos e cistos que podem ser monitorados decorrentes da detecção de câncer de mama.

Esse exame é conduzido em ambas as glândulas mamárias e gera imagens que são processadas por um dispositivo digital. A abordagem digital da mamografia constitui o método de aquisição desse exame, o que propicia uma qualidade superior e uma definição aprimorada na avaliação.

Outro ponto importante é que esse exame é mais sensível do que a mamografia convencional, ou seja, por meio dele, é possível detectar alterações menores nos tecidos das mamas, o que contribui para diagnósticos precoces.

Como citado anteriormente, a mamografia bilateral digital não exige a revelação do filme, como ocorre na mamografia convencional. Por esse motivo, há muito mais rapidez na entrega dos exames, por serem realizados de maneira digital.

Outra vantagem do meio digital é a possibilidade de refazer as imagens durante o próprio exame, caso não fiquem boas, tanto por DR, CR ou de modo analógico. No caso do raio-x tradicional, isso não é possível, visto que os resultados só são analisados algum tempo depois. Ou seja, na mamografia convencional, se alguma imagem não fica boa, é preciso repetir o exame.

Com a mamografia bilateral digital, todos os resultados ficam disponíveis em meio digital e podem ser arquivadas até mesmo em nuvem, o que facilita o acesso de pacientes e profissionais de saúde. Sem contar que com o método digital as pacientes são expostas a uma quantidade mínima de radiação.

Quais são as vantagens da mamografia bilateral digital?

A mamografia digital bilateral é um exame de imagem que avalia as duas mamas usando raios X. Ela tem algumas vantagens em relação à mamografia convencional, como:

  • menor tempo e intensidade de compressão das mamas, causando menos dor e/ou desconforto;
  • melhor qualidade de imagem, permitindo detectar alterações menores no tecido mamário;
  • menor exposição à radiação;
  • possibilidade de usar contraste para avaliar os vasos sanguíneos da mama.

Como ler o resultado da mamografia bilateral digital?

O laudo da mamografia é feito conforme a classificação mundial criada pelo Colégio Americano de Radiologia (ACR). Essa classificação, chamada Bi-Rads (Breast Imaging Reporting and Data System), separa os resultados em seis categorias:

  • 0: a imagem não é conclusiva para fazer um diagnóstico;
  • 1: não há lesões indicando câncer;
  • 2: lesões benignas, sem potencial para câncer;
  • 3: lesões provavelmente benignas, mas devem ser mais bem analisadas para confirmar o diagnóstico;
  • 4: lesões que têm potencial de serem cancerígenas, com chances de 20 a 35%;
  • 5: lesões que têm potencial de serem cancerígenas, com chances de 95%;
  • 6: pacientes com câncer de mama confirmado por exames anteriores.

O Bi-Rads é uma ferramenta importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao conhecer as categorias desse sistema, você pode entender melhor o laudo da mamografia e tomar decisões mais acertadas sobre o tratamento. Aqui estão alguns pontos adicionais sobre o BI-RADS:

  • o Bi-Rads é uma ferramenta de classificação, não de diagnóstico. O diagnóstico final é feito pelo médico, que leva em consideração o Bi-Rads e outros fatores;
  • o Bi-Rads não é 100% preciso. Há casos em que ele pode classificar uma lesão como benigna, quando, na verdade, é maligna;
  • o Bi-Rads é uma ferramenta dinâmica. O Colégio Americano de Radiologia está constantemente atualizando-o para melhorar sua precisão.

Como você viu ao longo do conteúdo, a mamografia bilateral digital é um exame seguro, eficaz e de certa forma indolor, que permite fazer uma excelente visualização da estrutura das mamas para detectar alterações nos tecidos que podem indicar câncer. Além disso, a qualidade dessa tecnologia é muito superior à da mamografia convencional, sobretudo por gerar resultados rápidos e com excelente qualidade de imagem.

Então, não deixe de recomendar o exame a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade e até mesmo às mais jovens, caso haja indicação, como histórico familiar de câncer de mama ou sintomas clínicos. Assim, você ajuda a contribuir para reduzir os altos números de mortalidade por essa doença nas mulheres.

Se gostou do conteúdo, convidamos você a conhecer os produtos Healthcare. Entre agora mesmo em contato com a gente e conte com equipamentos de diagnóstico de altíssima qualidade.

# Categorias:

# Tags:

MAIS NOTÍCIAS

VER MAIS
ecografia obstétrica morfológica

Ultrassonografia obstétrica e morfológica: qual é o equipamento ideal?

Para toda gestante, a ultrassonografia obstétrica é um momento único. Para os médicos, representa á oportunidade de identificar possíveis malformações e avaliar a anatomia fetal….

especialização em radiologia

Especialização em radiologia: como funciona e por que fazer!

A especialização em radiologia é muito interessante e promissora para quem deseja se destacar na área da saúde e entrar em um mercado aquecido. Afinal…

novembro azul fuji

Campanha Novembro Azul: como a radiologia contribui na prevenção

Os médicos têm um papel importante na campanha Novembro Azul. Eles podem conscientizar os pacientes sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata…

Escolha sua área de interesse e acompanhe as novidades da Fujifilm Brasil

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!