medicina esportiva, ultrassom no esporte e lesões

Entenda o papel do ultrassom na medicina esportiva

20 dezembro 2022

As inovações chegaram ao atendimento dentro da medicina esportiva e, com isso, é possível definir tratamentos eficientes e que minimizam o desconforto do paciente ao máximo. De fato, o papel do ultrassom, aqui, é essencial porque permite ter um diagnóstico por imagem rápido.

Por meio de imagens ultrassonográficas, temos informações mais precisas sobre o tipo, o local e nível da lesão. Isso auxilia o médico na definição da conduta imediata e contribuí para um tratamento mais eficaz e com resultados mais rápidos.

Quer saber mais? Vamos mostrar qual é o papel do ultrassom na medicina esportiva. Acompanhe!

Como a medicina esportiva se beneficia do ultrassom?

O diagnóstico por imagem representa uma forma excelente de identificar rapidamente o tipo da lesão e como criar a melhor estratégia de tratamento. Isso vai além da rotina de atletas profissionais e amadores e pode ser muito útil também nas ocorrências mais comuns a todos nós, como uma contusão, luxação, fratura, distensão, câimbra, tendinite e entorse.

É exatamente nessas situações que o diagnóstico por imagens deve atuar para otimizar o trabalho dos profissionais de saúde, tanto no atendimento de atletas profissionais, amadores, ou pacientes comuns que podem sofrer acidentes e lesões com atividades.

Dentro do cenário da medicina esportiva, no entanto, como as lesões e as dores tendem a se apresentar com mais intensidade, as imagens de alta qualidade são um grande diferencial na possibilidade de ter uma rápida recuperação e preservar ao máximo a qualidade de vida do paciente.

Proporciona entendimento das lesões pelos atletas por meio de imagens

Como forma de tentar evitar uma nova lesão, atletas costumam se interessar por cada detalhe do que esta acontecendo. Desta maneira, quanto maior é o entendimento do paciente sobre o seu problema, maior é a colaboração e o comprometimento com o tratamento.

Como consequência, melhor também será o resultado. Embora a ultrassonografia seja um método de interpretação médica ou de equipes da área da saúde, pode ser uma ferramenta que auxilie o profissional a explicar a lesão e suas consequências ao paciente.

Permite a visibilidade da anatomia em movimento

Durante uma prova de corrida, por exemplo, é comum que ao sentir um incomodo muscular, o atleta escolha negligenciá-lo e seguir até o final do percurso. Essa decisão de forçar o corpo até o limite acontece, muitas vezes, por conta da impossibilidade do esportista se ausentar durante muito tempo da rotina de treinos nas vésperas de competições, do conhecimento em relação ao próprio corpo e do histórico de situações anteriores.

Um outro exemplo são os jogadores de futebol. Ao participar de jogos importantes, muitos sentem dores e permanecem em campo no sacrifício. O atacante da seleção brasileira, Richarlison, sentiu uma lesão na coxa no aquecimento antes do jogo contra a Croácia, na Copa do Mundo de 2022, e mesmo assim ficou em campo até os 37 minutos do segundo tempo.

Como buscar novos meios de ajudar os seus pacientes?

A questão que envolve o atendimento em medicina esportiva depende cada vez mais de visões multidisciplinares. Diante disso, é fundamental que o profissional consiga atuar ao lado de fisioterapeutas, de médicos de alto nível, e não pare de se aprimorar sobre o assunto.

Mesmo que esteja inserido na área há bastante tempo, inovações tecnológicas em exames de imagens são apenas a ponta de um caminho capaz de transformar a experiência dos pacientes como um todo. Use esses diferenciais conforme recebe o feedback dos próprios pacientes para encontrar maneiras personalizadas de ajudá-los.

Outra área dentro da medicina esportiva em que o ultrassom traz uma série de benefícios é na injeção de medicamentos anti-inflamatórios que atuam na redução de inchaço e no alívio da dor. Ao longo do tempo, este tipo de procedimento é feito as cegas com base em um exame físico e na compreensão da anatomia.

Entretanto, sempre existe um pequeno risco de posicionamento incorreto da agulha e isso torna a orientação do ultrassom indispensável para trazer mais confiança ao profissional de saúde. Com o auxílio do ultrassom é possível injetar doses mais altas de medicamentos em quadros mais graves porque é possível ter certeza de que a posição da agulha está correta.

Como escolher ferramentas de fácil manuseio e alta qualidade de imagem?

Uma excelente opção para atender às demandas de seus pacientes sem deixar de lado as inovações é o equipamento de ultrassonografia EDGE II da Fujifilm Sonosite. Esse sistema de ultrassom oferece uma experiência aprimorada de imagens e preserva os pilares de design, facilidade de uso e confiabilidade da marca.

Além disso, sua tela permite angulação com revestimento antireflexo que proporciona uma visão nítida não importa quais sejam as condições de iluminação do ambiente. Tudo isso com uma interface descomplicada e intuitiva. Pesa apenas 4, 1 kg facilitando o deslocamento e uso desta ferramenta em vários lugares e situações. Possui bateria com autonomia de 2 horas de uso continuo.

Para análises ultrassonográficas vinculadas ao esporte, poder contar com equipamentos portáteis que permitam análises com alto nível de qualidade, trazem vantagens como: não precisar deslocar o atleta ou paciente para um centro hospitalar imediato. Poder simular movimentações da região analisadas para melhor interpretação já que isso acontece em tempo real.

Poder levar o equipamento a diferentes centros de treinamentos, e até mesmo diferentes locais dentro do próprio ambiente com maior facilidade. O uso da ultrassonografia vai trazer benefícios não apenas relacionados ao diagnóstico, mas ao tratamento e evolução do caso clínico. Podendo inclusive guiar procedimentos invasivos como bloqueios de dor, infiltrações e até drenagens com maior precisão e segurança.

A medicina esportiva é uma área de atuação desafiadora e é preciso contar com as melhores tecnologias e equipamentos. O melhor caminho está em se manter atualizado em todas as frentes para usar da melhor maneira as inovações disponíveis e se destacar na visão dos pacientes por meio de entregas de soluções completas.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também sobre onde a Inteligência Artificial pode ser aplicada na saúde!

# Categorias:

# Tags:

MAIS NOTÍCIAS

VER MAIS
ecografia obstétrica morfológica

Ultrassonografia obstétrica e morfológica: qual é o equipamento ideal?

Para toda gestante, a ultrassonografia obstétrica é um momento único. Para os médicos, representa á oportunidade de identificar possíveis malformações e avaliar a anatomia fetal….

especialização em radiologia

Especialização em radiologia: como funciona e por que fazer!

A especialização em radiologia é muito interessante e promissora para quem deseja se destacar na área da saúde e entrar em um mercado aquecido. Afinal…

novembro azul fuji

Campanha Novembro Azul: como a radiologia contribui na prevenção

Os médicos têm um papel importante na campanha Novembro Azul. Eles podem conscientizar os pacientes sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata…

Escolha sua área de interesse e acompanhe as novidades da Fujifilm Brasil

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!