Os cuidados primários na saúde dos atletas exigem uma série de medidas diferenciadas e tecnologias avançadas. Afinal de contas, por menor que seja uma lesão, ela precisa ser diagnosticada o mais rápido possível para evitar que se agrave.
Dentro dessa realidade, o ultrassom se torna um importante aliado para a equipe médica. Quer saber mais? Vamos mostrar 3 aplicações do ultrassom nos cuidados primários em saúde dos atletas, além de sanar algumas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!
Entenda o uso do ultrassom nos cuidados primários
O ultrassom, nos cuidados primários, traz a possibilidade de um diagnóstico rápido, e muitos médicos aderem ao método por conta da visualização oferecida. Em função disso, fica mais simples avaliar os quadros e determinar rapidamente a melhor opção de tratamento.
Existe uma grande expectativa, por parte dos atletas, de que o diagnóstico e o tratamento de seus sintomas possam ser definidos rapidamente. Isso porque ficar longe de suas atividades por muito tempo afeta os níveis de rendimento, bem como a condição física de modo geral.
O melhor caminho, em uma situação como essa, é encontrar tecnologias que trabalhem em conjunto com os cuidados primários e desenvolvam soluções para evitar que o quadro se agrave.
Uso do ultrassom nos esportes
Em esportes de alto impacto, como o futebol, aumentam a possibilidade dos atletas sofrerem lesões em vários níveis de gravidade. Com isso, mesmo que o atleta ainda não sinta incômodos significativos na região, já é possível atuar com medidas de prevenção para amenizar ou evitar contusões. Para essas avaliações, os exames de imagem se tornam grandes aliados.
O uso de equipamentos portáteis permite avaliar o quadro de saúde do atleta em qualquer lugar, seja no vestiário, seja no campo de concentração. Afinal, a imprensa e os torcedores têm interesse em saber se o jogador pode voltar à atividade em segurança e o mais breve possível.
Veja 2 aplicações do ultrassom nos cuidados primários na saúde dos atletas
Em casos de lesões em um atleta de alto rendimento é importante ter informações precisas sobre:
- o local e o tipo da lesão;
- qual tipo de tratamento será adotado.
Nesse universo, existem muitas aplicações de ultrassom no sistema musculoesquelético. Confira os principais exemplos!
1. Gerenciamento da dor
O ultrassom é o método mais usado para diagnóstico e terapia de bloqueio de nervos. Isso porque ele permite que o profissional de saúde tenha visualização completa dos nervos pequenos em tempo real, sem a necessidade de empregar outros componentes.
Guiar procedimentos com ultrassonografia aumenta a taxa de sucesso no alívio das dores do paciente. Além de uma imagem bem definida, algumas tecnologias do software de visualização de agulha, que aumenta a ecogenicidade da agulha, destacando-a na imagem.
Confira a importância da mobilidade do equipamento de ultrassom
O ultrassom portátil tem grandes diferenciais, como:
- estar disponível no ambiente em que a lesão acontece, sem a necessidade de grandes deslocamentos do atleta;
- Sua excelente resolução;
- A ausência de radiação;
- A possibilidade de um atendimento simples, não invasivo e eficaz.
Equipamentos portáteis de ultrassom da Fujifilm
A Fujifilm traz ao mercado tecnologias diferenciadas e exclusivas para fornecer um diagnóstico rápido e confiável ao paciente.
O tempo é uma questão desafiadora quando se trata da medicina esportiva e no feedback da lesão de um atleta. Por esse motivo, a linha de Sonosite, da Fujifilm, garante o alto desempenho ideal para esse contexto.
Alguns de seus principais diferenciais são:
- seu tempo rápido de inicialização, que vai da partida a frio à geração de imagens em até 25 segundos;
- a qualidade das imagens, que têm alta definição — o que faz total diferença em espaços escassos;
- a nova tecnologia DirectClear patenteada, que eleva o desempenho do transdutor por meio de penetração e resolução de contraste aprimoradas;
- os cabos de transdutores blindados;
- o fato de ser um aparelho portátil e compacto, sem deixar de ser altamente funcional e confiável.
Quando se tratam de cuidados primários em saúde, a Fujifilm conta com outras soluções de elevada eficácia e ergonomia, além de tecnologia avançada, que fazem a diferença na atuação do profissional de saúde. Dois exemplos são o Sonosite Edge II e o Sonosite M-Turbo, além de diversos acessórios.
Se você quer saber mais sobre nossas soluções práticas e de alto nível, aproveite a visita e entenda como funciona a tecnologia de ultrassom portátil da Fujifilm!