O diagnóstico do câncer de mama pode ser um verdadeiro desafio. Muitas vezes, o resultado do exame não é preciso, o que pode retardar o início do tratamento ou gerar dúvidas no paciente. É aí que os benefícios da Inteligência Artificial (IA) entram no trabalho da medicina e fazem uma verdadeira revolução.
Os algoritmos que atuam de maneira inteligente em máquinas específicas conseguem detectar nódulos e lesões com milímetros de tamanho. Diante disso, ao somar as facilidades trazidas pela coleta de informações valiosas dos recursos tecnológicos com o olhar experiente do médico, é possível chegar em algumas horas a um diagnóstico que poderia levar dias para ser concluído.
Quer saber mais? Vamos tirar suas dúvidas sobre o diagnóstico do câncer de mama a partir do uso da IA e o impacto da tecnologia na área médica. Acompanhe!
O que é inteligência artificial?
A Inteligência Artificial permite que programas simulem a inteligência humana em diversos segmentos e atividades. Estes softwares e ferramentas vão além das programações pré-definidas para que possam fazer análises e tomar algumas decisões em fração de segundos e com o máximo de autonomia possível. Tudo isso acontece com base em padrões de bancos enormes de dados.
No nosso dia a dia, diferentes tipos de máquinas e recursos de IA são usados com frequência. Podemos destacar as sugestões personalizadas que recebemos nas redes sociais, as máquinas industriais que permitem identificar falhas antes mesmo que elas aconteçam, nas conversas com assistentes virtuais, na segurança digital e nas experiências de compras on-line.
Qual a importância da inteligência artificial na saúde?
A Inteligência Artificial (IA) é cada vez mais usada na área da saúde para agilizar processos, conseguir diagnósticos mais precisos e tratamentos eficientes. Um bom exemplo disso está no auxílio de braços mecânicos na realização de cirurgias complexas ou equipamentos de Ressonância Magnética com recursos extremamente modernos.
O objetivo das soluções tecnológicas na medicina é conectar o conhecimento dos profissionais de saúde com a ciência da computação. Dessa forma, fica muito mais simples resolver questões complexas, otimizar o processo de atendimento, evitar sobrecargas e ter níveis de prioridades conforme as urgências.
Atualização em tempo real
Os softwares e ferramentas, por exemplo, conseguem procurar por doenças conforme os sintomas apresentados e o histórico de saúde registrado. Além de evitar erros médicos, facilitam um atendimento personalizado e a atualização de prontuário de maneira precisa. Em hospitais, é possível notificar a equipe médica em tempo real sobre qualquer mudança no estado de saúde do paciente.
Diagnóstico por imagens
Outro exemplo muito interessante no diagnóstico por imagens envolve uma tecnologia criada em Israel considerada uma avanço na triagem de tomografias de crânio para rastrear hemorragia intracraniana. Aqui, o robô faz uma análise inteligente das imagens e dos exames relacionados em alguns segundos e todas as informações vão para um banco de dados.
Com o uso da Inteligência Artificial, ainda é possível fazer uma espécie de triagem dinâmica que analisa as imagens e cria uma fila automática de prioridade de atendimento. O recurso permite que o profissional de radiologia atue ao lado do médico clínico quando necessário e contribua com laudos completos de maneira ágil.
Como ela ajuda no diagnóstico precoce do câncer de mama?
O diagnóstico precoce do câncer de mama é muito importante para aumentar as chances de cura do paciente e ainda evitar tratamentos mais agressivos do que o necessário para cada caso. Nesse cenário, a Inteligência Artificial possibilita ler dados de forma rápida e segura e serve como um apoio importante ao diagnóstico médico.
Isso porque os algoritmos inteligentes indicam onde estão as lesões e fazem achados milimétricos. O alto potencial de rastreabilidade de câncer traz suporte ao radiologista em sua análise contra o falso resultado negativo ou falso positivo, comum em outros métodos de leitura da mamografia. Esse tipo de software faz uma relação do estudo e a classificação de doenças com os pacientes e as manifestações clínicas envolvidas.
Mesmo sendo um campo bastante abrangente, a Inteligência Artificial na medicina (IAM) se aplica especialmente a algumas áreas. São elas a radiologia, laboratórios, medicina intensiva e no controle e alerta de doenças em ambientes educacionais.
Exames de rotina
A vulnerabilidade no mapeamento, no entanto, é praticamente nula quando a Inteligência Artificial é usada. O diferencial está na capacidade de encontrar nódulos ou lesões com características suspeitas em exames de rotina. Mesmo que eles tenham sido solicitados com outras finalidades, fica mais simples identificar casos suspeitos também no pulmão, na traqueia, nos brônquios e em outras regiões.
Isso acontece porque o software de Inteligência Artificial têm um grau alto de eficiência para o câncer de mama. Na prática, os recursos tecnológicos identificam na imagem a presença de nódulos suspeitos em tamanhos muito pequenos, menores até do que um centímetro.
Como as chances de cura chegam até a 95% durante esta fase, ter um diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir a qualidade de vida do paciente e evitar que a doença se alastre para outros órgãos. Além disso, a varredura feita em exames de rotina no acompanhamento dos pacientes permite organizar melhor a prioridade na fila de espera de atendimento e ter um diagnóstico em horas.
Como escolher um software de diagnóstico de câncer de mama?
Ter diagnósticos mais rápidos e acompanhamentos precisos é fundamental no tratamento do câncer de mama, como vimos ao longo do texto. Diante disso, tomar uma boa decisão quando se trata de escolher um software para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama faz toda a diferença na qualidade do trabalho e nos resultados dos seus pacientes.
O melhor caminho é priorizar o uso das tecnologias que tenham um funcionamento descomplicado e intuitivo no sistema de mamografia digital. Afinal, se acontecer uma falha no sistema durante a realização de um procedimento, fica complicado interromper os exames durante horas até que os problemas sejam solucionados.
Procure por desempenho clínico superior, aumento na produtividade da leitura dos exames com processamento paralelo e melhora da eficácia com cópia digital dos exames. Além de trabalhar com empresas consideradas referências neste mercado, o sistema utilizado deve usar valiosos algoritmos proprietários para detectar áreas na imagem da mama com características suspeitas de câncer.
A rapidez no diagnóstico do câncer de mama é um fator fundamental quando se fala em tratamento com resultado positivo. Além disso, ao usar a Inteligência Artificial como aliada no processo de trabalho, os processos de atendimento são aprimorados e os pacientes recebem atenção personalizada em todas as etapas.
Gostou das informações do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus seguidores e amigos também conheçam esta importante função da Inteligência Artificial na medicina.