A maioria das pessoas, em algum momento, já realizou alguma ultrassonografia e experimentou os benefícios de um diagnóstico preciso por imagem. Embora seja comumente associado ao monitoramento gestacional, essa tecnologia tem amplas aplicações na Medicina e proporciona diversas vantagens, sobretudo quando se trata do aparelho de ultrassom portátil.
Os avanços tecnológicos na área da saúde permitiram que o método da ultrassonografia fosse aplicado em equipamentos com proporções cada vez mais reduzidas. E essa portabilidade aumenta o alcance, a conveniência, a eficácia e a agilidade das práticas médicas. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!
O que são aparelhos de ultrassom?
O aparelho de ultrassonografia é utilizado para transmitir imagens das estruturas do corpo em tempo real, tais como:
- abdômen, rins e vias urinárias;
- útero e ovários;
- estruturas musculoesqueléticas;
- nervos e estruturas vasculares;
- glândulas.
Assim, o método ultrassonográfico é de grande relevância em rotinas médicas, sendo utilizado para examinar órgãos e tecidos, identificar estruturas e avaliar patologias. O aparelho de ultrassom também fornece auxílio visual em procedimentos intervencionais, como:
- bloqueios anestésicos;
- anestesias periféricas;
- punções;
- biópsias;
- acessos vasculares.
Como funciona o ultrassom?
O aparelho consiste em um monitor especial e em um transdutor, que é o dispositivo utilizado para enviar ondas sonoras de alta frequência na região de aplicação. Durante uma ultrassonografia, o paciente normalmente se deita em uma cama ou mesa de exame e o local a ser analisado recebe um gel à base de água, que permite que o transdutor deslize mais facilmente sobre a pele.
O gel também ajuda a eliminar bolhas de ar que podem atrapalhar a captação das ondas sonoras. Depois, os ecos de retorno são enviados para o computador, sendo transformados em imagens no monitor, de acordo com a intensidade dos sinais.
Ao medir os ecos de retorno, é possível determinar formas, tamanhos, distâncias e, com certo grau de precisão, a consistência das estruturas observadas.
Como funciona a tecnologia do aparelho de ultrassonografia portátil?
Existem aparelhos de ultrassom fixos — isto é, que exigem instalação — e portáteis. Ainda, é possível encontrar diversos modelos com variações de tecnologias e características, conforme cada fabricante.
Com os avanços tecnológicos, a ultrassonografia portátil permite que os exames de imagem sejam realizados com a mesma precisão, porém com as vantagens de aparelhos mais leves, menores e que podem ser facilmente transportados.
O aparelho de ultrassom portátil funciona exatamente de acordo com os mesmos princípios que os fixos. Eles podem ser instalados em paredes, conectados a braços articulados ou usados com pedestal, dando mais versatilidade à sua utilização.
Vale a pena comprar um aparelho de ultrassom portátil?
Os aparelhos de ultrassonografia em geral têm os seguintes pontos positivos:
- é um método não invasivo (ou minimamente invasivo) e indolor;
- não há efeitos colaterais nocivos;
- não há radiação ionizante, como tomografias e raios X;
- possibilita a avaliação das estruturas internas em tempo real;
- auxilia na definição de diagnósticos;
- permite acompanhar e evitar intercorrências durante avaliações de emergência;
- contribui com decisões sobre as melhores condutas no atendimento.
O aparelho de ultrassom portátil tem ainda mais vantagens. Devido ao seu tamanho reduzido, ele pode ser utilizado em ambientes com espaço reduzido. Além disso, a mobilidade conferida por ele é crucial no atendimento de pacientes por equipes de emergência e terapia intensiva, já que permite o exame de imagem sem a necessidade de locomoção.
A portabilidade também aumenta o alcance da Medicina, já que favorece a assistência médica em regiões ou espaços mais restritos em que os aparelhos de tamanho maior e com necessidade de instalação não poderiam chegar.
Veja, abaixo, um detalhamento dos motivos pelos quais vale a pena adquirir um aparelho de ultrassom portátil!
Diagnósticos instantâneos e precisos
A portabilidade do aparelho permite que os profissionais da saúde realizem exames rapidamente e onde quer que o paciente esteja localizado. Assim, os médicos podem utilizar esse auxílio visual para definir diagnósticos por imagem ágeis e acurados sempre que houver necessidade.
Com o diagnóstico instantâneo, as decisões de conduta e intervenções são mais rápidas, o que impacta positivamente o sucesso do tratamento. Isso pode até mesmo favorecer a reputação da clínica ou hospital, com resultados como a menor rotatividade de pacientes e a melhoria na imagem institucional.
Melhoria do atendimento ao paciente
Além de ter diagnósticos e, consequentemente, medidas de intervenção definidas com maior agilidade, os pacientes são beneficiados pelo aparelho de ultrassom portátil devido ao atendimento mais humanizado e cômodo que é proporcionado.
Muitas vezes, mesmo que a clínica tenha um ultrassom instalado, é preciso redirecionar os pacientes para salas específicas, o que leva a tempos de espera maiores, superlotação de espaços e até mesmo ao aumento de ansiedade em pacientes que precisam aguardar mais por um diagnóstico.
Maior versatilidade para clínicas
Os aparelhos de ultrassom portátil podem ser menos custosos do que os de tamanho padrão, tornando-os viáveis para médicos com consultório próprio e clínicas de pequeno porte. Isso elimina a necessidade de transferência de pacientes para outras instalações médicas.
Ainda, por serem mais acessíveis e compactos, é possível para a clínica ou hospital adquirir mais de um aparelho. Assim, os profissionais podem atender a um número maior de pacientes sem que a qualidade do exame ou a precisão do diagnóstico sejam afetadas.
Auxílio decisivo em situações de emergência
Por fim, as soluções portáteis podem ser utilizadas em cuidados intensivos. A mobilidade do aparelho proporciona o atendimento mesmo quando o paciente está extremamente vulnerável a qualquer movimento e não pode ser transportado de uma instalação para outra, seja em situações de primeiros socorros ou em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
A possibilidade de utilizar a ultrassonografia mesmo nesses casos pode ser decisiva para evitar intercorrências, proporcionar o entendimento rápido sobre a situação do paciente (por exemplo, ao identificar hemorragias internas) e, assim, possibilitar as condutas mais acertadas.
Diante desta leitura, você viu que a ultrassonografia é um método de exame de imagem extremamente valioso para a área da saúde, sobretudo quando realizada por meio de um aparelho de ultrassom portátil. Com dimensões menores e a facilidade de mobilidade, essa solução faz grande diferença nas práticas médicas.
Se você gostou do conteúdo, conheça também a tecnologia que permite a realização da mamografia digital!