Filmes sobre medicina: 5 obras inspiradoras que você deve assistir

Não é de hoje que o cinema retrata, de forma verídica ou inspirada, a realidade de muitos médicos, a rotina de hospitais, os sistemas de saúde e, em especial, o avanço da ciência no tratamento de doenças. Por conta disso, atualmente, há uma grande variedade de filmes de Medicina em DVD e Blue-ray e disponíveis nos serviços de streaming.

Inspirados por isso, reunimos uma lista de indicações de longas que vale a pena você assistir, pelo menos, uma vez. Em cada tópico, compartilhamos a narrativa das produções e qual temática da saúde elas abordam. Acompanhe o texto e anote as dicas!

1. Tempo de Despertar (1990)

Começamos a nossa lista de filmes que todo médico deve assistir com Tempo de Despertar. O longa nos transporta para uma história real, em meados da década de 1960, quando o profissional da saúde Malcom Sayer decide explorar um novo tratamento.

O objetivo era tratar os pacientes que não reagiam a nenhum tipo de estímulo externo e entravam misteriosamente em um estado contínuo de inércia. O trabalho dele foi marcado por resultados positivos, já que ele conseguiu promover o despertar de inúmeras pessoas.

O longa retrata justamente os desafios dessa empreitada, as discussões éticas e legais envolvendo o processo e o papel da pesquisa científica no trabalho do neurologista. A produção é ainda mais especial porque foi protagonizada pelo ator Robin Williams que, nos ano 1990, consolidou a carreira em filmes de Medicina (como é o caso de Patch Adams).

Disponível na Apple TV e para aluguel ou compra no Youtube Filmes.

2. Um Golpe do Destino (1991)

O enredo gira em torno de Jack MacKee, um médico cirurgião bem-sucedido e no auge da carreira. Contudo, é uma pessoa que não tem muito apreço social, nem mesmo sabe como tratar de forma empática os próprios pacientes.

No entanto, tudo muda quando ele descobre que está com um tumor e precisa, a partir daí, ser ele o paciente que procura fazer exames, realizar tratamentos e passar por avaliações clínicas. Situações que o fazem evoluir como pessoa e a ter uma visão mais humanizada de como devem ser todos os serviços de saúde.

Disponível no Disney Plus.

3. O Óleo de Lorenzo (1992)

Outro dos filmes de Medicina que não poderia faltar aqui é o Óleo de Lorenzo. Ele traz para o espectador uma história comovente e inspirada em acontecimentos reais que abalaram um casal norte-americano nos anos 1980 ao descobrir que o filho deles tinha adrenoleucodistrofia. Doença que, nesse período, não tinha qualquer possibilidade de cura.

A produção mostra como os pais lidaram com o diagnóstico da criança, a falta de recursos tecnológicos, o medo em relação à baixa expectativa de vida e, inclusive, o aviso dos médicos envolvidos no caso sobre o avanço dos efeitos neurológicos que a doença gera.

No entanto, os pais do garoto, em busca de medidas alternativas para o filho, acabaram sendo responsáveis por descobrir o óleo que dá o nome ao filme e que tem alto resultado positivo no tratamento da doença.

Disponível no Disney Plus.

4. Clube de Compras Dallas (2013)

Assim como a produção anterior, Clube de Compras Dallas também é inspirado em fatos reais. Ele narra a história de vida de Ron Woodroof que se recusa a receber o diagnóstico de AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana), tendo uma relação complicada com os médicos à época, por acreditar erroneamente na crença de que pessoas heterossexuais não eram capazes de contrair o vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

A situação se torna ainda mais delicada porque na década de 1980 foram poucos os avanços em tratamentos que pudessem, de fato, controlar o avanço da doença. Com isso, muitos médicos assumiam uma postura negativa sobre as chances de sobrevida.

Logo, revoltado e desesperançoso com o sistema de saúde estadunidense que não cobria uma assistência efetiva à população, ele resolve agir pela ilegalidade para obter medicamentos que proporcionassem mais saúde a ele.

Disponível para aluguel ou compra no Youtube.

5. Nise: O Coração da Loucura (2015)

O brasileiro Nise: O Coração da Loucura se baseia na rotina profissional de Nise Silveira, médica psiquiatra de grande renome no país.

Na década de 1950, muito antes da existência do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos programas de saúde mental adotadas atualmente, ela trabalhou em um hospital psiquiátrico onde o tratamento de transtornos mentais era severo e, por vezes, desumano.

Diante do sofrimento dos pacientes e da falta de resultados, ela passou a se opor aos métodos utilizados no local para a “contenção e correção da loucura”.

Uma decisão que afetou profundamente a carreira dela e a fez bater de frente com muitos colegas da profissão. Porém, a postura ética e de respeito aos pacientes que ela assumiu e defendeu foi crucial para contribuir com o processo de luta antimanicomial no Brasil.

Disponível no HBO Max e no Star+.

Como você leu, os filmes de Medicina não servem apenas para emocionar ou ser fonte de entretenimento, eles também discutem assuntos importantes envolvendo a promoção da saúde. Temas de grande impacto para o cuidado e tratamento das pessoas, rompimento de estereótipos negativos, o fortalecimento da relação médico-paciente e muito mais. Portanto, não deixe de conferir os longas que você ainda não conhece!

Gostou do post? Então, siga-nos no Facebook e Instagram para mais artigos sobre o universo da Medicina!