A radiologia veterinária é uma grande aliada da saúde de animais de pequeno a grande porte. O procedimento auxilia principalmente no processo de diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças.
Ao passar pelo exame, logo é possível descobrir qual área do corpo do animal está afetada. Em caso de necessidade de cirurgia, por exemplo, a precisão das imagens acaba sendo um ponto-chave.
Quer entender qual a importância e para quais ocasiões a radiologia veterinária é utilizada? Acompanhe a seguir e confira!
A importância da radiologia veterinária
A radiologia veterinária é uma técnica que utiliza a radiação para realizar análises da estrutura interna do organismo do animal. A ferramenta é imprescindível para conseguir um diagnóstico preciso e, também, para tratar uma série de patologias.
Assim como a humana, a radiologia veterinária evoluiu com o tempo e, hoje, as aplicações se estendem do diagnóstico por imagem até a realização de radioterapia. É um método importante para agilizar a detecção de doenças variadas e facilitar a identificação de ferimentos.
É justamente a partir dos resultados obtidos por meio do exame radiológico que o veterinário vai orientar qual é o tipo de tratamento mais adequado para cada caso. Com isso, o profissional pode evitar que alguns procedimentos sejam feitos sem necessidade.
Quando a radiologia veterinária é utilizada
Hoje, a radiologia é muito utilizada em clínicas veterinárias, oferecendo diferentes tipos de exames, como raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radioterapia e medicina nuclear.
Ao receber um animal para atendimento, nem sempre fica evidente para o veterinário qual o problema em questão. Descobrir o que acontece com o animal não é uma tarefa simples, pois requer relatos precisos dos sintomas por parte do tutor e bastante sensibilidade do profissional.
A radiologia é usada, justamente, para auxiliar no diagnóstico e tratamento do animal. O exame permite entender qual a região do corpo está sendo afetada e a extensão da doença.
Esse ponto é fundamental, por exemplo, para decidir quando uma intervenção cirúrgica é, de fato, necessária. Veja, a seguir, outros usos possíveis da radiologia veterinária na clínica!
Tratamento de fraturas
Por meio da radiologia, é possível diagnosticar e detectar fraturas. A partir das informações obtidas, o profissional consegue dimensionar o tamanho do problema e indicar o melhor tratamento para o caso específico do animal, favorecendo, sobretudo, a sua recuperação.
Diagnóstico de doenças pulmonares
Da mesma forma, uma das frentes da radiologia veterinária, a medicina nuclear, permite uma visualização da anatomia e fisiologia dos animais. Para isso, o veterinário consegue realizar exames e diagnosticar doenças específicas que acometem o pulmão.
Investigação de doenças em órgãos vitais
A partir de um exame de ressonância magnética, o veterinário pode identificar e localizar alterações em órgãos vitais de maneira precoce. Isso porque a tecnologia apresenta com clareza qualquer tipo de variação física e química dos tecidos.
Medicina veterinária preventiva
Para além das diversas possibilidades de aplicação da radiologia veterinária, também há um campo que se dedica à prevenção de doenças. Com isso, o veterinário pode impedir que uma patologia se desenvolva e se espalhe, ou atuar com antecedência para evitar que o animal tenha problemas de saúde no futuro.
Posicionamentos da radiologia
É essencial que os profissionais conheçam os posicionamentos mais comuns utilizados no exame de diagnóstico por imagem para prestar um melhor atendimento aos tutores e animais.
As posições mais comuns são as seguintes:
- Caudal;
- Craniana;
- Distal;
- Dorsal;
- Palmar;
- Plantar;
- Proximal;
- Rostral;
- Arcadas superior e inferior;
- Ventral;
- Látero lateral;
- Dorsoventral;
- Látero lateral oblíqua de boca aberta;
- Látero lateral oblíqua de boca fechada;
- Frontal.
Equipamentos de radiologia veterinária
Os equipamentos adotados na radiologia veterinária são semelhantes ou iguais aos da radiologia humana. Ou seja, são usados raios-X e tomografia computadorizada, por exemplo.
A escolha do equipamento ideal vai depender das suspeitas do veterinário. Para isso, ele supõe o diagnóstico e aplica o método de radiologia de mais fácil aplicação. Em geral, são utilizados outros instrumentos para facilitar a realização dos exames, como focinheiras, ganchos, argolas de fixação e laços.
No entanto, procedimentos mais invasivos ou desconfortáveis podem exigir a sedação medicamentosa do animal. A aplicação pode ser feita por diferentes vias, como venosa, oral e intramuscular.
Quando investir em equipamentos próprios
Hoje, grande parte das clínicas veterinárias conta com prestadores de serviços para a realização dos exames veterinários. No entanto, em casos de emergência ou falta de bons fornecedores, é essencial contar com alguns equipamentos no empreendimento para facilitar a rotina.
Nos últimos anos, o acesso a esses equipamentos se tornou mais viável, até para veterinários autônomos. Por meio desse tipo de ferramenta de trabalho, o médico veterinário pode oferecer serviços e conquistar um público considerável, tornando a ocupação bastante rentável.
Assim, a clínica tem chances de ser uma referência por cuidar de maneira integral dos animais em todos os momentos. Criar um ambiente de diagnóstico por imagem pode, portanto, significar a chave para alcançar ainda mais clientes e fidelizá-los por mais tempo.
Para estruturar o local de trabalho, é preciso adquirir um conjunto de equipamentos essenciais, treinar os funcionários e contar com EPIs para a proteção radiológica. No entanto, além de comprar tais instrumentos, também é fundamental adequar o empreendimento junto às operadoras de saúde veterinárias.
Crescimento da clínica
Se o seu objetivo é ver a sua clínica crescer e alcançar diferenciais por meio de atendimentos de qualidade, é imprescindível investir em equipamentos de radiologia veterinária.
Os diversos exames ajudam na avaliação do estado físico e no tratamento de diversas patologias, como a displasia coxofemoral, a hérnia de disco, as rupturas de ligamento, entre muitas outras. Tais exames são essenciais para os profissionais definirem os tratamentos mais eficazes e a necessidade, ou não, de intervenção cirúrgica.
A partir da radiologia veterinária, o processo de recuperação dos animais torna-se cada vez mais rápido, abrindo a possibilidade para reabilitações muito mais eficientes. Por isso mesmo, o método já vem sendo adotado por veterinários que buscam por destaque diante da concorrência.
Não há dúvidas que a radiologia veterinária é uma excelente técnica para o atendimento e prevenção da saúde dos animais. Assim como seu uso em humanos, os exames identificam problemas e podem servir como ferramenta de prevenção, impedindo o agravamento de uma série de doenças.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda como a Inteligência Artificial acelera o diagnóstico dos exames laboratoriais!